ENEPE 2011 Facebook da Unoeste Twitter da Unoeste Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Prêmio Científico Unoeste

1º Prêmio Científico UNOESTE “Professora Marília Gomes Campos Libório”

REGULAMENTO

O Prêmio Científico UNOESTE foi concebido para incentivar a divulgação das pesquisas científicas, realizadas por graduandos, graduados e pós-graduados de instituições de ensino superior. Tem por objetivo dar visibilidade, ampliar a divulgação e premiar os trabalhos concluídos há menos de dois anos (considerando-se a data do Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica - ENAPI 2012), de maior relevância para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade nas quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Biológicas e da Saúde.

Quem pode participar

Podem participar graduandos, graduados e pós-graduados de lato sensu e stricto sensu de todas as instituições de ensino superior (IES), que tenham concluído suas pesquisas há menos de dois anos da data do ENAPI 2012. O trabalho deve, necessariamente, contar com a coautoria do orientador da pesquisa, que também deve estar inscrito no ENEPE e ciente da inclusão de seu nome na inscrição para o Prêmio.

É condição para participação no Prêmio Científico UNOESTE que o trabalho não tenha sido publicado em periódico científico, pois todos os trabalhos qualificados serão publicados em número regular das Revistas Colloquium UNOESTE, após a revisão editorial.

Como participar

Para participar, o interessado e seu orientador (e outros participantes coautores, se houver) devem realizar a inscrição no ENEPE 2012 (www.unoeste.br/enepe) e efetuar o pagamento do boleto até a data do vencimento. Deve enviar o trabalho conforme as normas (abaixo) até o dia 10/09/2012 utilizando o sistema de envio disponibilizado na página do ENEPE. Quando do envio do trabalho, marcar a opção DESEJO PARTICIPAR DO 1º PRÊMIO CIENTÍFICO UNOESTE.

Normas para preparação e envio do trabalho

O trabalho deve ser elaborado na forma de ARTIGO COMPLETO contendo o mínimo de 8 e o máximo de 18 páginas (tamanho A4, margens de 2 cm, fonte Arial 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no texto e 1,0 no título, na autoria, no resumo, nas referências, nos títulos de figuras e de tabelas, quando for o caso), incluindo todos os ítens citados na sequência. O trabalho deve conter, obrigatoriamente, resultados, discussão e conclusões. Não serão aceitos “projetos” e “revisões de literatura”.

O texto do artigo completo deverá conter os ítens abaixo:

» Normas de Vancouver para áreas de Ciências Biológicas e da Saúde
» Normas da ABNT para áreas de Ciências Agrárias
» Normas da ABNT para áreas de Ciências Exatas e Engenharias
» Normas da ABNT para áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Os Artigos Completos devem ser redigidos de forma concisa e clara, com uma breve introdução do tema de estudo, destacando-se o objetivo do trabalho. A metodologia deve se ater às informações essenciais para o entendimento do trabalho. Em trabalhos com seres humanos e animais DEVE constar na metodologia o protocolo de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

Maior destaque deve ser dado aos resultados e sua interpretação (discussão), finalizando o texto com uma conclusão.

O título (em caixa alta e em negrito) e os nomes completos dos autores devem ser alinhados à esquerda. As informações sobre instituições, o e-mail do primeiro autor e a agência financiadora do projeto (se houver) deverão estar localizados logo abaixo dos nomes dos autores, também alinhados à esquerda. Abaixo da identificação dos autores, deve ser colocado o resumo (200 a 250 palavras) e cinco palavras-chave que mais estejam relacionadas com o tema. Em seguida o abstract e as keywords.

Deverá ser adotado o Sistema Internacional de Unidades e recomenda-se evitar o uso de abreviaturas. Os parágrafos devem receber alinhamento justificado, com recuo de 1,25 cm (tabulação) na primeira linha. Figuras e tabelas devem ser elaboradas em preto e branco e devem ser inseridas no item Resultados. Os títulos devem ser em fonte Arial 12 e colocados acima das tabelas e abaixo das figuras.

Conferir se consta na metodologia o protocolo de aprovação pelo CEP ou CEUA, no caso de trabalhos com seres humanos ou animais, respectivamente. Conferir o atendimento às normas (Vancouver ou ABNT) para as citações e referências.

O trabalho será publicado na forma de artigo completo em número regular das Revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae, de acordo com as áreas.

Apresentação

Os cinco melhores trabalhos de cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento serão, obrigatoriamente, apresentados na forma de comunicação oral em sessões específicas para participantes do Prêmio Científico UNOESTE. A apresentação deve ser preparada com o auxílio de software Power-Point para apresentação em projetor multimídia no tempo de 10-15 minutos. A Comissão Avaliadora poderá utilizar o tempo de 5 minutos para questionamentos, podendo também permitir questões da plateia, desde que o tempo total de 20 minutos reservado para cada trabalho não seja excedido.

A apresentação deve contemplar todos os ítens presentes no trabalho escrito, destacando Resultados, interpretação e conclusão.

As datas e horários das sessões de comunicações orais específicas para participantes do Prêmio Científico UNOESTE serão definidas pelo Núcleo Administrativo do ENEPE. Os autores devem estar presentes na sala designada para as comunicações orais 20 minutos antes do início da sessão e permanecerem até o final da mesma. Não haverá alteração de data e horário das apresentações. Trabalhos não apresentados serão automaticamente desclassificados, não cabendo qualquer tipo de contestação.

Critérios de avaliação

A Comissão Avaliadora do Prêmio Científico UNOESTE realizará a avaliação dos trabalhos em duas fases:

1ª Fase: avaliação dos trabalhos escritos para seleção dos cinco trabalhos finalistas de cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento, os quais serão apresentados em sessões de comunicações orais específicas para participantes do Prêmio Científico UNOESTE. Essa avaliação contará com 12 avaliadores, sendo três de cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento.

Os três critérios que serão considerados para avaliação na 1ª Fase são:

2ª Fase: avaliação das apresentações realizadas nas sessões de comunicações orais específicas, para classificação final dos três melhores trabalhos de cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento. Essa avaliação também contará com três avaliadores (pelo menos um deles de outra IES) de cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento.

Os três critérios que serão considerados para avaliação na 2ª Fase são:

Cada avaliador apresentará a nota do trabalho após realizar a soma dos três critérios citados na 2ª Fase. A nota final do trabalho será a média aritmética das notas dos três avaliadores da grande área.

Em caso de empate na pontuação final, os trabalhos de alunos de graduação (iniciação científica) terão precedência sobre os trabalhos de alunos de pós-graduação. Os alunos de graduação matriculados em termos mais próximos do início do curso terão precedência sobre os alunos de graduação matriculados em termos mais próximos do final do curso. O critério de desempate se justifica pela necessária estimulação da pesquisa científica, desde o início da formação acadêmica.

Comissão Avaliadora

A Comissão Avaliadora do Prêmio Científico UNOESTE será constituída por professores doutores com competência reconhecida em pesquisa científica. Será integrada por professores da UNOESTE e de outras instituições de ensino superior. Cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento contará com três avaliadores que estarão presentes nas sessões de comunicações orais específicas para participantes do Prêmio Científico UNOESTE. As decisões da Comissão Avaliadora serão soberanas.

Os nomes dos integrantes da Comissão Avaliadora serão divulgados juntamente com a relação dos trabalhos qualificados, datas e horários para as apresentações.

Trabalhos qualificados para a premiação

Será considerado qualificado para a avaliação final e premiação o trabalho inscrito que atender às normas expostas acima, quando aprovado para apresentação como um dos cinco melhores de cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento (Ciências Agrárias, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Biológicas e da Saúde), desde que seja efetivamente apresentado oralmente nas sessões específicas do ENEPE na data e horário determinados.

O trabalho inscrito para premiação, que não tenha sido selecionado como um dos cinco melhores de cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento, não estará concorrendo na 2ª Fase ao prêmio, porém deverá ser apresentado nas sessões de comunicações orais designadas, para o recebimento do certificado, e também poderá ser publicado em número regular das Revistas Colloquium, de acordo com a avaliação e parecer das Comissões Editoriais das mesmas.

Premiação

Os prêmios e menções serão atribuídos aos três melhores trabalhos de cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Biológicas e da Saúde.

Publicação dos trabalhos

Todos os trabalhos inscritos no Prêmio Científico UNOESTE e aprovados para apresentação, inclusive aqueles que não sejam qualificados para a 2ª Fase e premiação, poderão ser publicados na forma de artigo completo em número regular das Revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae, de acordo com as áreas e independentemente de sua colocação na classificação final, desde que estejam de acordo com as normas e sejam aprovados pelas Comissões Editoriais das mesmas.

Aceitação das condições

Ao efetivar a inscrição no Prêmio Científico UNOESTE o participante, orientador e coautores do trabalho estão, automaticamente, assumindo estar cientes e de acordo com este Regulamento e todos os critérios nele apresentados.

Professora Marília Gomes Campos Libório

Natural de São Paulo, SP, concluiu graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1963), obteve título de Mestre em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1976), especializou-se em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e em Fundamentos e Planejamento Urbano pela Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente (1980), e obteve o título de Doutora em Geografia: área de organização do espaço pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (1994). Foi Delegada Regional de Cultura para Xa Região Administrativa do Estado de São Paulo (1968-1971) e exerceu a Chefia técnica e na administração pública estadual (1971-1978). Atuou como docente na Instituição Toledo de Ensino (1972-1977), na Universidade Estadual Paulista campus de Presidente Prudente (1978-1996), na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB/MS (1998-2000) e na Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE (1998-2008). É autora de livros, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e trabalhos apresentados em eventos científico-acadêmicos. Foi orientadora científica de alunos de graduação e pós-graduação e teve participação em comissões julgadoras de concursos públicos para função e cargos públicos, bem como comissões julgadoras de monografias, dissertações e teses.

Comissão do Prêmio Científico UNOESTE

Prof. Dr. Jair Rodrigues Garcia Junior
Profa. Dra. Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez
Prof. Dr. Antonio Fluminhan Junior
Prof. Dr. Gustavo Maia Souza

Download do Arquivo Download do Documento (PDF)

 Unoeste