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Colóquio do mestrado em Educação insere avaliador externo

Outro olhar contribui para aprimorar projetos de pesquisa em relação ao conteúdo e aspectos metodológicos


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Foto: João Paulo Barbosa Colóquio do mestrado em Educação insere avaliador externo
Apresentação de Jeong Cir Deborah Zaduski
Foto: João Paulo Barbosa Colóquio do mestrado em Educação insere avaliador externo
Fase de arguição para Fernanda Sutkus de Mello

A realização do Colóquio de Pesquisa tem sido prática costumeira do Programa de Mestrado em Educação, mantido junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. A finalidade é proporcionar ampla discussão do projeto, para ir além da visão do aluno e do orientador. A novidade deste ano é a inserção de avaliador externo, doutores e doutorandos de outras instituições ou da própria universidade, desde que não estejam vinculados ao mestrado. Realizado nesta quarta (30) e quinta-feira (1º) durante a manhã, o novo formato do colóquio proporcionou ótimos resultados, conforme a coordenadora do programa Dra. Camélia Santina Murgo Mansão. “Os avaliadores foram muito cuidadosos, fizeram leituras minuciosas e formularam vários apontamentos. Os alunos receberam sugestões que serão aproveitadas na pesquisa e, posteriormente, na dissertação. Como os avaliadores são estudiosos da temática de cada projeto, isso contribuiu muito para o aprimoramento, tanto em relação ao conteúdo teórico quanto aos aspectos metodológicos”, disse a coordenadora.
 
Pelo mestrado em Educação estão envolvidos como orientadores e avaliadores internos os professores doutores Adriano Rodrigues Ruiz, Maria Eliza Nogueira Oliveira, Marcos Vinícius Francisco, Maria de Fátima Salum Moreira, Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez, Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Raquel Rosan Christino Gitahy, Carmen Lúcia Dias, Raimunda Abou Gebran, Vagner Matias do Prado, Helena Faria de Barros, Camélia Santina Murgo Mansão, José Camilo dos Santos Filho e Érika Porceli Alaniz. Atuam como avaliadores convidados: doutores Alex Pessoa, Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis, Sidnei Souza, Fernando Teixeira e Ricardo Eleutério, todos da Unoeste; Marta Quadros, Marcela Tinti, Livia Bardy, Claudiele Marques, Jorge Mariano, José Silva, Carla Yamashiro, e o doutorando Igor Costa Pallo Melo da Unesp; Simone Deak, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc); e Danielle Santos, da Unoeste e da Unesp.
 
Os trabalhos apresentados nesta quarta-feira (30) são: A importância do feedback do professor na autorregulação da aprendizagem, de Carmem Silvia Lima Fluminhan; Os impactos da cultura e do clima organizacional da escola nos resultados do processo de ensino aprendizagem do aluno – Nattácia Rocha Duarte Ruani; Formação técnica agroecológica para o MST no Pontal do Paranapanema: parceria Etec, Fundação Itesp e Prefeitura do Município de Teodoro Sampaio (SP) – Eliezs Silva Leal; Avaliação institucional: a gestão educacional frente ao desafio da participação discente no Enade e relação com o comprometimento institucional – Cristiane Fernandes; Música na Educação Infantil: as práticas pedagógicas musicais dos professores – Cristiani Maria Faccio; Professor mediador escolar e comunitário (PMEC): análise das consideradas boas práticas em uma Diretoria de Ensino do Interior do Estado de São Paulo – Edileuza Donizete Rocha Miranda; Diretrizes da lei 10.639/03 em livros didáticos para o ensino de história no PNLD 2016 – Alice Rosa de Sena Ferrari; Modelo de gestão como estratégia para a educação a distância – Cláudio Braz de Figueiredo; Associações entre crenças de autoeficácia e estratégias inclusivas de professores no ensino superior – Fátima Cristina Luiz Leonardo; Os projetos de trabalho e a produção de recursos educacionais digitais no curso de comunicação social: potencialidades para ressignificação da prática pedagógica e da aprendizagem – Fernanda Sutkus de Oliveira Mello; e A comunicação entre pares na educação a distância na perspectiva da educomunicação – Jeong Cir Deborah Zaduski.
 
Para esta quinta-feira (1º) estão programadas as seguintes apresentações: Educação inclusiva e acessibilidade: a educação a distância ao alcance de estudantes público-alvo da educação especial com deficiência visual – Ana Lúcia Farão Carneiro de Siqueira; A formação permanente do docente na área de inclusão e o ensino de libras: um estudo a partir das interações nas redes sociais Facebook e Whatsapp – Mariane Della Colleta Savioli Garzotti de Araújo; Estilos de aprendizagem de alunos de um curso de graduação em pedagogia na modalidade de educação a distância: o papel das ações didático-pedagógicas – Odair Benedito Francisco; A tematização da prática pedagógica como estratégia formativa no ensino da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental – Tatiane Andrade de Moraes; As tecnologias digitais de informação e comunicação no atendimento educacional especializado para surdos: a pedagogia de projetos e a construção de práticas pedagógicas inclusivas – Valéria Isaura de Souza; Percepções do professor mediador escolar e comunitário (PMEC) em relação ás intervenções sobre a violência nas escolas – Murilo Delanhesi de Oliveira; Um estudo correlacional sobre autoeficácia e Burnout no trabalho docente no ensino superior – Priscile Bernardini; Práticas morais na escola: a contribuição das assembleias de classe no desenvolvimento da autonomia moral dos alunos do ensino fundamental I – Verônica Nogueira Vanni; Educação e alfabetização indígena: uma análise do confronto de educação intercultural indígena nas escolas municipais de Guaíra – Silvana Cafa Jangarelli; A inserção do profissional docente no ensino fundamental: um estudo de caso – Tânia Cristina Silva Pessoa; Gênero e educação infantil: análise do trabalho pedagógico em uma escola municipal do oeste paulista – Juliana Aparecida Zago; Conhecimento tácito, individual e coletivo, como vantagem competitiva para uma universidade pública – Pedro Luís Bilheiro; A relação teoria e prática na formação do profissional enfermeiro: da intenção à ação – Caroline Venturine Guarinão; e A interdisciplinaridade no ensino de arquitetura: análise a partir da disciplina de projeto arquitetônico – Eliana Nunes Ribeiro.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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