Você está em: Unoeste - EAD » Cursos » Pós-Graduação

Libras: Prática e Tradução/Intérprete

Inscreva-se
SOBRE O CURSO
  • Especialização
  • 12 meses
    Início: Dia 15 de cada mês
  • Inscrições Abertas

Apresentação

Entender os principais aspectos inerentes à Educação Inclusiva na atualidade tem se tornado um grande diferencial na formação de professores e profissionais de Educação. De acordo com o Decreto nº 5.626/05 que regulamenta a Lei nº 10.436/02, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como a língua materna das pessoas surdas. Nesse sentido, faz-se necessária a formação de professores e profissionais ligados à Educação para o conhecimento dos conteúdos e da didática da Libras, para potencializar a comunicação com as pessoas surdas. Oferecer esse apoio para a formação desses profissionais torna-se essencial para o atendimento da legislação e para a qualificação no âmbito do Ensino Básico e Superior. O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Libras: Prática e Tradução/Intérprete, além de trabalhar com os aspectos da Educação Inclusiva e do conhecimento sobre Deficiência Auditiva formará especialistas aptos a atuar, na comunidade escolar, mediante o uso e a difusão de Libras, bem como prepará-los para o Prolibras (Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino de Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação de Libras/Português/Libras).

Objetivos

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Libras: Prática e Tradução/Intérprete têm como objetivo capacitar profissionais no estudo de Libras por meio dos conhecimentos básicos, intermediários e complexos da prática da Libras e dos estudo dos aspectos da abordagem bilíngue da escola e o papel do tradutor intérprete na escola inclusiva.

Público-alvo


Profissionais de Educação, Fonoaudiologia e áreas direcionadas à Educação. Interessados em prestar o Prolibras ou em atuar na Educação Especial, como tradutores e intérpretes da rede pública estadual, municipal e federal.

Pré-requisitos


- Graduação completa;
- Disponibilidade de, no mínimo, 04 (quatro) horas semanais para estudo;
- Disponibilidade para participar no Polo de Apoio Presencial, de 02 (dois) momentos presenciais ao final do curso, um para a realização da avaliação final e outro para apresentação do TCC;
- Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Requisitos mínimos para assistir às aulas web:
1. Plug-in do Adobe Flash Player 9.0 ou superior.
2. Windows XP ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Navegador Google Chrome, Firefox 11, Internet Explorer 9 ou superiores.
4. Conexão de internet banda larga.

Softwares recomendados para acessar o material didático:
1. Adobe Reader ou outro leitor para arquivos no formato PDF.
2. Editor de texto (.doc e .docx), planilhas (.xls e .xlsx) e apresentações (.ppt, .pps e .pptx).
3. Compactador de arquivos (.zip, .rar, .7z).

Configurações recomendadas para o computador:
1. Processador 2.0 GHz ou superior.
2. Memória RAM 1 GB ou superior.
3. Monitor com resolução de 1024x768 pixels.
4. Caixa de áudio ou fone de ouvido, webcam e microfone para webconferência.

Corpo Docente


O quadro de professores é formado por excelentes profissionais acadêmicos e com experiência na área de atuação, de acordo com a legislação vigente e normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Periodicamente, o corpo docente é avaliado quanto à capacidade didática e aceitação ao corpo discente, pois a Unoeste acredita na forte influência do trabalho do Professor para culminar com o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

Coordenação


Prof.ª Espª. Ana Lúcia Farão Carneiro de Siqueira (anasiqueira@unoeste.br)
Prof.ª Drª. Dayene Miralha de Carvalho Sano (dayene@unoeste.br)
+ Mais informações

Observações

Ambiente Virtual de Aprendizagem - Aprender Unoeste
É por meio desse ambiente que seu curso acontecerá. Ele é dinâmico, interativo, de fácil utilização e desenvolvido pela Unoeste com tecnologias atuais, a fim de permitir um excelente canal de comunicação entre você e seus professores.

Ambientação em EAD
Antes de iniciar o estudo, o aluno irá se dedicar à ambientação do curso por meio da sua participação na disciplina Ambientação em EAD. Nesta ambientação, o aluno aprenderá a navegar no Ambiente Virtual de Aprendizagem e irá encontrar dicas de como estudar as disciplinas. Além disso, esta ambientação tem como objetivo a apresentação do curso, do grupo de participantes e os primeiros contatos entre o professor tutor e os alunos.


A Unoeste reserva-se o direito de alterar datas e horários ou cancelar o programa.