CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Faculdade de Agrárias recebe inscrições para o 4º Simcapp

Simpósio de Ciências Agrárias da Unoeste oferece programação diversificada com palestras, minicursos, fórum e dia de campo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Faculdade de Agrárias recebe inscrições para o 4º Simcapp
Abertura oficial do evento será no espaço Solarium
Foto: Gabriela Oliveira Faculdade de Agrárias recebe inscrições para o 4º Simcapp
3ª edição do Fórum de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) ocorrerá durante a realização do Simcapp 2014


Estão abertas as inscrições para o 4º Simpósio de Ciências Agrárias de Presidente Prudente (Simcapp) da Unoeste. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site da universidade no link do evento no espaço Mural. A iniciativa, que será realizada entre os dias 3 e 7 de novembro, oferece aos profissionais e acadêmicos de Agronomia, Agronegócio, Medicina Veterinária, Produção Sucroalcooleira e Zootecnia, uma programação diversificada com minicursos, palestras, fórum e dia de campo.
 
A presidente da comissão organizadora do Simcapp e diretora de Veterinária, Glaucia Prada Kanashiro, revela que essa edição conta com uma abertura diferenciada. “Ao contrário dos outros anos, programamos um show de humor para marcar o início das atividades. A apresentação ocorrerá na segunda-feira (3), às 19h30, no espaço Solarium do campus II, e será feita pelo humorista da Praça é Nossa, Matheus Ceará”. Ela pontua que a terça (4) será destinada para o desenvolvimento dos minicursos. “Na quarta (5) e quinta-feira (6) profissionais da Unoeste e de outras instituições ministrarão palestras sobre diversas abordagens”.
 
Para os alunos de Agronomia são destacadas as palestras “Estratégias para o aumento de matéria orgânica em solos arenosos”, apresentado por Letícia Beatriz dos Santos, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), e “Fundamentos da nutrição mineral de plantas: absorção, transporte e redistribuição”, tema conduzido por José Lavres Junior, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo.
 
Dentre as atividades voltadas para os acadêmicos de Zootecnia estão o minicurso de acasalamento em matrizes nelore, desenvolvido pelo egresso da graduação na universidade Pedro Araújo, e a palestra “Enriquecimento de produtos de origem animal através da nutrição e os efeitos na saúde humana”, explanado por Lisia Bertonha Correa da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP).
 
Em relação às ações direcionadas para os futuros veterinários, Glaucia destaca os temas “Médico veterinário ou empreendedor?” ministrado pela veterinária autônoma Fernanda Smith e “Obesidade: como diagnosticar e tratar clinicamente”, desenvolvido por Miriam Caramico de São Paulo (SP).
 
Sobre a importância do Simcapp, a presidente da comissão organizadora lembra que os assuntos propostos atendem as características da região do oeste paulista, que é voltada para o agronegócio, criação de animais de produção e agricultura familiar. “Nesse evento, profissionais e acadêmicos têm a oportunidade de adquirir uma complementação relevante para suas respectivas áreas. Além disso, a iniciativa possibilita uma integração ímpar entre as diversas graduações de agrárias e os palestrantes de outras instituições”. Ela acrescenta, ainda, que o Dia de Campo marca o encerramento do evento, na sexta-feira (7), no Centro Zootécnico do campus II.
 
Serviço – Mais informações sobre a programação e os valores do Simcapp no site da Unoeste.
 
Fórum iLPF – Em paralelo às atividades do simpósio ocorrerá na quinta-feira (6), no espaço Solarium, a partir das 14h, a 3ª edição do Fórum de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). O professor Edemar Moro comenta que essa iniciativa é gratuita e, além dos universitários, também é voltada para os produtores de Presidente Prudente e região. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (18) 3229-3213.
 
Ele estima que o evento reúna cerca de 500 participantes. “O foco desse ano é o pequeno produtor e, por isso, elaboramos uma programação que terá a apresentação de profissionais da Coordenadora de Assistência Técnica do Estado de São Paulo (Cati) para falar dos seguintes tópicos: Silvipastroril – rentabilidade com bem-estar animal e Linhas de crédito para o pequeno produtor, além de depoimentos sobre a iLP para a pecuária de corte e para a pecuária de leite”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem