CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fisioterapia conquista bolsa da Fapesp com estudo inédito

Pesquisa terá exames gratuitos para pacientes obesos portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Fisioterapia conquista bolsa da Fapesp com estudo inédito
Teste de espirometria será realizado na Clínica de Fisioterapia da Unoeste
Foto: Gabriela Oliveira Fisioterapia conquista bolsa da Fapesp com estudo inédito
Francis e Pissulin são os docentes envolvidos no trabalho que tem a participação da acadêmica Maiara


Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) será a terceira principal causa de mortes em 2020. Essa constatação é um dos motivos que levaram o curso de Fisioterapia da Unoeste a desenvolver um projeto inédito que pretende avaliar se pessoas obesas, diagnosticadas com a doença, possuem alterações no sono, uma vez que essas mudanças associadas podem piorar ainda mais a qualidade de vida e a capacidade de realizar as atividades diárias como tomar banho e caminhar. Por conta da relevância da iniciativa, a graduação conquistou pela primeira vez o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
 
Francis Lopes Pacagnelli é a professora responsável pela orientação do estudo intitulado “Avaliação da Qualidade de Vida e Capacidade Funcional em Obesos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) associada à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)”, que será desenvolvido pela acadêmica do 4º termo da graduação, Maiara Almeida Aldá. “Pretendemos comprovar se essa relação intensifica os sinais e sintomas da DPOC e, caso os resultados sejam positivos, teremos um novo norte para a programação de tratamentos associados às duas patologias”, explica. Ela revela ainda que essa pesquisa de iniciação científica é derivada do projeto de doutorado em Bases Gerais da Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu (SP), do professor do curso de Fisioterapia da Unoeste, Flávio Danilo Mungo Pissulin.
 
O docente comenta que o seu objetivo é verificar a prevalência da apneia do sono em indivíduos portadores da DPOC com obesidade e, por isso, será responsável pela condução dos testes práticos. “Por meio de voluntários portadores dessa doença, faremos gratuitamente exames de polissonografia e espirometria. Além disso, a aluna Maiara estará incumbida de fazer as avaliações funcionais e de qualidade de vida”. Em relação ao desenvolvimento interinstitucional da iniciativa, ele salienta que essa postura é fundamental para o fortalecimento e avanço da pesquisa. “Espero ampliar a minha experiência na área científica e contribuir com o bem-estar da população”.
 
Sobre o envolvimento da acadêmica no projeto, que resultou na conquista inédita da bolsa Fapesp nesta graduação, a professora Francis lembra que desde o 1º termo, os alunos são incentivados a participar de pesquisas. “Acredito que o aval positivo de um órgão fomentador tão importante motiva outros estudantes. Também é positivo o enriquecimento acadêmico e profissional”.
 
Maiara conta que sempre gostou da área científica. “Estou muito satisfeita em desenvolver esse estudo, que me proporcionará experiências práticas significativas em um setor que me interessa que é o de pneumologia”.
 
Voluntários – Pissulin declara que a concretização do projeto depende da realização dos testes. “Os exames envolvidos nessa iniciativa serão feitos gratuitamente. Vale destacar que um deles, denominado polissonografia é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) somente na cidade de São Paulo. As pessoas obesas com DPOC, que apresentam alterações no sono e querem saber se possuem a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), podem procurar o serviço na Unoeste”.
 
Mais informações – Interessados podem entrar em contato com a Clínica de Fisioterapia da Unoeste pelo telefone (18) 3229-1086.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem