ENEPE 2013

2º Prêmio Científico Unoeste

REGULAMENTO

O Prêmio Científico UNOESTE foi concebido para incentivar a divulgação das pesquisas científicas originais e inéditas realizadas por alunos de graduação, graduados, alunos de pós-graduação e pós-graduados de instituições de ensino superior. Tem por objetivo dar visibilidade, ampliar a divulgação e premiar os trabalhos concluídos há menos de dois anos (considerando-se a data do Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica - ENAPI 2013), de maior relevância para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade nas quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Biológicas e da Saúde.

Quem pode participar

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), graduados e pós-graduados de todas as instituições de ensino superior (IES), que tenham concluído suas pesquisas há menos de dois anos da data do ENAPI 2013. Cada autor poderá inscrever apenas 1 (um) trabalho para concorrer ao Prêmio.

É condição para participação no Prêmio Científico UNOESTE que o trabalho (ou mesmo parte dele) não tenha sido publicado em periódico científico, pois todos os trabalhos qualificados serão avaliados pelos Conselhos Editoriais das Revistas Colloquium, com a possibilidade de publicação em números regulares das mesmas.

Categorias

Graduandos/graduados
Categoria na qual podem concorrer participantes que estejam cursando graduação ou que concluíram a graduação (há menos de dois anos da data do ENAPI 2013) e realizaram trabalho de Iniciação Científica.

Pós-Graduandos/pós-graduados
Categoria na qual podem concorrer participantes que estejam cursando pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado), ou que concluíram a pós-graduação há menos de dois anos da data do ENAPI 2013, e realizaram trabalho de monografia, dissertação ou tese.

Como participar

Para participar, o autor e todos os participantes co-autores (se houver) devem realizar a inscrição no ENEPE 2013 (veja instruções em: www.unoeste.br/enepe). No ato de inscrição, todos os autores e co-autores devem selecionar a categoria: “COM apresentação de trabalho”, e efetuar o pagamento do boleto até a data do vencimento.

Nas categorias “graduando/graduado” ou “pós-graduando/pós-graduado”, o trabalho deve, necessariamente, contar com a co-autoria do orientador da pesquisa, que também deve estar inscrito no ENEPE e ciente da inclusão de seu nome na inscrição para o Prêmio.

O trabalho completo deverá ser elaborado conforme as normas (descritas abaixo) e ser enviado até o dia 12/08/2013, utilizando o sistema de envio disponibilizado na página do ENEPE 2013. Quando do envio do trabalho, marcar a opção: “Artigo completo com participação no PRÊMIO CIENTÍFICO”, e selecionar a categoria “GRADUANDO/GRADUADO” ou “PÓS-GRADUANDO/PÓS-GRADUADO”.

Normas para preparação e envio do trabalho

O trabalho deve ser preparado na forma de ARTIGO COMPLETO e seguir rigorosamente estas normas, as quais serão conferidas antes mesmo do envio para os avaliadores. Trabalhos que não estejam adequados às normas especificadas serão DESCLASSIFICADOS. Ressalta-se que, mesmo os autores que tiverem os seus trabalhos desclassificados terão a oportunidade de apresentá-los no ENEPE e os artigos serão considerados para publicação nas Revistas Colloquium na forma de Artigo Completo (8 a 18 páginas), porém, não concorrendo ao Prêmio.

O ARTIGO COMPLETO deve conter o mínimo de 8 e o máximo de 18 páginas (tamanho A4, margens de 2 cm, fonte Arial 12, espaçamento entre linhas de 1,5 (no texto) e de 1,0 (no título, na autoria, no resumo, nas referências, nos títulos e legendas de figuras e de tabelas, quando for o caso), incluindo todos os itens especificados (ver abaixo). O trabalho deve conter, obrigatoriamente, resultados, discussão e conclusões. Não serão aceitos “projetos” e “revisões de literatura”.

Cada autor poderá inscrever apenas 1 (um) trabalho para concorrer ao Prêmio. No caso de mais de uma inscrição, apenas o primeiro trabalho cadastrado no sistema poderá concorrer.

O texto do artigo completo deverá conter os itens abaixo:

Normas do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE)

» Áreas de Ciências Biológicas e da Saúde
» Áreas de Ciências Agrárias Normas da ABNT
» Áreas de Ciências Exatas e Engenharias Normas da ABNT
» Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Normas da ABNT

O ARTIGO COMPLETO deve ser redigido de forma concisa e clara, com uma breve introdução do tema de estudo, destacando-se o objetivo do trabalho. A metodologia deve se ater às informações essenciais para o entendimento do trabalho. Em trabalhos com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados DEVE constar na metodologia o protocolo de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente.

Maior destaque deve ser dado aos resultados e sua interpretação (discussão), finalizando o texto com uma conclusão.

O título (em caixa alta e em negrito) e os nomes completos dos autores devem ser alinhados à esquerda. As informações sobre instituições, o e-mail do autor responsável pelos contatos e a agência financiadora do projeto (se houver) deverão estar localizados logo abaixo dos nomes dos autores, também alinhados à esquerda. Abaixo da identificação dos autores, deve ser apresentado o resumo (150 a 200 palavras), em parágrafo único com alinhamento justificado, e cinco palavras-chave que mais estejam relacionadas com o tema. Em seguida, o abstract e keywords, apresentados com a mesma formatação da versão em português.

Deverá ser adotado o Sistema Internacional de Unidades e recomenda-se evitar o uso de abreviaturas. Os parágrafos devem receber alinhamento justificado em ambas as margens, com recuo de 1,25 cm (tabulação) na primeira linha. Figuras e tabelas podem ser elaboradas com cores, porém com bom contraste para leitura das informações; devem ser inseridas nos locais pertinentes do item Resultados. Os títulos devem ser em fonte Arial 12 e colocados acima das tabelas e abaixo das figuras.

Conferir se consta na metodologia o protocolo de aprovação pelo CEP, CEUA ou CIBio, no caso de trabalhos com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, respectivamente. Conferir o atendimento às normas (do International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE ou da ABNT) para as citações e referências.

Apresentação oral

Os 3 (três) melhores trabalhos de cada uma das Categorias das quatro grandes áreas do conhecimento deverão ser, obrigatoriamente, apresentados na forma de comunicação oral em sessões específicas para participantes do Prêmio Científico UNOESTE. A apresentação deverá ser preparada com o auxílio de software Microsoft Power-Point® para apresentação em projetor multimídia no tempo de 10-15 minutos. A Comissão Avaliadora poderá utilizar o tempo de 5 minutos para questionamentos, podendo também permitir questões da platéia, desde que o tempo total de 20 minutos, reservado para cada trabalho, não seja excedido.

Para as categorias “graduando/graduado” e “pós-graduando/pós-graduado” a apresentação deverá ser realizada apenas pelo autor e não pelo orientador. A apresentação deverá contemplar todos os itens presentes no trabalho escrito, destacando os resultados, discussão e conclusão.

Os trabalhos selecionados para cada uma das Categorias das quatro grandes áreas do conhecimento, bem como as datas e horários das sessões de comunicações orais específicas para participantes do Prêmio Científico UNOESTE serão definidas pelo Núcleo Administrativo do ENEPE e informadas aos autores com antecedência mínima de uma semana. Os autores devem estar presentes na sala designada para as comunicações orais 20 minutos antes do início da sessão e permanecerem até o final da mesma. Não haverá alteração de data e horário das apresentações. Trabalhos não apresentados serão automaticamente DESCLASSIFICADOS, não cabendo qualquer tipo de contestação.

Os trabalhos inscritos para premiação, que não tenham sido selecionados como um dos 3 (três) melhores de cada uma das duas categorias e das quatro grandes áreas do conhecimento, não estarão concorrendo à 2ª Fase do Prêmio Científico UNOESTE . Porém, deverão ser apresentados nas sessões de comunicações orais designadas, para o recebimento dos certificados de apresentação no ENEPE 2013.

Critérios de avaliação

A Comissão Avaliadora do Prêmio Científico UNOESTE realizará a avaliação dos trabalhos em duas fases:

1ª Fase: Avaliação dos trabalhos escritos para seleção dos 3 (três) trabalhos finalistas de cada uma das Categorias das quatro grandes áreas do conhecimento, os quais serão apresentados em sessões de comunicações orais específicas para participantes do Prêmio Científico UNOESTE. Essa avaliação contará com 12 avaliadores, sendo três de cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento.

Os três critérios que serão considerados para avaliação na 1ª Fase são:
1. Relevância do tema e resultados do trabalho para o desenvolvimento da área e da sociedade (0-10 pontos)
2. Pertinência do referencial teórico e adequação da metodologia aos objetivos (0-10 pontos)
3. Objetividade, clareza e precisão na redação e apresentação escrita do trabalho (0-10 pontos)

2ª Fase: Avaliação das apresentações realizadas nas sessões de comunicações orais específicas, para classificação final dos três melhores trabalhos de cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento. Essa avaliação também contará com três avaliadores (pelo menos um deles de outra IES) de cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento.

Os três critérios que serão considerados para avaliação na 2ª Fase são:

1. Domínio do conteúdo durante a apresentação; não se restringe a leitura dos slides (0-10 pontos)
2. Eficiente aproveitamento do tempo estabelecido para a apresentação de 10 a 15 minutos (0-10 pontos)
3. Sequência da apresentação, layout e formatação dos slides: correção gramatical, adequação do texto, tamanho de fonte, contraste das letras com o fundo, pertinência de imagens, gráficos e tabelas (0-10 pontos)

Cada avaliador apresentará a nota do trabalho após realizar a soma dos três critérios citados na 2ª Fase. A nota final do trabalho será a média aritmética das notas dos três avaliadores da grande área.

Em caso de empate na pontuação final, o critério de desempate para a classificação final será:

Os trabalhos de alunos de graduação ou pós-graduação com matricula mais próxima do início do curso terão precedência sobre os alunos de graduação ou pós-graduação matriculados em termos mais próximos do final do curso, nas respectivas categorias.

Comissão Avaliadora

A Comissão Avaliadora do Prêmio Científico UNOESTE será constituída por professores doutores com competência reconhecida em pesquisa científica. Será integrada por professores da UNOESTE e de outras instituições de ensino superior e/ou pesquisa, que participarão da 1ª fase de avaliação dos trabalhos escritos e da 2ª fase de avaliação das apresentações. Na 2ª fase, cada uma das quatro grandes áreas do conhecimento contará com três avaliadores que estarão presentes nas sessões de comunicações orais específicas para participantes do Prêmio Científico UNOESTE. As decisões da Comissão Avaliadora serão soberanas.

Os nomes dos integrantes da Comissão Avaliadora serão divulgados juntamente com a relação dos trabalhos qualificados, datas e horários para as apresentações.

Trabalhos qualificados para a premiação

Serão considerados qualificados para o recebimento da premiação estabelecida pelo Prêmio Científico UNOESTE os trabalhos que:

Premiação

Os prêmios e menções serão atribuídos aos três melhores trabalhos de cada uma das duas categorias e das quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Biológicas e da Saúde.

Graduandos/Graduados (em cada grande área)
1º Lugar: uma placa e um diploma para o primeiro autor do trabalho e diplomas para os coautores e orientador do trabalho.
2º lugar: diplomas para o primeiro autor, coautores e orientador do trabalho.
3º lugar: diplomas para o primeiro autor, coautores e orientador do trabalho.

Pós-Graduandos/Pós-Graduados (em cada grande área)
1º Lugar: uma placa e um diploma para o primeiro autor do trabalho e diplomas para os coautores e orientador do trabalho.
2º lugar: diplomas para o primeiro autor, coautores e orientador do trabalho.
3º lugar: diplomas para o primeiro autor, coautores e orientador do trabalho.

Publicação dos trabalhos

Todos os trabalhos inscritos no Prêmio Científico UNOESTE, incluindo os classificados para apresentação oral (na 2ª Fase), e também aqueles que não forem qualificados para a Premiação, são considerados automaticamente submetidos para avaliação visando à publicação na forma de artigo completo em números regulares das Revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae, de acordo com as áreas de conhecimento e independentemente de sua colocação na classificação final.

Portanto, está explícito que a participação no Prêmio Científico UNOESTE envolve a concordância expressa e anuência dos autores com a publicação do trabalho nas Revistas Colloquium. Entretanto, deve-se ressaltar que todos os trabalhos inscritos deverão ser individualmente avaliados pelas respectivas Comissões Editorias das Revistas, de modo a verificar se há o pleno atendimento às exigências para publicação nas mesmas.

Sendo assim, a inscrição do trabalho ‘per se’ não garante que o mesmo será aceito para publicação nestas Revistas científicas, mas a sua submissão implica que o(s) autor(es) declaram formalmente que o trabalho (ou partes do mesmo) ainda não foi (foram) publicado(s) e não está(ão) sendo considerado(s) para publicação em outro periódico científico.

Aceitação das condições

Ao efetivar a inscrição no Prêmio Científico UNOESTE os autores, coautores e orientador do trabalho estão, automaticamente, assumindo estar cientes e de acordo com este REGULAMENTO e todos os critérios nele apresentados.

Comissão do Prêmio Científico UNOESTE

Prof. Dr. Jair Rodrigues Garcia Junior
Profa. Dra. Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez
Prof. Dr. Antonio Fluminhan Junior
Prof. Dr. Gustavo Maia Souza

Download do Arquivo Download do documento (PDF)

 Unoeste