CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Doutorado em Agronomia tem 1º aluno em estudo internacional

Pesquisador na área de fruticultura consegue bolsa do Ciência sem Fronteiras para intercâmbio na França


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Doutorado em Agronomia tem 1º aluno em estudo internacional
Rodrigo Miyake: doutorado na Unoeste com intercâmbio na França
Foto: João Paulo Barbosa Doutorado em Agronomia tem 1º aluno em estudo internacional
Fluminhan, Guelfi, Miyake e Creste: comemoração pelo feito inédito
Foto: João Paulo Barbosa Doutorado em Agronomia tem 1º aluno em estudo internacional
Araújo: previsão de publicações em revistas de alto impacto científico

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, comemora feito inédito: aluno do doutorado num intercâmbio de estudos na França. Rodrigo Takahashi Maruki Miyake, de 27 anos, tem toda sua trajetória universitária construída na Unoeste: graduação, mestrado e doutorado, já na reta final. Com a conquista de bolsa junto ao programa federal Ciência sem Fronteiras irá para a Université d´Avignon, de 2 de outubro deste ano a 25 de abril do ano que vem. No campo de agrociências seus estudos estarão focados na área de fruticultura e em aprender definitivamente falar em francês.

Desde que optou pela França, diante de outras possibilidades nos Estados Unidos e no Japão, vem fazendo aulas particulares da língua mãe do país de destino. Já são oito meses. Assim que chegar lá, irá se candidatar no curso que a própria universidade oferece para estrangeiros. É o que diz, com a constatação da necessidade de melhorar o idioma para obter o máximo de aproveitamento possível. Sua pesquisa de âmbito internacional será desenvolvida no Laboratório de Frutas e Hortaliças, versando sobre os efeitos de diferentes comprimentos de ondas na fisiologia na qualidade de frutos de manga no pós-colheita.

Miyake conta que a pesquisa consistirá em induzir radiação nos frutos para melhorar longevidade e resistência às doenças. Um experimento que poderá transportar para outros tipos de frutas, como no caso do maracujá que tem sido seu objeto de estudo. No mestrado pesquisou o efeito da nutrição com diferentes substratos e adubação nitrogenada na produção de mudas de maracujá. No doutorado a pesquisa se dá na adubação com NPK – nitrogênio, fósforo e potássio – sobre a produtividade e qualidade de frutos de maracujazeiro amarelo.
A inclinação do jovem pesquisador sobre o maracujá tem origem familiar. Filho de pequenos produtores rurais e feirantes em Presidente Prudente, descobriu que o maracujá tem bastante demanda e sua produção pode ser desenvolvida em pequenas propriedades, proporcionando boa renda para quem sobrevive da agricultura familiar. Então, produzir mudas e frutos de qualidade consistem num objetivo voltado para contribuir socioeconomicamente com o trabalhador rural. Caçula do casal de filhos de Antônio e Cecília, cuja irmã se chama Tatiane, Miyake conta que seu pai está aposentado, mas que sua mãe ainda trabalha na feira com hortifrútis e comida japonesa.

O estudante tem uma meta traçada: a de ser pesquisador e professor. Daí o grande interesse em enriquecer seu currículo com uma experiência internacional. Em 2013, tomou conhecimento da possibilidade de obter bolsa, por intermédio do coordenador de mestrado e doutorado, Dr. Fábio Fernando de Araújo. Desde então, se empenhou pelo intercâmbio. A decisão pela França decorreu de ajuda do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Dr. Adilson Eduardo Guelfi, que intermediou contato com Elvis Pontes, aluno seu em São Paulo e que fez uma parte do doutorado naquele país da Europa Ocidental. 

A inscrição no Ciência sem Fronteiras foi feita em outubro do ano passado e o resultado saiu em junho deste ano. “Acho que é oportunidade única para minha vida e carreira. São muitos os benefícios de um intercâmbio internacional, pelos novos conhecimentos, incluindo os de tecnologias de ponta. Viver outra cultura poderá ser muito decisivo. Estou empenhado para dar o meu melhor, não só por mim e minha família, mas também pela Unoeste. Penso em abrir portas para que outros alunos tenham a mesma oportunidade que eu. Sei da responsabilidade de ser o primeiro aluno do doutorado nessa condição de fazer uma parte dos estudos no exterior”, comenta.

Bolsista pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup), ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – órgão do Ministério da Educação (MEC), Miyake faz parte do Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro), que reúne alunos e professores da Unoeste envolvidos em estudos científicos na área de agronomia. No doutorado mantém o mesmo orientador do mestrado, o Dr. José Eduardo Creste, que atua na linha de pesquisa de solos e nutrição de plantas e também é pró-reitor Acadêmico da instituição.

Com a qualificação de sua tese marcada para 3 de setembro, Miyake fará a defesa quando retornar da França. Creste tem em seu orientando um aluno exemplar: aplicado, dedicado e persistente. Quando fez a pesquisa no mestrado buscou a ajuda da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), agora no doutorado obteve a colaboração do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). “Utilizou 1 hectare no experimento de campo repetido por dois anos, com delineamento experimental em esquema fatorial 4x3x4 (4 doses de nitrogênio, 3 de fósforo e 4 de potássio). Algo que, nessa dimensão, poucos pesquisadores têm coragem de fazer”, diz o orientador.

Numa leitura de quem tem acompanhado a trajetória de Miyake desde a graduação, Creste o classifica como alguém destemido em desenvolver projetos, razão pela qual é autor de diversas publicações científicas. “Sempre sonhou em ir para fora. Deveria ter ido em fevereiro deste ano, mas devido às restrições orçamentárias do governo, a bolsa não foi liberada na ocasião. Ele se preparou para isso, estudando inglês há quatro anos e mais recentemente o francês. Sua ida à França é um marco para a Unoeste e um grande ganho ao doutorado em Agronomia. Temos certeza de que o Rodrigo terá um desempenho muito favorável”, prevê diante do histórico de seu orientando.

Para o assessor de relações interinstitucionais da Unoeste, Dr. Antonio Fluminhan Júnior, trata-se de conquista inédita bastante relevante, por ser o primeiro bolsista do doutorado em Agronomia contemplado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes). Também por ser na França, na universidade localizada em região agrícola, com predominância da fruticultura e vinicultura; por ter oportunidade de pesquisar uma fruta tropical (manga); e por conseguir boa receptividade da pesquisadora Felicie Lauriz Lopez, que será sua supervisora. “Para o Rodrigo será um diferencial muito grande, pelos estudos em si e pelas possibilidades de parcerias, de trabalhos em cooperação e até de pós-doutorado”, avalia o assessor.

O coordenador do programa no qual está inserido o doutorado em Agronomia vê a bolsa como oportunidade especial, proporcionada pelo governo através da Capes. “A bolsa representa aprimoramento maior nas diferentes linhas de pesquisa do programa, com a oportunidade de novos estudos, com mais recursos e um olhar que proporciona a visão da pesquisa internacional. Isso enriquece a formação do aluno, com a tese gerando publicações em revistas de alto impacto científico. Esse intercâmbio também proporciona ao aluno o aprimoramento da língua materna do país de destino, que no caso do Rodrigo é a França”, comenta Araújo.

Com o entendimento de ser uma conquista pessoal e também institucional, o Dr. Guelfi afirma ser um grande passo para o fortalecimento do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste, capaz de abrir novas oportunidades de parcerias internacionais, contribuindo com o desenvolvimento de pesquisa avançada. Sobre a colaboração de Pontes para a relação interinstitucional, comenta que ele esteve na França fazendo bolsa sanduíche, do ano passado até março deste ano. Aluno de doutorado na Escola Politécnica da USP, Pontes – que é de Barueri (SP) – tem a orientação do Dr. Sérgio Takeo Kofuji e a coorientação do Dr. Guelfi.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem