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Estudo analisa projeto político-pedagógico para o direito

Dissertação do mestrado em Educação leva em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais


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Foto: João Paulo Barbosa Estudo analisa projeto político-pedagógico para o direito
Silveira ao fazer a defesa pública de sua dissertação
Foto: João Paulo Barbosa Estudo analisa projeto político-pedagógico para o direito
Banca avaliadora: doutoras Raquel, Helena e Arilda
Foto: João Paulo Barbosa Estudo analisa projeto político-pedagógico para o direito
Silveira com as doutoras Helena, Raquel e Arilda


No Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, mantido junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, o professor Maurício Silveira desenvolveu pesquisa para analisar o projeto político-pedagógico de um curso de direito numa instituição de ensino superior particular. O estudo, que considerou as Diretrizes Curriculares Nacionais, pôde constatar que a consonância entre projeto e diretrizes apresenta bons resultados pedagógicos, acadêmico e social.

Silveira procurou entender o perfil do estudante pretendido pelo curso frente ao idealizado nas diretrizes, por meio de análise documental. Também buscou identificar quais as competências e habilidades que deveriam ser esperadas ou almejadas; bem como, a melhor compreensão do tema, envolvendo o conceito do projeto, sua importância, o perfil do egresso e seu preparo para alcançar o objetivo do curso. A análise mostrou que a coerência entre projeto e diretrizes possibilita inserir, no mercado, um profissional preparado.

Constatação feita pelo autor da pesquisa aponta como importante o que está no fato de que as diretrizes dão liberdade às instituições de ensino superior de organizarem os cursos. Não dita regras específicas ou pontuais, como, por exemplo, determinar a carga horária de cada disciplina. A instituição também pode escolher em qual eixo dará maior foco, se no da formação profissional, da prática ou da básica.
 
“Então, pode-se dizer que o projeto político-pedagógico é praticamente a alma de um curso, no qual é possível definir o perfil desejado para o estudante e quais competências e habilidades devem ser trabalhadas”, disse Silveira ao fazer a defesa pública da dissertação “Projeto Pedagógico do curso de direito e as Diretrizes Curriculares Nacionais: estudo exploratório”. Fato ocorrido durante a tarde desta terça-feira (24).
 
Orientado pela Dra. Helena Farias de Barros, o trabalho recebeu elogios pela qualidade da pesquisa. Enaltecimento feito pelas examinadoras, doutoras Raquel Rosan Christino Gitahy e Arilda Inês Miranda Ribeiro, convidada junto à Unesp. Silveira foi aprovado para receber o título de mestre em Educação, outorgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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