CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Produção em pesquisa é mostrada em evento técnico-científico

Grupo de fomento a estudos científicos no segmento da agronomia realiza encontro para divulgação e debate


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Produção em pesquisa é mostrada em evento técnico-científico
Participantes do I Encontro Técnico-Científico do Gpagro
Foto: João Paulo Barbosa Produção em pesquisa é mostrada em evento técnico-científico
Catuchi falou sobre cultura de feijão em sucessão às gramíneas
Foto: João Paulo Barbosa Produção em pesquisa é mostrada em evento técnico-científico
Membros do Gpagro com o professor doutor Edemar Moro


Acontece nesta virada do mês o I Encontro Técnico-Científico do Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro). Nesta terça-feira (30) foram apresentados resultados e novas propostas de pesquisa, objetivando a divulgação e o debate realizados no auditório Cerejeiras, no bloco I do campus II da Unoeste. Para a quarta-feira (1) estão programadas apresentação de culturas irrigadas e sistema de plantio direto (tomate, milho e feijão) na fazenda Estância Paraíso, em Santo Anastácio (SP); e mostra de técnicas dos experimentos desenvolvidos na fazenda experimental da universidade, em Presidente Bernardes.

Criado em 2012, o Gpagro envolve estudantes do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, que abrigam colegas da graduação, inseridos em iniciação científica. Na abertura do encontro falaram o coordenador e o vice-coordenador do programa, respectivamente doutores Fábio Fernandes Araújo e Carlos Sérgio Tiritan, que também coordena a graduação. Ambos enalteceram a ideia do grupo que é a de gerar pesquisa; porém, com a vantagem de proporcionar treinamento aos que buscam a formação como engenheiro agrônomo.

Além do treinamento técnico-científico, o grupo contempla o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “Os resultados técnico-científicos são levados para a extensão em atividades como dia de campo, entre outras. Nova proposta de extensão do Gpagro está nas publicações de boletins, com a finalidade de levar resultados dos estudos para os agropecuaristas”, anunciou Tiritan. A primeira apresentação foi feita por Tiago Aranda Catuchi, sobre manejo de adubação na cultura do feijão em sucessão às gramíneas forrageiras cultivadas para produção de sementes.

Wellington Eduardo Xavier Guerra apresentou manejo de solo sobre pastagem antecedendo o cultivo da soja em sistema de semeadura direta e integração lavoura-pecuária. Priscila Roberta Leme Zanforlin discorreu sobre manejo químico e físico do solo em área de pastagem degradada para cultivo de soja em sistema de semeadura direta e integração lavoura-pecuária. Amarildo Francisquini Júnior falou sobre o balanço de fósforo em pastagem e Panicum Maximum cv. Mombaço solteira e consorciada com leguminosas em razão de diferentes fontes de fertilizantes fosfatados.

Rodrigo Takahasi Maruki Miyake: adubação com NPK no maracujazeiro amarelo sobre a produtividade e em qualidade de frutos. Willian Takata: adubação nitrogenada em pachotrazol na produtividade de Phaseolus vulgaris L.cv. Pérola. Alexandrius de Moraes Barbosa: efeito do ambiente de produção e da genética sobre a produtividade da cana-de-açúcar. Luanda Feba: reestabelecimento de pastagem em SPD com e sem escarificação antecedendo a cultura da soja. Paulo Gomes: integração lavoura-pecuária em manejo de adubação.

Novos projetos foram apresentados por Fábio Echer e Frank Akiyoshi Kuawahara, respectivamente sobre sistemas de produção agrícola para a região do oeste paulista e desempenho em viabilidade econômica de novilhos nelore no sistema de pastejo. São estudos inseridos na missão do Gpagro, que é a de desenvolver estratégias para melhorar a produção agropecuária através de pesquisas técnicas e científicas, sendo que o encontro foi viabilizado para apresentar e discutir questões como os dados climáticos do oeste paulista, mostrados na parte inicial da programação desta terça-feira (30) pela manhã e que foi encerrada à tarde com as novas propostas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem