CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Publicitário fala sobre novos conceitos da propaganda

César Zanin veio da Itália e explicou sobre o funcionamento do site br.zooppa.com


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Publicitário fala sobre novos conceitos da propaganda
“O brasileiro é muito criativo e desenvolve de forma rápida as idéias”




Publicitário por vocação, César Zanin veio de Treviso, na Itália, para ensinar aos alunos da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste os novos conceitos da propaganda, entre eles o marketing de guerrilha, publicidade viral, Web 2.0 e conteúdo gerado por usuários. Na palestra, realizada no último dia 16, no campus II, Zanin explicou o funcionamento da empresa onde trabalha, o site br.zooppa.com um novo caminho para quem se interessa pela profissão.

Zanin mora na Itália há quatro anos e foi para lá com uma mochila nas costas. Aliás, seu segundo ofício é ser “mochileiro”. Já foi para Santiago de Compostela, na Espanha, para a Turquia e escalou os Alpes Italianos. Quando está em ação no trabalho, o aventureiro não perde esse espírito e investe em novos conceitos. Assim nasceu o site lá na Itália e que chegou ao Brasil no início desse ano. Para Zanin o site aqui tem tudo para dar certo. “O brasileiro é muito criativo e desenvolve de forma rápida as idéias”, diz ele, que nunca perdeu o contato com a terra natal e acompanha todas as notícias via internet.

O site visa tornar a publicidade social, ou seja, qualquer um pode participar. O modelo é como um Youtube, um site na internet que permite que os usuários assistam e divulguem filmes produzidos por eles mesmos, mas é voltado para a publicidade.

Sua principal campanha tem o slogan: “Eu te dou uma marca, você faz um anúncio, você vota no melhor e eu te pago” (se você ganhar, é claro). Empresas como Citroën, Havaianas, Nestlé e Pirelli passam um briefing do que visam receber. Briefing é o modelo do que será a campanha, que contêm dados como o público que se espera atingir, quais serão as estratégias para atingir esse determinado público e o que se deseja alcançar com a campanha. O usuário interessado pode contribuir com um vídeo, uma foto ou somente com a idéia. Se for escolhido pelos usuários pode ganhar até mil dólares, ou melhor, mil zooppas, que depois são revertidos em dinheiro. Os vídeos demonstrados na palestra apresentam um conteúdo simples, o que reforça o objetivo do site: fazer com que usuários comuns possam demonstrar seu potencial publicitário de forma “caseira”.

O auxiliar de marketing, Alessandro de Assis, achou a palestra interessante. “Essa nova forma de ferramenta mostra o tamanho do campo de trabalho e amplia os horizontes”, diz. Matheus Teixeira, aluno do 5° termo de Jornalismo, acredita que, “será grande o acesso devido à possibilidade de se ganhar dinheiro”.

O professor de Criação e Criatividade da Faculdade de Comunicação Social, Alessandro Natsune, vê ainda outro fator positivo com a abertura do site. “A plataforma consegue captar uma forma mais sincera do que o consumidor pensa da marca. É uma evolução que pega a opinião de pessoas comuns e passa para a marca”, explica.

O Diretório Acadêmico de Comunicação Social foi responsável pela realização da palestra e o presidente João Bello Júnior fez o contato. “Ele [César Zanin] foi muito atencioso. Achei esse tema importante para a palestra porque é um assunto novo que abre a cabeça do aluno, sendo uma nova tendência de mercado”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem