CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

"Animais Silvestres" é tema inserido na formação veterinária

Disciplina introduzida recentemente na graduação da Unoeste já desenvolve ações práticas como visita ao zoológico em São Paulo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida "Animais Silvestres" é tema inserido na formação veterinária
Trabalho com grandes felinos impressionou alguns estudantes
Foto: Cedida "Animais Silvestres" é tema inserido na formação veterinária
Visita foi monitorada e acompanhada por profissionais do local
Foto: Cedida "Animais Silvestres" é tema inserido na formação veterinária
Alunos do curso na Unoeste durante viagem técnica


Mais uma vez, a Unoeste está à frente de muitas instituições de ensino superior. O curso de Medicina Veterinária inseriu a disciplina de Animais Silvestres em sua matriz curricular. “Essa novidade, ofertada aos acadêmicos do 5º termo, foi um passo importante, já que muitos cursos da área no Brasil não possuem a matéria em suas grades”, destaca a diretora desta graduação, Glaucia Prado Kanashiro.

Segundo ela, a nova abordagem fomenta um segmento de amplo crescimento, que inclui a preservação das espécies, fiscalização e ações de combate ao tráfico de animais e atendimentos clínicos. “Em complementação ao conteúdo abordado em sala de aula, são promovidas atividades práticas, permitindo um embasamento sólido e dinâmico, como ocorreu com a visita técnica ao zoológico de São Paulo, realizado na última sexta-feira (22), na capital paulista”, completa Glaucia.

A ação foi organizada e acompanhada pela docente da disciplina, Ellyn Amanda Fonseca Martins. “Além dos acadêmicos do 5º termo, participaram também alunos de outras salas, que se interessam pelo assunto”. Ela revela que a atividade foi monitorada e acompanhada pelos profissionais do local, assim os universitários conheceram o funcionamento do zoológico e as ações de manutenção para a saúde e o bem-estar animal.

Os acadêmicos assistiram a uma palestra, com foco no papel do médico veterinário de zoológico e conheceram diversas instalações como enfermaria, ambulatórios, centro cirúrgico, cozinha, fábrica de ração e biotério. “Visitamos ainda, os recintos de diversas espécies como aves, répteis, mamíferos, megamamíferos e mantivemos contato mais direto com os animais que estão em vida livre”. Ela considera que esse tipo de iniciativa estreita a relação entre o homem e a natureza, levando em conta o respeito aos animais em seus respectivos hábitats.

Mariana Moura Sheneviz, aluna do 5º termo de Medicina Veterinária, comenta que o comportamento dos animais silvestres é bem diferente dos domésticos. “Além de conhecermos todas as dependências do local, observamos na prática o papel do veterinário nesse ramo”. O interesse da estudante, nesse tipo de animal, é tão grande que ela vai aproveitar as férias de julho para fazer trabalho voluntário em uma reserva ambiental na África.

Adriano Felipe Mendes cursa o 9º termo e também participou da viagem a São Paulo. Ele conta que pretende trabalhar com animais silvestres e que o tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de grandes felinos. “Um aspecto que me chamou a atenção na visita foi a atuação do zoológico com algumas espécies em extinção. A estrutura torna possível a reprodução dos animais em cativeiro, que posteriormente, são introduzidos em vida livre”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem