CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem é comemorado hoje

Auxiliares representam o maior número de funcionários do quadro do Hospital Regional de Presidente Prudente, com 438 colaboradores


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem é comemorado hoje
Profissionais atuam diretamente no atendimento à pacientes, supervisionados por enfermeiros




De 12 a 20 de maio comemora-se mundialmente a Semana de Enfermagem, que no Brasil foi instituída desde os anos 40. Dia 12, é o Dia do Enfermeiro, em alusão a data de nascimento da enfermeira de guerra Florence Nightingale. Já o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem é celebrado hoje (20), em referência a Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A enfermeira responsável pelo Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Regional de Presidente Prudente (HR), Silvia Oliveira, explica a diferença entre a atuação do enfermeiro e do auxiliar. Ela relata que entre outras atividades, o enfermeiro é responsável pelo planejamento das tarefas a serem executadas pelos auxiliares.

“Alguns cuidados são necessários à assistência do paciente, conforme o que foi prescrito pelo enfermeiro, que é o líder da assistência que dita funções a fim de participar e integrar a busca na qualidade e humanização dos cuidados. Já os auxiliares são profissionais que fazem parte do dia a dia do atendimento aos pacientes”, relata Oliveira.

Karina Gomes Ferreira Barros, enfermeira responsável pelo Grupo de Apoio à Saúde do Setor de Emergência e professora do Curso de Enfermagem da Unoeste, ressalta que para muitos profissionais que atuam na área, o amor ao trabalho e o ato de cuidar dos pacientes são fatores determinantes para continuar na área.

“Em todo país há cerca de 900 mil profissionais que atuam, sejam como enfermeiros, técnicos ou auxiliares. As diferenças de cargo fazem com que todos se unam em busca de possibilidades e trabalhos na área e acima de tudo, comprometidos com a saúde e o bem-estar humano”.

De acordo com a gerente de enfermagem do HR, Rosinês de Jesus Neves de Oliveira, hoje os auxiliares representam o maior número de funcionários do quadro do Hospital Regional de Presidente Prudente e somam 438 colaboradores.



Comissão de Ética de Enfermagem




Com intuito de divulgar o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e as demais normas disciplinares para o correto exercício profissional e ainda assessorar e orientar a Gerência de Enfermagem foi instituído em 2008, no antigo HU, hoje Hospital Regional de Presidente Prudente, a Comissão de Ética de Enfermagem.

A presidente do órgão, Silvia Oliveira, ressalta que a comissão é um órgão representativo do Coren (Conselho Regional de Enfermagem). “A nossa atuação limita-se ao exercício ético legal dos profissionais da Enfermagem nas áreas de assistência, ensino, pesquisa e administração e ainda visa averiguar denúncias ou fatos não éticos”, finaliza Oliveira.

Serviço – O contato do Comitê de Ética de Enfermagem é: cee@hu.unoeste.br

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem