CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ciência Animal faz entendimentos para parceria internacional

Pesquisador escocês manifesta interesse por intercâmbio de colaboração interinstitucional em pesquisas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Ciência Animal faz entendimentos para parceria internacional
Dr. Rowan: palestra sobre pesquisa em fisiologia e farmacologia
Foto: João Paulo Barbosa Ciência Animal faz entendimentos para parceria internacional
Palestra de encerramento do simpósio no auditório Ipê, no campus II
Foto: João Paulo Barbosa Ciência Animal faz entendimentos para parceria internacional
Participantes da palestra do encerramento do simpósio de biotecnologia

Realizado pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, o 1º Simpósio Internacional de Biotecnologia Aplicada à Pesquisa deixa um balanço altamente positivo. Além de responder à proposta de apresentar novas técnicas para estudantes de mestrado, doutorado e da graduação em medicina veterinária, o evento abriu portas para parceria internacional. O pesquisador escocês Dr. Edward Rowan manifestou interesse por intercâmbio de colaboração interinstitucional em pesquisas, envolvendo a University of Strathclyde, de Glasgow, a Unicamp, com a qual já mantém vínculos, e a Unoeste.

Rowan proferiu a palestra do segundo e último dia do simpósio na noite desta quarta-feira (19), no auditório Ipê, no campus II. Ao abordar o tema “Are we any further closer to understanding the mechanism of action of phospholipase neurotoxins?” (Será que estamos próximos de entender o mecanismo de ação das neurotoxinas fosfolipases?), falou o tempo todo em inglês. Discorreu sobre tecnologias de ponta na linha de pesquisa voltada para fisiologia a farmacologia com venenos de animais peçonhentos. “Eles trabalham com pesquisa de ponta, usando muita tecnologia”, disse a pesquisadora da mesma linha na Unoeste, Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira.

Entendimentos com a coordenadora do programa, Dra. Renata Navarro Cassu, ocorrem no sentido de que a parceria seja formalizada. Nesse processo está envolvido o pesquisador Rafael Stuani Floriano, pós-graduando na Unicamp, orientado pelo professor escocês. Floriano graduou-se em Ciências Biológicas e fez mestrado na Unoeste, orientado pela Dra. Rosa que vê a possibilidade dele vir a integrar o corpo de pesquisa do programa. “Algo também muito importante é o fato do Dr. Rowan ter gostado muito da Unoeste, tendo manifestado isso durante visita à tarde e na palestra à noite. Elogiou bastante a estrutura física, embora não tenha tido tempo para conhecer tudo”, contou a pesquisadora.

Na avaliação da Dra. Renata, foi um evento muito importante, sendo o primeiro do programa em nível internacional; o que contempla exigência da Capes no quesito de internacionalização da universidade. “Realmente foi muito significativo, do ponto de vista do conteúdo científico e dessa possibilidade de gerar intercâmbio. Foram apresentadas ideias inovadoras de pesquisas. Também foi uma feliz oportunidade para os bolsistas e taxistas do Prosup [Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares] organizarem um evento científico. Já pensamos no simpósio do ano que vem, novamente com palestrantes de outras instituições”, disse a coordenadora.

Entre os professores participantes, o Dr. Vamilton Álvares Santarém, comentou que a tendência é de que não sejam mais traduzidas as palestras científicas proferidas na língua inglesa. O simpósio teve duas palestras no primeiro dia, feitas pelos pesquisadores brasileiros doutores Anthony Castilho e Rafael Stuani Floriano, que falaram, respectivamente, sobre “Efeitos Celulares e Moleculares da Superestimulação Ovariana sobre a Capacidade Reprodutiva de Fêmeas Bovinas” e “Aplicabilidade da Eletrofisiologia Intracelular e Extracelular no Entendimento do Mecanismo de Ação de Neurotoxina”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem