English

Ensino » Bolsas de Estudo » FIES

A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) é conveniada ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que vale para os cursos de graduação oferecidos pela universidade – bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia. Trata-se de um programa do Ministério da Educação (MEC), destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições não gratuitas, conforme art. 2º, § 3º da Portaria Normativa nº 10, de 30/04/2010 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A concessão de financiamento na Unoeste, a partir do primeiro semestre de 2013, passa a ser sem limitador financeiro, ou seja, todos os interessados poderão ser contemplados desde que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pelo governo federal. Podem optar pelo Fies sem fiador, alunos matriculados nos cursos de bacharelado e superior de tecnologia que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos. No caso de alunos matriculados nos cursos de licenciatura, o Fies sem fiador pode ser feito independente da renda familiar.

Para solicitação do Fies, a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é obrigatória, aos estudantes concluintes a partir do ano letivo de 2010 – Portaria Normativa do MEC, nº 15 de 2011, art. 51.

Inscrições

A inscrição no Fies será efetuada exclusivamente na internet, pelo próprio estudante, por meio do Sistema Informativo do Fies http://sisfiesportal.mec.gov.br. Deve-se preencher e imprimir o formulário disponível nas páginas eletrônicas do MEC e do FNDE, anexando documentos pessoais, que deverão ser encaminhados, inicialmente, ao Setor de Atendimento ao Aluno (SAA), no Campus I, Bloco A, para as providências cabíveis.

Para mais esclarecimentos acesse o portal do Ministério da Educação:http://www.mec.gov.br , Lei nº 10.260, de 12 de Julho de 2001 – Portaria Normativa nº 10, de 30 de Abril de 2010 – ou no Setor de Atendimento ao Aluno (SAA), pelos telefones (18) 3229-1123 ou 3229-1144.

Transferência

  • Você conhece alguém que gostaria de fazer a transferência para a Unoeste e que tem o Fies e quer continuar com o financiamento? É possível sim! Procure a secretaria do curso na Unoeste para a verificação da parte acadêmica e o Setor de Atendimento ao Aluno para informações sobre o Fies.
  • Conhece alguém que pensa em se transferir e não tem o Fies, mas gostaria de tentar o financiamento na Unoeste? Avise que também é possível! Após fazer a transferência e a matrícula, pode fazer a inscrição para o Fies.