CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisadores de áreas distintas unem-se para o bem comum

Cursos trocam experiências e conhecimentos, sendo um diferencial na formação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Pesquisadores de áreas distintas unem-se para o bem comum
Dr. Marques e Melo: proposta de biofábricas de mudas de cana-de-açúcar em assentamentos envolve pesquisadores de diferentes áreas
Foto: Mariana Tavares Pesquisadores de áreas distintas unem-se para o bem comum
Sabrina Schulz (Música) e Joana Sanches (Psicologia) orientam a mesma pesquisa


O trabalho integrado é essencial, principalmente em áreas correlatas. Em uma empresa, por exemplo, o contador precisa estar em sintonia com o administrador, assim como no hospital o enfermeiro com o médico. Mas e um agrônomo, de que forma poderia desenvolver seu estudo em conjunto com um biólogo? Isso também é interdisciplinaridade, comum na universidade.

A Unoeste tem se tornado referência em pesquisas científicas e se destaca justamente por abrigar graduações de todas as áreas do conhecimento, além de especializações, mestrados e doutorados. Na universidade, professores e alunos de diferentes campos se reúnem para importantes estudos, com o objetivo de ampliar conhecimentos.

Pesquisadores das áreas de agronomia, biologia e geografia desenvolvem estudo que visa promover a transferência de tecnologia para biofábricas de mudas de cana-de-açúcar, utilizando conhecimentos de biotecnologia, fisiologia vegetal, tecnologia do açúcar e do álcool, ecologia, produção de energia, geografia, sociologia antropológica e políticas públicas, conforme explica um dos orientadores, Dr. Tadeu Alcides Marques.

Realizada pelo aluno do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste, Bruno de Lima Melo, a pesquisa consiste no desenvolvimento científico do cultivo de células vegetais para geração rápida e de maior quantidade de mudas sadias e regeneradas, que serão plantadas no sistema muda pré-brotadas (MPB). “Até as transgênicas poderão ser multiplicadas, economizando água, área, produtos químicos, adubos, entre outros”, pontua Marques, acrescentando que o objetivo principal será sensibilizar o poder público para a criação de políticas que viabilizem as biofábricas em assentamento.

Dr. Marques frisa que o ser humano e a ciência existem em um ambiente multidisciplinar, onde a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são integrantes nas diferentes relações bióticas e abióticas existentes. “Para entender os fenômenos, a ciência os estudou separadamente. Apenas com a observação interdisciplinar é possível explicações, permitindo intervenções positivistas”.
 
Música e Psicologia – “A Música e os Modos de Subjetivação na Contemporaneidade: (re)Produção de Mercadoria ou de Arte?” é tema do estudo que envolve esses cursos. “Visa refletir sobre duas possibilidades de subjetivação do sujeito no contato com a música: de reprodução dos modelos vigentes que tomam a música como mercadoria; e de resistência e ruptura destes modelos, correlacionadas à produção artística”, comenta a professora da Psicologia, Dra. Joana Sanches Justo. Ela acredita que a interdisciplinaridade abre possibilidades para diálogos e interlocuções que enriquecem as discussões na pesquisa.
 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem