CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enem, com inscrições abertas, abre portas da universidade

Quem pontua bem pode estudar de graça, conseguir financiamento e fazer intercâmbio fora do país


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Enem, com inscrições abertas, abre portas da universidade
Maria Rosa Breda pretende seguir pela área de patologia e fazer mestrado
Foto: Cedida Enem, com inscrições abertas, abre portas da universidade
Otávio Alves de Souza está de volta dos EUA, onde ficou por quase 1 ano


Atualizada em 26/05/2015 às 17h25

Se o Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, o que ele tem a ver com o ensino superior? Tudo!!! Claro, porque quem vai bem nesta prova tem grandes chances de estudar de graça em universidades particulares, como a Unoeste, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e até fazer intercâmbio internacional custeado pelo governo federal. E mais: ir bem no Enem pode possibilitar o estudo com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – segundo Portaria do Ministério da Educação, a partir de 1º de janeiro de 2016 o Enem será exigido para todos que forem solicitar o Fies.

Para não correr o risco de perder o Enem de 2015, que será em 24 e 25 de outubro, é preciso ficar de olho em todas as informações disponíveis no site oficial do exame. As inscrições abriram em 25 de maio e vão até 5 de junho e os interessados podem se inscrever neste link. É importante saber que mesmo quem já estuda na Unoeste pode prestar o Enem, pois em qualquer termo do curso de graduação o aluno pode tentar obter a bolsa pelo Prouni ou o financiamento pelo Fies, desde que atenda os requisitos exigidos em cada programa.

O estudante de Medicina na Unoeste, Otávio Alves de Souza, 22, é um dos maiores pontuadores do Enem na universidade: 754,22 pontos, média que lhe garantiu vaga para estudar a graduação mais concorrida do país sem pagar nenhuma mensalidade. “Meu primeiro Enem foi o de 63 questões, mesmo sendo um aluno do 1º ano do ensino médio, consegui acertar 58 questões. Depois disso, empolguei bastante e passei a me dedicar a simulados”.

A história fantástica do garoto não parou por aí: após finalizar o 7º termo, foi para os Estados Unidos, em agosto de 2014, onde permaneceu até maio deste ano. Neste tempo, estudou – gratuitamente pelo Ciência sem Fronteiras – na Universidade de Wisconsin-Madison. Realmente, não faltam motivos para Souza valorizar o Enem! “É muito bacana a ideia de se ter um exame nacional que qualifica o aluno perante universidades e programas educacionais”, declara Souza.

Maria Rosa Santos Breda, 20, do 7º termo de Medicina Veterinária da Unoeste, estudava intensivamente para o Enem – na escola, em cursinho e até nas horas vagas. “É um exame que oferece muitas oportunidades, é muito importante você se dedicar, porque cada esforço vai valer a pena”. Como ela valorizou o Enem, tirou uma das maiores notas do Enem na sua graduação (623,66) e hoje estuda de graça pelo Prouni. Como gosta muito de pesquisa, inclusive faz iniciação científica na área de patologia, pretende cursar mestrado logo após formar-se no curso superior.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem