CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enfermagem apresenta projeto de extensão na Argentina

Laboratório de Prática Simulada Interdisciplinar é mostrado em seminário


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Enfermagem apresenta projeto de extensão na Argentina
Diane Barrionuevo (última à direita) apresenta projeto em Buenos Aires
Foto: Cedida Enfermagem apresenta projeto de extensão na Argentina
Diane com Eliane Fiorini, Roseli Mann (ambas de ESF de Curitiba) e Eduardo
Foto: Cedida Enfermagem apresenta projeto de extensão na Argentina
Enfermeira Lêda Albuquerque, do município de Curitiba, entre professores


Os professores Diane de Vasconcelos Barrionuevo e Eduardo Fuzetto Cazanãs, do curso de Enfermagem da Unoeste, participam, nesta semana, do 14º Seminário Internacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições, em Porto Alegre (RS). Diane também foi à fase internacional, em Buenos Aires (Argentina), onde apresentou o projeto de extensão Laboratório de Prática Simulada Interdisciplinar, cujo eixo norteador é o cuidado integral.

Levar o nome da universidade a um evento deste porte é de suma importância para apresentar o curso de Enfermagem, bem como para trazer ideias que aprimorem o ensino/aprendizagem. “As discussões no seminário foram muito intensas e neste ano estavam atreladas entre integralidade e apoio institucional. Esta etapa do seminário contribuiu bastante para que possamos abordar com maior apropriação a temática na graduação e pós-graduação”, fala o professor.

Na semana anterior, Cazanãs e Diane também estiveram em busca de mais conhecimento para trazer aos estudantes da Unoeste. Foram à Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (PR) para conhecer melhor a Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (Cipesc) “e fortalecer a utilização desta valiosa ferramenta”, como explica o professor. Como continuidade, na mesma cidade conheceram uma Estratégia Saúde da Família (ESF) para verificar o que enfermeiras pensam sobre a Cipesc. “Seguindo o raciocínio delas, há necessidade de processos educacionais para avanço nas práticas da enfermagem e na potencialização da utilização da classificação internacional”, pontua Cazanãs.

O professor também esteve no primeiro e único hospital do idoso do Brasil, o Zilda Arns, em Curitiba, para discutir metodologias pedagógicas e viabilizar um campo a mais de estágio para os alunos da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, ofertado pela Unoeste e pelo Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente. “A partir da minha experiência enquanto profissional da saúde pública e atualmente docente, fiquei impressionado com a estrutura e organização do cuidado que este hospital oferece”, finaliza Cazanãs.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem