CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Conselho Federal de Veterinária firma parceria com a Unoeste

Termo de cooperação estabelecido com a graduação na área visa a implantação do Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Conselho Federal de Veterinária firma parceria com a Unoeste
Regina Célia Werneck Affonso, assessora da presidência do CFMV, esteve na universidade para implantação do projeto
Foto: Gabriela Oliveira Conselho Federal de Veterinária firma parceria com a Unoeste
Dinâmica do barquinho marcou encontro dos estudantes do curso da Unoeste
Foto: Gabriela Oliveira Conselho Federal de Veterinária firma parceria com a Unoeste
Representantes da Unoeste: Rosa Barilli Nogueira, José Eduardo Creste, Glaucia Prado Kanashiro com Regina Affonso

Ensinar acadêmicos antenados e imersos à tecnologia requer muito mais do que giz e lousa. Atenta a essa realidade, a Unoeste viabiliza meios para proporcionar uma formação que vai além do embasamento técnico, agregando competências humanísticas. Nesse sentido, a instituição por meio da graduação em Medicina Veterinária, firmou termo de cooperação com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para implantação do Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Para dar início às ações da iniciativa, a assessora da presidência do conselho, Regina Célia Werneck Affonso, visitou a universidade nesta segunda (17) e terça-feira (18).

Regina explica que a proposta tem como foco o desenvolvimento das competências humanísticas, que de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são: Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente. “O CFMV se preocupa com a qualificação dos futuros veterinários e busca, por meio dessa parceria, agregar habilidades distintas que tornem o profissional capaz de atender as demandas da sociedade”.

Na segunda-feira (17), a assessora do conselho apresentou o Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem para o pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste e para a direção, coordenação e corpo docente da graduação em Medicina Veterinária. Já na terça (18), a assessora se reuniu com os discentes do curso. “Esses momentos são fundamentais, pois conscientizam todos os envolvidos sobre a importância da ação. Para se ter uma ideia, firmamos o acordo de cooperação com 15 instituições de ensino superior de todo o Brasil, o que demonstra a preocupação das mesmas com a forma de transferência de conhecimento. Mais do que contemplar as competências humanísticas, buscamos capacitar os professores para que eles despertem nos alunos o desenvolvimento dessas habilidades, considerando a abordagem técnica da medicina veterinária”.

Pela primeira vez em Presidente Prudente (SP), Regina comenta que ficou impressionada com a estrutura da universidade. “Fiquei muito feliz em perceber o comprometimento da Unoeste com esse projeto, já que essa postura é fundamental para o sucesso do mesmo”.

O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, afirma que o Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem idealizado pelo CFMV é uma atitude louvável. “Compreendemos que as entidades e associações de classe estão bem atuantes no sentido de tornar o Brasil melhor e mais profissionalizante. A Unoeste compartilha dessa visão e fica satisfeita em oferecer todo o apoio necessário para que a proposta do conselho seja concretizada”.

Encontro com o CFMV – A diretora de Medicina Veterinária da Unoeste, Glaucia Prada Kanashiro, avalia os momentos da graduação com a representante do conselho como proveitosos. “Todos se mostraram comprometidos e animados para executar esse projeto, que vem ao encontro das propostas do curso. Acreditamos que é fundamental oferecer estratégias de aprendizagem que, aliadas às abordagens técnicas, possam atrair a atenção dos alunos”.

Para a acadêmica Aline Ferreira Repik, do 4º termo, o encontro com a assessora Regina mostra que as competências contempladas nesse projeto são importantes para a formação profissional. “É algo que nos leva a compreender o nosso papel na sociedade e a responsabilidade com o bem-estar animal”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem