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Inclusão: Conceitos Básicos Sobre a Pessoa Com Deficiência Visual

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SOBRE O CURSO
  • Extensão / Capacitação
  • 30 dias. A data de início do curso é determinada a partir do primeiro acesso a ele no ambiente virtual de aprendizagem Aprender Unoeste.
  • Matrículas Abertas

Apresentação

A Pessoa com Deficiência Visual e o seu desenvolvimento enquanto sujeito cultural e as suas condições de aprendizagem por meio da percepção sensorial tem sido forte objeto de estudo nos últimos anos, especialmente a partir do paradigma inclusivista inaugurado no Brasil com a Constituição Federal de 1988.
Entre outros meios, a Pessoa com Deficiência Visual utiliza recursos de Tecnologia, além do Sistema Braille e do Soroban, para aprender e ensinar. As questões adaptativas para a sua aprendizagem acarretam em um processo de uso de diferentes estratégias, meios e recursos didáticos específicos.
Os meios utilizados pelas Pessoas com Deficiência Visual são os caminhos isotrópicos (Vygotsky), criados para substituir o órgão ou sentido que está limitado.
A compensação é realizada no estado psicológico, por meio de uma readaptação mental das funções sensoriais, e pode receber os estímulos por outras vias receptoras. No processo educacional, determinados elementos são importantes para a construção do conhecimento desse sujeito, tais como os estímulos aos quais são expostos diariamente, sejam esses visuais, sonoros, motores, táteis, olfativos e gustativos.
O curso se justifica pela necessidade de compreender o indivíduo com Deficiência Visual, suas singularidades e recursos que podem ser utilizados para superar suas dificuldades.