Inscrições: Normas e Instruções

Normas

Normas para inscrição no Encontro Anual de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENEPE 2014 da UNOESTE.

  1. As inscrições estão abertas a todos os interessados, bastando preencher o Formulário de Inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. (Valores do Investimento)
  2. Os inscritos receberão material do evento e terão direito ao certificado de participação (mediante pagamento). O certificado de participação será impresso pelo próprio participante, acessando-o com seu número de CPF, a partir do dia 31 de outubro.
  3. A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão. O prazo limite para o envio do trabalho é 19/08/2014. Ver as normas para cada tipo de trabalho.
  4. Para a inscrição do trabalho é obrigatório o preenchimento de Formulário de Inscrição no ENEPE e, depois, o Formulário para Inscrição de Trabalho, onde será inserido o trabalho a ser apresentado.
  5. Todos os trabalhos são avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 3 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO. No caso do trabalho não ser reformulado dentro do prazo, não será mais considerado para avaliação. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução da taxa de inscrição para nenhum dos coautores.
  6. O autor que encaminhar trabalho para apresentação no ENEPE automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical. Em caso de aprovação para apresentação, publicação nos Anais do evento ou nas Revistas Colloquium, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do mesmo. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente.
  7. Em trabalhos que contam com coautores, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição e estiverem presentes terão direito ao material do evento e certificado de participação.
  8. O recebimento do certificado de apresentação de trabalho (comunicação oral ou painel) está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
  9. Conforme os Regulamentos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROBIC e PEIC), Programa Institucional de Pós-Graduação (PPG) e Programa Institucional de Pesquisa Docente (PPD) da UNOESTE, os alunos de iniciação científica (PROBIC e PEIC), de pós-graduação (PPG) e docentes (PPD) da UNOESTE estão obrigados a apresentar seus trabalhos (na forma de comunicação oral ou painel).
  10. Os alunos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq/UNOESTE estão obrigados a apresentar seus trabalhos (na forma de comunicação oral) no III Simpósio de Iniciação Científica – SIC PIBIC/CNPq/UNOESTE que será realizado integrado ao XIX ENAPI no dia 22 de outubro.
  11. Haverá desconto especial no valor para as inscrições antecipadas (Valores do Investimento). A taxa de inscrição não será devolvida, mesmo com a desistência do interessado e independentemente da aprovação ou não do trabalho.
  12. O prazo para inscrição COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 19/08/2014. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 20/08/2014, caso contrário a inscrição do trabalho será automaticamente cancelada.
  13. O prazo para inscrição no evento SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 20/10/2014. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 21/10/2014.
  14. Neste ano, a programação do ENEPE incluirá minicursos. As informações sobre os temas, ministrantes, número de vagas, data, local e horário serão disponibilizadas na página do ENEPE. A inscrição será realizada APENAS PARA OS INSCRITOS NO ENEPE, no próprio dia, horário e local do minicurso, mediante o preenchimento dos dados (nome, CPF, núm. inscrição e assinatura) em lista específica. Os limites de vagas serão determinados pelo professor ministrante e disponibilidade de carteiras na sala. O certificado de participação no minicurso será impresso pelo próprio participante, acessando-o com seu número de CPF, a partir do dia 31 de outubro. A emissão do certificado será condicionada à inscrição no ENEPE, ao preenchimento dos dados e à presença no minicurso.

Instruções para elaboração de Resumo Simples

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Os resumos simples serão publicados nos Anais do ENEPE de acordo com as áreas.

O resumo simples caracteriza-se como uma descrição concisa do TRABALHO (já com resultados e conclusão) ou do PROJETO, em parágrafo único, devendo conter até 3000 caracteres com espaço.

No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto/trabalho deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA e o número do protocolo deve ser inserido no Formulário para Inscrição de trabalho. 

Serão aceitos QUATRO tipos de resumos simples:

(1) Resumo de trabalho de pesquisa, extensão ou ensino com RESULTADOS E CONCLUSÕES

Este tipo de resumo deve ser a opção, exclusivamente, para trabalhos que já foram realizados (ao menos parcialmente ou concluído), pois devem, obrigatoriamente apresentar resultados e conclusões.

Após aprovação pela Comissão Científica do evento, estes RESUMOS poderão ser apresentados na forma de painel ou comunicação oral (a opção deve ser escolhida quando do envio do resumo).

O texto do resumo de trabalho de pesquisa, extensão ou ensino deverá conter os itens abaixo:

(2) Resumo de PROJETO DE PESQUISA ou PROJETO EXTENSÃO

O projeto de PESQUISA, deve, obrigatoriamente, estar cadastrado na Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq) da UNOESTE ou em setores equivalentes de outras instituições. O projeto de

EXTENSÃO deve, obrigatoriamente, estar cadastrado na Coordenadoria de Ações Extensivas Gerais da UNOESTE ou em setores equivalentes de outras instituições.

Após aprovação pela Comissão Científica do evento, os RESUMOS DE PROJETOS deverão ser apresentados na forma de comunicação oral.

O texto do resumo de PROJETO de pesquisa ou projeto extensão deverá conter os itens abaixo:

(3) Resumo de RELATO DE EXPERIÊNCIA

O relato de experiência de atividade de ensino ou extensão desenvolvida (já realizada) caracteriza-se como uma descrição da atividade em parágrafo único, devendo conter até 3000 caracteres com espaços. Não são aceitos “projetos ou propostas” de experiências (ainda não realizadas). Após aprovação pela Comissão Científica do evento, resumos de relatos de experiências deverão ser apresentados na forma de comunicação oral.

O texto do relato de experiência deverá conter os itens abaixo:

(4) Resumo de RELATO DE CASO CLÍNICO

O relato de caso clínico caracteriza-se como uma descrição de aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Deve ser redigido em parágrafo único, descrevendo os aspectos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse, os quais devem estar suficientemente documentados. A extensão máxima é de 3000 caracteres com espaços. Não são aceitos “projetos ou propostas” de relatos clínicos (ainda não realizados). Após aprovação pela Comissão Científica do evento, resumos de relatos de casos clínicos deverão ser apresentados na forma de comunicação oral.

No caso de participação de seres humanos, deve ter havido avaliação e aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para divulgação dos dados. Essa informação deve constar na METODOLOGIA e o número do protocolo deve ser inserido no Formulário para Inscrição de Trabalho.
O texto do relato de caso clínico deverá conter os itens abaixo:

  • Título do caso clínico
  • Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no ENEPE para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho
  • Instituição de fomento do trabalho (se houver)
  • Introdução e objetivo
  • Descrição do caso (características, resultados de avaliações e exames, evolução)
  • Observações ou conclusões

 

Instruções para elaboração de Artigo Completo

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Na categoria de ARTIGOS COMPLETOS (6-8 páginas) serão aceitos apenas trabalhos de pesquisa com resultados e conclusões.

Os ARTIGOS COMPLETOS serão publicados em números especiais das revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae, de acordo com as áreas.

O ARTIGO COMPLETO deve conter o mínimo de 6 e o máximo de 8 páginas (tamanho A4, margens de 2 cm, fonte Arial 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no texto e 1,0 no título, na autoria, no resumo, no abstract, nas referências, nos títulos de figuras e de tabelas, quando for o caso), incluindo todos os itens de um artigo (ver abaixo). Não serão aceitos “projetos” e “revisões de literatura”. No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA e o número do protocolo deve ser inserido no Formulário para Inscrição de Trabalho. 

O texto do artigo completo deverá conter os itens abaixo:

  • Título do trabalho (com até 20 palavras) em português e inglês
  • Autores (nome e sobrenome). Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no ENEPE para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho
  • Afiliação (curso, departamento e universidade ou IES) aos quais os inscritos pertencem e e-mail apenas do primeiro autor. Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
  • Resumo (100 a 150 palavras) e palavras-chave (cinco)
  • Abstract (100 a 150 palavras) fiel ao resumo e keywords (cinco)
  • Introdução (mencionar o objetivo no último parágrafo)
  • Metodologia
  • Resultados (incluindo figuras e/ou tabelas, quando houver)
  • Discussão (deve ser separada dos resultados)
  • Conclusão
  • Referências (e citações. Consultar as normas de acordo com a área do trabalho)

Normas do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) para áreas de Ciências Biológicas e da Saúde
Normas da ABNT para áreas de Ciências Agrárias
Normas da ABNT para áreas de Ciências Exatas e Engenharias
Normas da ABNT para áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Os ARTIGOS COMPLETOS devem ser redigidos de forma concisa e clara, com uma breve introdução do tema de estudo, destacando-se, ao final, o objetivo do trabalho. A metodologia deve se ater às informações essenciais para o entendimento do trabalho. No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto DEVE ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação DEVE constar na METODOLOGIA e o número do protocolo deve ser inserido no Formulário para Inscrição de Trabalho. Maior destaque deve ser dado aos resultados e sua interpretação (discussão), finalizando o texto com uma conclusão.

O TÍTULO (em caixa alta e em negrito) e os nomes completos dos autores devem ser alinhados à esquerda. As informações sobre instituições, o e-mail do autor para correspondência e a agência financiadora do projeto (se houver) deverão estar localizados logo abaixo dos nomes dos autores, também alinhados à esquerda. Abaixo da identificação dos autores, deve ser colocado o Resumo (100 a 150 palavras) e cinco palavras-chave, seguidos pelo Abstract e keywords, que mais estejam relacionadas com o tema.

Deverá ser adotado o Sistema Internacional de Unidades e recomenda-se evitar o uso de abreviaturas. Os parágrafos devem receber alinhamento justificado, com recuo de 1,25 cm (tabulação) na primeira linha. Figuras e tabelas devem ser elaboradas, preferencialmente, em preto e branco e devem ser inseridas no item Resultados. Os títulos devem ser em fonte Arial 12 e colocados acima das tabelas e abaixo das figuras.

Conferir se consta na metodologia o protocolo de aprovação pelo CEP, CEUA ou CIBIo, no caso de trabalhos com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, respectivamente. Conferir o atendimento às normas da ABNT ou do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) para as citações e referências. Consultar as normas completas nas Revistas Colloquium (links acima), de acordo com a área do conhecimento.

Após aprovação pela Comissão Científica do evento, ARTIGOS COMPLETOS poderão ser apresentados na forma de painel ou comunicação oral (a opção deve ser escolhida quando do envio do resumo).

 

III Simpósio de Iniciação Científica – SIC PIBIC/CNPq/UNOESTE

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O III SIC PIBIC/CNPq/UNOESTE é realizado para a apresentação e avaliação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos acadêmicos de graduação bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, vinculados à UNOESTE. Os bolsistas e seus trabalhos devem estar inscritos no ENEPE para apresentação em uma sessão específica de comunicações orais. As apresentações serão avaliadas pelo Comitê Institucional do PIBIC UNOESTE e pelo Comitê Externo, constituído para avaliação do PIBIC UNOESTE.

Instruções para Comunicações Orais

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As sessões de comunicações orais serão realizadas no Bloco B2, no campus II da UNOESTE, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, nos horários das 10h15 as 12h30, das 16h30 as 18h30 e das 19h30 as 22h30. A data, o horário e a sala para apresentação de cada trabalho serão definidos e divulgados na página do ENEPE, na secretaria do evento e no local das sessões.

Será disponibilizado notebook ou PC com o software Power-Point e projetor multimídia em todas as salas de apresentação. É importante que o apresentador esteja na sala com antecedência de 20 minutos ao horário de início da sessão para copiar e testar sua apresentação.

A ordem de apresentação será determinada pelo coordenador da sessão e o tempo máximo para cada apresentação será de 15 minutos, incluindo cinco minutos para perguntas e discussões com a platéia.

Recomendamos que, no primeiro slide conste, além do título e nome do apresentador, também nomes dos co-autores, instituição e o tipo de trabalho (Ensino, Pesquisa, Extensão).

Solicitamos que os apresentadores portem seus crachás de identificação do ENEPE e que, inicialmente, informem para platéia sua condição de pesquisador (professor ou aluno) e a categoria do trabalho (Ensino, Pesquisa, Extensão).

Os certificados (inclusive dos coautores inscritos e que tenham efetuado o pagamento) serão entregues, pelo coordenador da sessão, ao apresentador, apenas ao final de todas as apresentações.

O recebimento do certificado de apresentação de comunicação oral está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.

Em caso de dúvidas, procure pela Secretaria do ENEPE.

Instruções para Apresentação de Painéis

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As sessões de painéis serão realizadas no Salão Limoeiro, no campus II da UNOESTE, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no horário das 13h30 as 16h00. Os painéis deverão ser afixados no dia 21/10 a partir das 10h00 e ser retirados no dia 23/10, após o final do último dia de apresentações, as 16h30.

A data, o horário e a localização para afixação e apresentação de cada trabalho serão definidos e divulgados na página do ENEPE, na secretaria do evento e no Salão Limoeiro.

Os autores deverão permanecer ao lado de seus painéis, para apresentação aos interessados, nos dias e horários definidos pela organização do evento. Os painéis serão visitados e avaliados por integrantes da Comissão Científica do evento, que também entregarão ao autor os certificados do trabalho (inclusive dos coautores inscritos e que tenham efetuado o pagamento).

O recebimento do certificado de apresentação de painel está CONDICIONADO À PRESENÇA DO AUTOR no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa estar presente, poderá ser substituído por um dos coautores.

Os painéis devem ser confeccionados em tamanho de 90 cm de largura e 110 cm de altura. O Título (fonte 54) deve ser destacado em negrito e os nomes dos autores (fonte 36) e a instituição de origem (fonte 36) devem vir logo abaixo do título. O texto é apresentado de forma resumida e deve conter: introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões (referências, se houver citações no texto). Os resultados devem ser apresentados preferencialmente na forma de tabelas, gráficos ou figuras, com seus respectivos títulos e legendas. Sugere-se distribuir o texto, tabelas e figuras em duas colunas e usar fonte 28 ou maior (Modelo de Painel).

Em caso de dúvidas, procure pela Secretaria do ENEPE.

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