CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Precisam de óculos 4% dos alunos do projeto de saúde visual

No balanço do semestre foram atendidos 840 estudantes, 168 fizeram consultas e 30 precisaram de óculos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Precisam de óculos 4% dos alunos do projeto de saúde visual
Dr. Castilho: último dia de consulta do semestre
Foto: João Paulo Barbosa Precisam de óculos 4% dos alunos do projeto de saúde visual
Acuidade, aplicada pela enfermeira Juliana de Lima
Foto: João Paulo Barbosa Precisam de óculos 4% dos alunos do projeto de saúde visual
Pais e alunos de cinco escolas a espera dos exames


A primeira de duas etapas em 2015 do Projeto Saúde Visual do Escolar terminou na tarde desta terça-feira (30), quando 75 alunos passaram por exames clínicos no ambulatório do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Presidente Prudente. A iniciativa do Lions Clube Cinquentenário, que tem a Unoeste entre os parceiros, promoveu testes de acuidade visual em 840 alunos do 6º ano do ensino fundamental em 12 escolas da Rede Estadual de Ensino. Destes, 168 foram encaminhados para exames e 30 precisam usar óculos, o que representa em torno 4% do total de atendimentos.

A compra de óculos pode ser feita pelos pais ou o clube de serviço se incumbe de fazer a doação. Neste semestre, o caso de uma menina foi novidade, pois o médico Leonardo de Castilho prescreveu o uso de lentes de contato, pela grande diferença de graus de um olho para outro: 4,5 para 0,75. A garota faz parte de um grupo de dez alunos que estão em acompanhamento. Implantado em 2010, o projeto inicia suas atividade na escola, com aplicação dos testes de acuidade visual pelos estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp).

Neste primeiro semestre os atendimentos foram prestados nas escolas Marrey Júnior, Francisco Pessoa, Miguel Omar Barreto, Hugo Miele, Joel Antônio de Lima, Tannel Abbud, Monsenhor Sarrion, Mirela Pesce Desideri, Anna Antônio, Arlindo Fantini, Placídio Braga Nogueira e Pedro Tófano. No segundo semestre serão aplicados testes para alunos de 14 escolas, a partir de agosto.

O cronograma será elaborado pela professora da Famepp, Elenice Morini Duarte, juntamente com a coordenadora de ações extensivas de saúde da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Rosilene Martins Viel, e a assistente social do Banco de Olhos, Fátima Rota; em comum acordo com diretores do Lions Clube Cinquentenário e do Banco de Olhos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem