CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos de todos os anos da Medicina fazem teste de progresso

Prova envolve seis áreas e ajuda a aprimorar o curso, além de ser requisito de ingresso em residências


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Alunos de todos os anos da Medicina fazem teste de progresso
Exame, realizado anualmente, é indicado pelo Ministério da Educação


A Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste promoveu mais um Teste de Progresso Unificado (TPU) para alunos do 1º ao 6º ano. Com 120 questões de múltipla escolha, duração de até quatro horas, a prova abrange conhecimento básico, medicina preventiva e social, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica cirúrgica, medicina legal e ética médica. O objetivo principal do TPU é aprimorar cada vez mais a qualidade da graduação com base nos resultados dos conhecimentos acadêmicos observados, além de ser um dos requisitos de pontuação cada vez mais exigidos para ingresso em programas de residência.

O TPU é o mesmo seja para quem está no 1º ou no último ano e realizado em inúmeras faculdades e, no caso da Famepp, com mais cinco instituições. Não há finalidade de classificar os alunos, tanto que os resultados individuais são passados somente aos próprios estudantes. “Para o acadêmico, o teste funciona como autoavaliação, ver como está o desempenho dele. Para a Unoeste, é um instrumento para detectar fragilidades e fortalezas, saber em que áreas os alunos estão melhor e em quais precisam de mais apoio”, fala a professora Gisela Nunes Gea, coordenadora do Núcleo de Avaliação da Famepp.

O Teste de Progresso é uma ferramenta bastante útil, inclusive recomendada pelo Ministério da Educação (MEC), como salienta o coordenador geral do curso de Medicina da Unoeste, Michel Jorge Cecílio, porque “trata-se de uma avaliação de caráter longitudinal e externo, já que as questões são elaboradas em conjunto por docentes das faculdades participantes, e que permite ao aluno ter ciência do quanto está agregando conhecimento no transcorrer do curso, assim como se posicionar no rendimento médio tanto dos alunos da sua própria faculdade como das demais, ou seja, se constitui em um grande referencial”. Ainda de acordo com o médico, possíveis déficits encontrados serão pontuados e a instituição buscará correções ao articular soluções junto ao corpo docente.

Karina Cardoso Mello Roberto, 26, do 6º termo da Famepp, e Roberto Ferreira Capistano, 31, do 10º, fizeram o TPU em outras oportunidades e também ontem (8). Eles são favoráveis à avaliação anual e apontam os pontos positivos dela. “É uma forma de saber se estamos absorvendo o que está sendo passado pelos professores durante o andamento do curso e analisar quais são nossas dificuldades para, então, poder estudar ainda mais”, declara Karina. “A importância do TPU é muito grande para verificar o autoconhecimento e balancear o que vemos na faculdade, dentro da grade curricular, com o que propõe o teste”, completa Capistano.

Gabarito e resultado – Está previsto que o gabarito comentado seja publicado entre sete e dez dias, com a divulgação de todas as questões do TPU acompanhadas das respectivas referências bibliográficas. O resultado oficial sai em aproximadamente 30 dias, mostrando ao aluno o rendimento obtido por ele e qual foi o desenvolvimento que teve em relação a exames anteriores, uma vez que na Unoeste a prova é feita desde 2011, inicialmente como Teste de Progresso Individual (TPI).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem