Preencher a ficha de inscrição

Eixos Temáticos do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

Eixo 1 – Avaliação e Análise de Impacto Ambiental
Realiza estudos e pesquisas relacionados a análise de impactos ambientais causados por fatores predominantemente antrópicos, considerando-se diferentes aspectos do ecossistema, bem como os impactos sociais; investiga processos ecológicos, geológicos, geomorfológicos e climatológicos relacionados aos problemas ambientais e busca desenvolver modelos mecanísticos explicativos para a compreensão dos processos de impacto ambiental.

Eixo 2 – Planejamento Ambiental e Desenvolvimento Regional
Desenvolve estudos, a partir dos subeixos temáticos: análise das políticas públicas ambientais que visam o desenvolvimento regional; desenvolvimento de estratégias de gestão ambiental; caracterização de ecossistemas e o planejamento ambiental; estratégias de manejo e conservação do meio ambiente. Os estudos procuram analisar o impacto da gestão do conhecimento e da informação no planejamento ambiental e desenvolvimento regional, bem como no desenvolvimento econômico e social e seu impacto ambiental.

Impressão do Certificado de Participação

Caro participante, por favor, clique aqui para emitir e imprimir seu certificado de PARTICIPAÇÃO.

Importante

  • Na modalidade com apresentação de trabalhos, o prazo máximo de envio da cópia do comprovante de pagamento é até 13 de abril.
  • Na modalidade sem apresentação de trabalhos, o prazo máximo de envio da cópia do comprovante de pagamento é até 22 de abril às 16h00.
  • A inscrição somente será considerada concluída após o envio do comprovante para o e-mail simposiommadre@unoeste.br e confirmada pela Comissão Organizadora.
  • NÃO haverá devolução de valores em casos de perda de vaga no evento pelo não envio do comprovante de depósito ou não comparecimento no evento. Situações especiais poderão ser julgadas pela comissão organizadora.
  • Cada inscrição dará direito à apresentação de um trabalho na forma de painel ou oral após a aprovação da comissão científica.
  • Somente os trabalhos apresentados (oral ou painel) serão publicados nos anais do Evento.
  • Para obter o certificado, os participantes deverão ter no mínimo 75% de presença nas atividades do evento. A comprovação da presença se dará por assinatura de listas de frequência.
  • Os certificados dos ouvintes serão impressos diretamente pelo site do evento.
  • Os pareceres serão emitidos e divulgados a partir de 16 de abril.

Orientações

  • Orientações para submissão de trabalhos Os inscritos receberão material do evento e terão direito ao certificado de participação (mediante pagamento). O certificado de participação deverá ser impresso pelo próprio participante acessando-o com seu número de CPF a partir do dia 01 de junho de 2015.

    A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior Públicas ou Privadas, que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão. O prazo limite para o envio do trabalho é 12/04/2015.

    Todos os trabalhos são avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 3 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO. No caso do trabalho não ser reformulado dentro do prazo, não será mais considerado para avaliação. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução da taxa de inscrição para nenhum dos coautores.

    O autor que encaminhar trabalho para apresentação no simpósio automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical. Em caso de aprovação para apresentação, publicação nos Anais do evento, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do mesmo. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. O número de cadastro deverá ser inserido na inscrição do trabalho.

    Em trabalhos que contam com coautores, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição e estiverem presentes terão direito ao material do evento e certificado de participação.

    O recebimento do certificado de apresentação de trabalho (comunicação oral ou painel) está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO no dia e horário determinados pela comissão organizadora. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.

    O prazo para inscrição COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 12/04/2015. A taxa de inscrição deve ser paga e o comprovante enviado até o dia 13/04/2015, caso contrário a inscrição do trabalho será automaticamente cancelada.

    O prazo para inscrição no evento SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 22/04/2015. O pagamento da inscrição e envio do comprovante de depósito deve ser efetuado até o dia 22/04/2015 as 16.00hs.

  • Orientações para Apresentação de Painéis A sessão de painéis será realizadas no dia 24/04/2015 na Torre de Cristal, campus 2 da UNOESTE. Os painéis deverão ser afixados no dia 24/04/2014 a partir das 8:30 e ser retirados no mesmo dia, a partir das 18:30hs.

    Os autores deverão permanecer ao lado de seus painéis, para apresentação aos interessados, no dia 24/04/2015 17:00 as 18:00hs. Os painéis serão visitados e avaliados por integrantes da Comissão Científica do evento, que também entregarão ao autor os certificados do trabalho.

    O recebimento do certificado de apresentação de painel está CONDICIONADO À PRESENÇA DO AUTOR no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa estar presente, poderá ser substituído por um dos coautores.

    Os painéis devem ser confeccionados em tamanho de 90 cm de largura e 110 cm de altura. O Título (fonte 54) deve ser destacado em negrito e os nomes dos autores (fonte 36) e a instituição de origem (fonte 36) devem vir logo abaixo do título. O texto é apresentado de forma resumida e deve conter: introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões (referências, se houver citações no texto). Os resultados devem ser apresentados preferencialmente na forma de tabelas, gráficos ou figuras, com seus respectivos títulos e legendas. Sugere-se distribuir o texto, tabelas e figuras em duas colunas e usar fonte 28 ou maior.

    Modelo de Painel

Numeração de trabalhos - Painel

A sessão de painéis será realizadas no dia 24/04/2015 na Torre de Cristal, campus 2 da UNOESTE. Os painéis deverão ser afixados no dia 24/04/2014 a partir das 8:30 e ser retirados no mesmo dia, a partir das 18:30hs.

Clique aqui e veja outras informações

Programação

Informações

Secretaria Mestrado em Meio Ambiente
(18) 3229–3264, ramal 2132
simposiommadre@unoeste.br