CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Coleiras que previnem a leishmaniose são doadas ao HV

MSD Saúde Animal fez a entrega de 160 Scalibor ao Hospital Veterinário; cães atendidos esta semana serão encoleirados gratuitamente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Coleiras que previnem a leishmaniose são doadas ao HV
Lhasa Apso Pedrita foi a primeira a receber a coleira Scalibor
Foto: Gabriela Oliveira Coleiras que previnem a leishmaniose são doadas ao HV
Durante os atendimentos, animais recebem coleira que previne a leishmaniose
Foto: Gabriela Oliveira Coleiras que previnem a leishmaniose são doadas ao HV
Docente, acadêmicos e profissionais do programa de aprimoramento na área, com os representantes da MSD Saúde Animal

A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é transmitida pelo mosquito-palha que, ao picar o animal, introduz no seu organismo o protozoário Leishmania chagasi. Atualmente, existem leis federais que proíbem o tratamento de cães com diagnóstico positivo da doença, sendo que os mesmos devem ser eutanasiados. Estima-se que essa zoonose é tão grave que de cada 100 pessoas picadas pelo mosquito contaminado, o número de óbitos pode variar entre 7 e 11. Em razão disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhece que o uso da coleira repelente Scalibor em cães é eficaz no controle de transmissão da Leishmaniose visceral, podendo salvar a vida de cães e ajudando na proteção ao homem.

No mercado, o preço da coleira Scalibor pode variar entre R$ 80 e R$ 90, sendo que para muitos proprietários, esse valor é um dos entraves para a aquisição. Assim, a empresa responsável pela fabricação do produto, a Merck Animal Health, conhecida como MSD Saúde Animal, realizou a doação de 160 coleiras para o Hospital Veterinário (HV) da Unoeste. A entrega foi realizada na última terça-feira (6), pela promotora técnica de vendas Mariele Catherine Alves Sabino e pelo coordenador de território da empresa, Jeferson Bozotti.

“Temos uma longa história de parceria com as universidades. Nessa ação, um dos nossos objetivos é possibilitar o encoleirando dos cães que frequentam esse hospital e realizar um trabalho de conscientização com os acadêmicos de Medicina Veterinária da Unoeste sobre a leishmaniose”, explica Mariele. Egressa da graduação na instituição, ela conta que se formou em 2009 e foi residente no HV nos anos de 2010 e 2011. “Todas as oportunidades profissionais da minha vida surgiram durante essa experiência aqui. Sou muito grata a todos os docentes que contribuíram na minha formação profissional, terei carinho e gratidão eternos por tudo que aprendi e as amizades que cultivei”.

Doações – A docente do Hospital Veterinário, Adriana Falco de Brito, revela que as coleiras serão distribuídas até sexta-feira (9). “Todos os cães acima de três meses, sem lesões graves de pele poderão ser encoleirados gratuitamente. Faremos ainda, um trabalho de orientação com os proprietários para a observação dos sinais e providências a serem tomadas, caso haja alguma alergia”.

Ela reforça que essa ação contribuirá na divulgação de informações sobre a leishmaniose e a importância da prevenção da doença. “Esse tipo de atividade gera um alerta na população em geral quanto à necessidade de atenção à saúde dos animais. Sobre os nossos alunos, cria a consciência da responsabilidade que os médicos veterinários devem ter com a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social”.

Cristiane Aparecida Ronque trouxe Pedrita, Jully e Nina para serem atendidas no Hospital Veterinário e foi a primeira proprietária contemplada pela iniciativa. Surpresa pelas doações da Scalibor, ela conta que, pelo fato de ter outros animais de estimação em casa, como gatos, não teria condições de comprar a coleira. “Estou feliz em saber que elas sairão daqui protegidas. Acho que esse gesto é um incentivo para cuidarmos melhor dos nossos amigos de quatro patas”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem