CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudos em reprodução animal são apresentados em congresso

Em forma de painéis, pesquisas são levadas ao Simpósio Internacional de Biologia da Reprodução, em Campinas (SP)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudos em reprodução animal são apresentados em congresso
Dr. Marcelo Chacur ao lado de um dos painéis do evento
Foto: Cedida Estudos em reprodução animal são apresentados em congresso
Estudantes Felipe Ruediger, Camila Dutra e Isamara Andrade


Entre várias universidades públicas e poucas particulares, a Unoeste se fez representar no 5º Simpósio Internacional de Biologia da Reprodução. Foram apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas nos últimos três anos, sobre estudos realizados no Programa de Mestrado em Ciência Animal, com o envolvimento de pesquisadores e estudantes da pós-graduação stricto sensu e da graduação em iniciação científica. As orientações tiveram caráter interinstitucional, inserindo professores da Unesp em Presidente Prudente.  

Nesta quinta-feira (16), ao encaminhar o relatório sobre a participação no congresso em Campinas (SP), realizado de 8 a 11 deste mês, o Dr. Marcelo George Mungai Chacur pontuou ao pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, ter sido de grande importância ao programa e à universidade o envolvimento no evento internacional, especialmente pela oportunidade dos estudantes apresentarem os resultados dos estudos e assistirem palestras de pesquisadores dos Estados Unidos, Austrália, Suécia, Dinamarca e Noruega.

“Merece destaque o fato de difundir pesquisas desenvolvidas na Unoeste, em parceria com a Unesp, em evento de envergadura internacional. Levamos os resultados de três estudos publicados na revista Animal Reproduction que, por ser on-line, disponibiliza os trabalhos à comunidade científica internacional. Para os estudantes da graduação e da pós, ir ao simpósio representou amadurecimento científico”, diz Chacur na condição de orientador dos estudos, que envolveu os pesquisadores Vagner Camarini Alves, Luciana Guaberto e Rogério Giuffrida, da Unoeste; e Alcides Ramos e Eunice Oba, da Unesp.

O painel resultante do estudo “Termografia Escrotal por Infravermelho em Touros Nelore”, envolveu, além de Chacur e Ramos, os seguintes estudantes: Camila Dutra Souza, Júnia Cartocci, Felipe Ruediger (doutorando), Isamara Andrade e Guilherme Bastos. No painel “Refrigeração de Sêmen com Diluente à Base de Leite, Glicenogema e Glicenagema Modificado em Touros Nelore” estiveram envolvidos Chacur, Giuffrida, Isamara, Camila, Júnia e Felipe.

O painel “Influência das Épocas do Ano na Morfometria Testicular, Características do Sêmen em Proteínas do Plasma Seminal por SDS-PAGE em Zebus e Taurinos” resultou das autorias de Chacur, Luciana, Camarini, Ramos, Eunice, Lucas Tavares, Juliana Reis e Klisman Sanches. O simpósio, realizado pelo Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, que também edita a revista Animal Reproduction, contou com cerca de 400 participantes de várias regiões do Brasil.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem