CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Queda é primeira causa de acidentes entre idosos

Fato motivador de um dia mundial de prevenção a ocorrências desse gênero, que aumentam a cada etapa da terceira idade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Queda é primeira causa de acidentes entre idosos
Aferição de força de preensão manual de idosa, por residente
Foto: João Paulo Barbosa Queda é primeira causa de acidentes entre idosos
Praça 9 de Julho recebeu centenas de idosos logo pela manhã
Foto: João Paulo Barbosa Queda é primeira causa de acidentes entre idosos
Rosângela, Edina, Logar, Rosilene, Meire, Graziela e Larissa


Atualizada em 26/06/2015, às 11h

Redução da visão e audição, alterações no equilíbrio, diminuição da massa muscular, problemas de articulação e efeitos de medicamentos são algumas das fragilidades dos idosos. São condições que elevam o risco de queda, que é a primeira causa de acidentes com pessoas com 60 anos de idade ou mais. Problema que se multiplica na medida em que a idade avança. Entre os que têm 65 anos ou mais, um em cada três já caiu; sendo necessária internação para uma de cada 20 vítimas de queda. Aos 80 anos ou mais, as vítimas chegam a 40%, conforme o Ministério de Saúde e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Como a situação é semelhante pelo mundo afora, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 24 de junho como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos.

Data em que a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente mobilizou parceiros para sensibilizar a sociedade sobre a prevenção de quedas e combate à violência. A Unoeste respondeu ao apelo oficial e das 8h às 16h desta quinta-feira (25) promoveu cerca de 300 atendimentos na praça 9 de Julho, no centro da cidade. Com logística viabilizada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), estiveram envolvidos alunos dos cursos de Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição e os envolvidos na Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, mantida em parceria da Unoeste com o Hospital Regional (HR).

As ações de saúde deste dia estiveram voltadas para prevenir a queda de idosos, assim distribuídas por curso: Farmácia – identificação de medicamentos que podem ocasionar quedas; Fisioterapia – avaliação do equilíbrio e marcha; Nutrição – avaliação do estado nutricional e risco de desnutrição; Odontologia – avaliação do câncer de boca e uso da prótese dentária; Fonoaudiologia – avaliação e orientação em relação ao equilíbrio; Enfermagem – verificação do estado mental em relação ao esquecimento; e Estética – ginástica antiestresse. À residência coube tratar das questões que envolvem o envelhecimento, conforme a professora Larissa Sapucaia Ferreira Esteves.

As atividades proporcionadas pela Unoeste foram acompanhadas pela coordenadora de ações extensivas de saúde da Proext, professora Rosilene Martins Viel. Também estiveram orientando os alunos, os professores Gustavo de Almeida Logar, Meire Judai, Rosângela Cristóvão Ferreira, Edina Takahashi e Graziela Ávila Prado Galhano. Entre os parceiros também esteve a Polícia Civil, representada pelo delegado do idoso Arnaldo Vicente Erani Gonino, que disse que 90% dos casos registrados envolvem conflitos familiares, incluindo filhos em relação aos próprios pais.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem