CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fonoaudiologia mobiliza campus I no Dia Mundial da Voz

Ação alerta estudantes, docentes e comunidade sobre cuidados para evitar doenças


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Fonoaudiologia mobiliza campus I no Dia Mundial da Voz
Quem passou pelo local recebeu dicas e levou kit com água e maçã
Foto: Mariana Tavares Fonoaudiologia mobiliza campus I no Dia Mundial da Voz
Pessoas que apresentam alteração vocal terão tratamento gratuito
Foto: Mariana Tavares Fonoaudiologia mobiliza campus I no Dia Mundial da Voz
Alunos e professores celebram data com prestação de serviços


O Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira (16), foi lembrado pelo curso de Fonoaudiologia da Unoeste com ações no calçadão do campus I. A atividade, que teve início no período da tarde e se estendeu até às 22h, teve como principal objetivo alertar estudantes, docentes e a comunidade sobre os cuidados necessários para evitar doenças que comprometem a fala.

Uma tenda foi montada ao lado do teatro de arena. Além das orientações, os acadêmicos entregaram gibis da campanha e folders elaborados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Triagens também foram realizadas, por meio de aplicação de questionário e avaliação feita com acompanhamento de docentes. As pessoas que apresentaram alterações foram encaminhadas à Clínica Escola de Fonoaudiologia e ao Setor de Otorrinolaringologia.

Conforme a coordenadora de Fonoaudiologia, Maria Cristina Alves Corazza, a receptividade foi excelente. “Pela primeira vez promovemos essa mobilização na instituição e o resultado foi surpreendente, principalmente no período noturno, já que muitos cursos são da licenciatura. As pessoas se interessaram e procuraram orientações”. Ela destaca que a proposta de ações como essa é apresentar recursos viáveis para preservar a qualidade da voz, bem como estimular o diagnóstico precoce. “Temos grande número de fumantes, sendo este um público que deve estar mais atento às patologias”, salienta.

Quem passou pela tenda ganhou o kit Saúde Vocal, composto por maçã e água. No telão foram exibidos vídeos sobre fisiologia da respiração e da voz, patologias, e o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apoia a campanha do Dia Mundial da Voz. Cristina aponta o caso de Lula como um bom exemplo do diagnóstico precoce de câncer de laringe, isso porque, em razão do tratamento imediato, ela já apresenta bons resultados no quadro clínico. No vídeo, o ex-presidente fala da importância do trabalho fonoaudiólogo para sua reabilitação.

A ação foi encerrada com show do cantor de samba rock Gabriel Cabral Florentino. Por ter a consciência da importância dos cuidados com a voz, aderiu à mobilização. “Meu trabalho depende da voz, por isso sei que devo cuidar”, frisa. Com sete anos de carreira, ele conta que já fez fonoaudiologia e técnica vocal. Antes dos shows, evita bebidas geladas, faz exercícios fonoaudiólogos e tem costume de ingerir bastante água. “Todo profissional que utiliza muito a voz precisa fazer aquecimento e também o desaquecimento”.

A aluna do 8º termo de Fonoaudiologia Natalia Ferreira Lopes percebeu, durante a abordagem, que poucas pessoas sabem como prevenir doenças relacionadas à voz. “Existem exercícios vocais que já podem evitar futuros problemas”, aponta. “Com a ação, também podemos divulgar o trabalho realizado na Clínica Escola com a terapia de voz”, acrescenta Natalia.

Para quem recebeu as dicas dos futuros fonoaudiólogos, a partir de agora sabe como se cuidar. Gabriel Rian Thomaz dos Santos, do 3º termo do bacharelado em Química, aproveitou o kit Saúde Vocal e colocou em prática os ensinamentos. “Apendi muitas coisas. Podemos nos cuidar com práticas simples, como comer maçã e beber água”, finaliza.

O evento teve o apoio da Assessoria de Eventos Acadêmicos e Científicos da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem