CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Festival de arte e cultura tem início na Unoeste

3º Unoarte, promovido pelos cursos de Artes Visuais e Música, teve entre as atrações de abertura a apresentação “A Era do Rádio”


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Festival de arte e cultura tem início na Unoeste
Carmem Miranda, rainha do rádio teve destaque no musical
Foto: Gabriela Oliveira Festival de arte e cultura tem início na Unoeste
Alunos da licenciatura em Música integraram o espetáculo
Foto: Gabriela Oliveira Festival de arte e cultura tem início na Unoeste
Intervenção de arte pública Entre Verdes "Sem Gaiolas” foi desenvolvida pelos alunos de Artes Visuais


Teve início na noite desta segunda-feira (6), o 3º Festival de Arte e Cultura da Unoeste (Unoarte). O evento, promovido pelas licenciaturas em Artes Visuais e Música da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp), teve na abertura oficial a apresentação do espetáculo cênico musical "A Era do Rádio", no teatro César Cava, campus I.

Com atividades programadas até sexta-feira (10), a iniciativa disponibiliza ações que contemplam os acadêmicos das duas áreas. A coordenadora de Artes Visuais, Zenilda Alexandre Pasquini, comenta que associando as duas linguagens, a graduação realizará a palestra “Pausa para Pintura”, na quinta-feira (9), ministrada pela artista plástica de São Paulo, capital, Fátima Junqueira e a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

“Foi desenvolvida para esta edição do Unoarte, a intervenção de arte pública Entre Verdes ‘Sem Gaiolas’. Focada na preservação dos pássaros, que é uma grande riqueza no nosso país, os alunos do curso se envolveram na criação, estudo das harmonias cromáticas, execução e montagem do projeto exposto em duas árvores no calçadão da rua José Bongiovani, em frente ao bloco A, no campus I”, conta Zenilda.

Tiago Bueno está no 4º termo de Artes Visuais e participa do festival. “A iniciativa é muito significativa, pois tenho a oportunidade de conhecer um pouco sobre a música, algo que também desperta meu interesse. Penso em adquirir novas informações, contribuindo para minha formação”. Ele ressalta que auxiliou na concretização do projeto Entre Verdes. “Ajudei na produção das aves nativas da Amazônia, o que foi satisfatório e enriqueceu o meu embasamento”.

Em relação às atividades propostas pela graduação em Música, o professor da licenciatura e integrante da comissão organizadora, André Luiz Gonçalves de Oliveira, destaca que além das apresentações musicais serão ofertadas duas palestras. “Uma atividade será conduzida pela pesquisadora Vânia Prestes, que vem do Rio de Janeiro [Ceat] falar sobre educação musical e a outra pela docente Sheila Regiane Franceschini [Unoeste], que abordará a musicalização para bebês”.

Sobre o trabalho em conjunto, em prol da idealização do Unoarte, o docente diz que o pensamento interligado faz muita diferença. “A arte contemporânea é integrada, então faz todo o sentido do ponto de vista educacional e artístico, desenvolver ações que fortalecem a interdisciplinaridade”.

A Era do Rádio – O 3º Unoarte foi iniciado com a apresentação do espetáculo cênico musical que retratou a história do rádio, a partir da década de 20. Sob a orientação do diretor de teatro Denilson Biguetti e das professoras Kátia Calil e Luciana Carolina Fernandes de Faria, os estudantes de Música cantaram e encenaram os principais músicos, cantores e radioatores da época, além de jingles e marchinhas que marcaram a época.

Biguetti, que já dirigiu outras iniciativas na graduação, conta que esse tipo de atividade traz muitos benefícios aos futuros educadores. “Os alunos são verdadeiros artistas e possuem um potencial incrível. O meu papel foi revelar para eles a capacidade que possuem, fazendo com que compreendessem o porquê cantam e quais imagens constroem quando interpretam cada canção. Outro aspecto interessante é que quando se soltam, conseguem se relacionar principalmente com a plateia”.

O acadêmico do 1º termo de Música, Hugo Leonardo dos Santos Cardoso, integrou o grupo responsável pela interpretação de marchinhas de carnaval como “Ô Abre Alas” e “Jardineira”. Segundo ele, uma experiência gratificante. “Tivemos todos os cuidados com a caracterização, roupas, mudamos o jeito de nos portar e cantamos com as características da época. Como sempre quis fazer música, foi uma vivência inesquecível”.

Serviço – Mais informações sobre o 3º Unoarte acesse o link do evento no espaço “Mural” do site da universidade.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem