Pesquisa revela fragilidade sobre leitura do ProJovem Urbano
Análise do material didático-pedagógico do programa de inclusão constata limitação sobre as representações
Amparado em aporte teórico sobre práticas de leitura, ancorado nos estudos do historiador francês Roger Chartier, Itamar José Bressan desenvolveu pesquisa para analisar o material didático-pedagógico do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem Urbano, e com isso fomentar ações voltadas à promoção da cidadania aos educandos. “O material tem limitações e a busca de bons resultados depende muito do trabalho do educador com o educando. O material tem certa fragilidade ao não contemplar a plenitude da formação crítico-reflexiva”, disse o autor do estudo, logo após ter feito a defesa pública de sua dissertação no Programa de Mestrado em Educação, na quarta-feira (24), junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.
Conforme a orientadora Dra. Raimunda Abou Gebran, o trabalho procurou analisar as representações de leitura do programa federal, buscando destacar como proporciona a formação cidadã aos inseridos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se encontram na faixa etária de 18 a 29 anos e que estão no projeto para concluir o ensino médio. O estudo possibilitou a percepção de que o material, na tentativa de realização do processo de formação cidadã, é bastante tímido. Então, cabe ao professor o compromisso de assumir o trabalho de desenvolver o processo de formação que promova a cidadania.
“Se o professor não tiver autonomia e potencialidade para aprofundar o material numa situação sociocrítica, o trabalho permanece numa sistematização técnica”, comentou a orientadora do estudo, que empregou a metodologia qualitativo-interpretativa, com os dados obtidos por meio de análise documental do material de apoio pedagógico colocado à disposição dos educadores e educandos, que são o Manual do Educador e o Guia de Estudos. A dissertação recebeu o título “Representações de Leitura no Material Didático-pedagógico do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano”.
Junto à Dra. Raimunda, estiveram na banca de avaliação suas colegas Helena Faria de Barros e Ana Luiza Videira Parisotto, convidada da Unesp em Presidente Prudente. Bressan foi aprovado para receber o título de mestre em Educação, pela Unoeste. Graduado em letras pela Universidade Federal do Mato Grosso e especialista em ensino de língua, Bressan é professor efetivo no município de Cuiabá e no Estado, coordena o ProJovem na esfera estadual .
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste