CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Frio causa baixa no banco de sangue, estudantes ajudam repor

Iniciativa envolve atlética da Faculdade de Engenharia (Fepp) da Unoeste no projeto de responsabilidade social Sangue Bom


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Frio causa baixa no banco de sangue, estudantes ajudam repor
Presidente Fernando Semêncio: puxa a fila da campanha
Foto: João Paulo Barbosa Frio causa baixa no banco de sangue, estudantes ajudam repor
Vice-presidente Caroline ao passar pela triagem
Foto: João Paulo Barbosa Frio causa baixa no banco de sangue, estudantes ajudam repor
Eliane, estudantes e a professora Leila


Chega o frio do outono, aproxima-se o inverno e começa a baixar o estoque do Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente, mais conhecido como banco de sangue. A média habitual é coletar 60 bolsas por dia, mas neste começo de semana, com temperatura amena, reduziu quase 50%. Se esfriar pra valer, a redução será maior. É o que aponta o histórico, conforme a gerente de enfermagem Eliane Negri. Porém, a expectativa é de que a defasagem, pela ausência de doadores frequentes, seja reposta por universitários inseridos no projeto Sangue Bom.

A atlética da Faculdade de Engenharia de Presidente Prudente (Fepp), da Unoeste, com o apoio da professora Leila Maria Couto Esturaro Bizzaro, promove a campanha de doação de sangue. Este é o sexto semestre consecutivo, considerando o início no segundo período do ano letivo de 2012. O projeto, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), teve sua etapa de 2015 iniciada na tarde desta terça-feira (12). Prosseguirá até o dia 10 de junho. São esperados pelo menos 300 doadores.

No semestre passado foram 227 doadores, com envolvimento de três cursos. Agora é o dobro: Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Design de Interiores e Engenharia de Produção. Juntos reúnem cerca de 3 mil alunos. A expectativa é de que 10% se envolva, de acordo com Leila e o presidente e a vice-presidente da atlética, respectivamente Fernando Semêncio e Caroline Bevilacqua Ghedini que, junto com outros três colegas, abriram a atual campanha, ao fazerem as primeiras doações.

A enfermeira Eliane disse que no semestre anterior as doações ocorreram gradativamente, o que foi bom para manter o estoque regular. “A campanha do ano passado foi surpreendente; melhor do que esperávamos. Também foi bom o fato de não terem vindo todos praticamente de uma só vez. As doações aconteceram durante o semestre”, contou a gerente, que nesta quarta-feira (13) e sexta-feira (15) mobilizará parte de sua equipe para orientar alunos ingressantes da Engenharia Civil sobre a doação.

Na quarta-feira será a partir das 19h30. Na sexta, das 13h30 em diante. O estímulo ao jovem recebe foco especial, por se tratar de doador de repetição. Geralmente, quem doa uma vez, volta a doar e isso pode ser feito até os 69 anos de idade. Dirigentes da atlética da Fepp apelam aos universitários para aderirem ao projeto Sangue Bom, utilizando as redes sociais.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem