O diferencial de se formar pela Unoeste

Formando gerações desde 1972

Os acadêmicos que convivem no universo da Unoeste e os milhares de profissionais já graduados e pós-graduados aqui têm consciência de que integram uma universidade sólida, bem estruturada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Quanto aos docentes, são altamente titulados, a maioria com mestrado ou doutorado. Ainda no início da Unoeste, em 1972, a pujança, a variedade de cursos oferecidos, o comprometimento com o conhecimento renovado pela pesquisa, com o social e com a qualidade dos atendimentos e do ensino tornaram esta instituição uma referência em educação superior. Naquela década, o sonho dos fundadores, Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, era trazer para Presidente Prudente (SP) uma universidade modelo, integrada ao desenvolvimento da comunidade prudentina e regional - sonho que se tornou realidade! Então, desde a fundação da Unoeste, Prudente é reconhecida nos cenários nacional e internacional como cidade universitária. E o município, um dos mais promissores para se construir uma carreira profissional, indiscutivelmente traça essa história com grande parcela de contribuição da Unoeste.

Excelentes infraestruturas

Os alunos da Unoeste contam com excelentes infraestruturas física, científica e tecnológica. Muito bem elogiadas, de destaque entre as universidades brasileiras, dão atenção especial à acessibilidade e aprimoram a relação de ensino, pesquisa e extensão. Seus campi são dotados de equipamentos e recursos de última geração, além de abrigarem milhares de instalações, dentre salas de aula, clínicas, centros, núcleos, anfiteatros modernamente equipados, departamentos e serviços específicos, laboratórios avançados em todas as áreas, Incubadora Tecnológica (Intepp), Núcleo de Prática Jurídica, empresas juniores, escritórios pilotos, Hospital Veterinário, Fazenda Experimental e locais inovadores, como o avançado Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim). Ainda há convênio com o Hospital Regional (HR) de Prudente, para aprendizado e desenvolvimento de estágios, e parcerias da Unoeste com renomadas instituições regionais, nacionais e internacionais para reforçar o compromisso de qualidade que a universidade transmite aos alunos. Entre outros diversos pontos estão: farmácia escola, hotel escola, estação meteorológica, tribunal do júri, restaurante universitário, salões sociais, capela, áreas de lazer, convivência, esportivas e culturais (como os prestigiados Ginásio de Esportes e teatro César Cava), Central de Resíduos Biológicos, Acervo de Ciências Naturais, Centro de Estudos Avançados em Bioenergia e Tecnologia Sucroalcooleira, Centro de Reabilitação Equestre, horta, represas de piscicultura, biotério, e centros zootécnico e agronômico.

Rede de Bibliotecas

Composta por três unidades informatizadas, climatizadas, e com instalações agradáveis e confortáveis, a Rede de Bibliotecas da Unoeste conta com um acervo atualizado constantemente, de mais de 251 mil exemplares e fascículos. Além das consultas ao acervo, reservas e renovações pela internet, permite pesquisas em bancos de dados digitais e a produções científicas da Unoeste e de instituições nacionais e internacionais. Os alunos e os funcionários contam, ainda, com acesso à internet, pesquisa em bases de dados digitais, documentos em multimídia, salas de vídeo e de estudo, centros de multimídia, divisão técnica de tratamento da informação, consulta a dissertações e teses, bibliotecas virtuais, salas para estudo e videoteca.

Cidadania e contribuição social

A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) é responsável pela gestão e documentação de todas as ações extensivas da Unoeste, centradas na preocupação com a formação cidadã dos acadêmicos e no cumprimento da função social da universidade junto à população local e regional, para proporcionar uma melhor qualidade de vida à comunidade. A Unoeste desenvolve programas, projetos, cursos de extensão presenciais e a distância, cursos de aperfeiçoamento a distância, participações em eventos científicos, visitas técnicas, viagens técnicas e culturais, atendimentos nas clínicas, atividades e/ou serviços prestados à população regional, com destaque para as contribuições relevantes de mudança do quadro da saúde pública. Para se ter uma ideia, o Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas da Unoeste, por exemplo, atende há mais de 20 anos e realiza em torno de 20 mil exames ao mês​. E, nos últimos dez anos, foram oferecidos mais de 1,2 mil cursos presenciais de extensão e aperfeiçoamento, 156 programas, 1.337 projetos e 731 atividades de prestação de diferentes serviços.

Investimentos em pesquisa

A Unoeste sempre promove o ensino integrado com pesquisa e extensão. A pesquisa científica, realizada em todas as áreas, é supervisionada pela Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq), com auxílio de comitês. O Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Probic) e o Programa Especial de Iniciação Científica (Peic) são voltados para a participação de alunos de graduação em atividades de pesquisa que permitem a aprendizagem de técnicas e métodos específicos com vistas à prática científica e ao aprofundamento de estudos. Diversos pesquisadores obtêm bolsas e auxílios para aquisição de equipamentos e materiais de agências de fomento, tais como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa de Pesquisa de Pós-graduação atende às demandas de pesquisa de stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (especializações), enquanto o Programa de Pesquisa Docente atende os pesquisadores que já possuem titulação e realizam pesquisas individuais ou em grupo, incluindo outros pesquisadores e discentes. Os pesquisadores institucionais mantêm suas informações sobre projetos de pesquisa e divulgações científicas atualizadas nos currículos individuais da Plataforma Lattes, os quais estão vinculados aos grupos de pesquisa institucionais cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. A Unoeste conta, ainda, com as revistas Colloquium, periódicos científicos que abrangem as diferentes áreas do conhecimento. O Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste, realizado anualmente, também possibilita a divulgação dos resultados das pesquisas científicas, atividades de extensão e de ensino da Unoeste e de outras instituições.