CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Novo guia de Normas e Padrões para Trabalhos está disponível

Há versões virtual e impressa, além de modelos para graduação e pós em arquivos de computador no formato doc


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Reprodução Novo guia de Normas e Padrões para Trabalhos está disponível
Produto ensina a produzir elementos pré e pós textuais, citações, referências, entre outros
Foto: Matheus Teixeira Novo guia de Normas e Padrões para Trabalhos está disponível
Bibliotecárias da Unoeste mostram capa do manual atualizado


O manual de Normas e Padrões para Trabalhos Acadêmicos e Científicos da Unoeste acaba de ser atualizado, ficando disponível na versão on-line e versão impressa na Rede de Bibliotecas da universidade – unidades no campus I, no campus II e no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente. Este guia auxilia na correta elaboração de pesquisas, seguindo determinações estéticas e de linguagem científica estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“É extremamente importante que os trabalhos sejam normalizados dentro da instituição, cria-se um padrão e organização do documento”, salienta a coordenadora da Rede de Bibliotecas da Unoeste, Regina Rita Liberati Silingovschi. Atualizar o guia foi necessário, pois houve modificações na ABNT. “Identificamos que o sumário teve mudança, em razão disso fomos fazendo as demais atualizações, principalmente nos exemplos. Criamos, ainda, dois itens: o projeto de pesquisa e o artigo”, pontua Michele Mologni, bibliotecária do campus I. Ela frisa que, além do manual, a Unoeste coloca à disposição modelos pré-textuais de graduação e pós. São arquivos que “já têm as margens corretas, o logotipo da Unoeste e cada campo na devida altura, então para o aluno fica fácil, porque vai substituindo os dados e não se preocupa com isso, vai se preocupar com o conteúdo”.

É justamente esse conteúdo que é o foco da Rede de Bibliotecas da Unoeste. Por isso, Regina Silingovschi fala que constantemente o setor promove capacitações para ensinar o acadêmico a pesquisar cientificamente e saber usar os artigos mais adequados dentro de cada área, de modo a “realizar um bom trabalho, de peso e relevante para ser apresentado, e com isso ter enriquecimento e conseguir publicação em periódicos científicos”. Para que a concentração na pesquisa seja a máxima, daí vem a importância de existir o guia de Normas e Padrões para Trabalhos Acadêmicos e Científicos, porque a parte técnica já fica praticamente pronta, restando dedicar-se exclusivamente ao objeto de estudo.

Para elaborar o novo manual, inicialmente as bibliotecárias pesquisaram materiais da ABNT para a inclusão de todas as determinações e, novamente baseando-se nessa organização nacional, formularam padrões da Unoeste para os documentos que não são explicados pela associação brasileira. “Os itens criados pela Unoeste são para que informações não normalizadas pela ABNT fiquem padronizadas, como apêndice e anexo e os elementos pré-textuais – capa, folha de rosto, agradecimentos, dedicatória, epígrafe, listas, sumário”, explica a bibliotecária da Unoeste no HR, Adriana Maria Evaristo Martinez de Oliveira.

Principais dúvidas – Apesar de haver o manual, conforme o estudante faz determinado trabalho, dúvidas vão surgindo, principalmente na hora de colocar citações e referências. “Quando o sobrenome do autor tem grau de parentesco – Júnior, Sobrinho, Neto, Filho –, o aluno não sabe como dar entrada, embora o manual dê exemplo”, fala a bibliotecária do campus II da Unoeste, Jakeline Margaret de Queiroz Ortega. Além do embaraço quanto às autorias, nem sempre o estudante sabe como deve mencionar o nome de obras usadas para confecção da pesquisa, como uma revista, então, Jakeline explica que “deve ser sempre buscado um padrão; se optar por colocar o nome por extenso do periódico, precisa manter dessa forma”. Outro ponto que traz interrogações, “muitas vezes por dificuldade de entender o documento”, é no momento de estruturar referências de anais e mencionar capítulos de livros.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem