CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Formação da identidade profissional é tema de debate

Na primeira palestra da 5ª Jornada de Comunicação, alunos e professores questionam como aliar tecnologia ao perfil dos jovens na formação de publicitários e jornalistas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Taíne Correa Formação da identidade profissional é tema de debate
O publicitário Alex Sandro Natsume foi um debatedores da primeira noite


Reunidos no auditório Azaleia, no campus II da Unoeste, profissionais das áreas de publicidade, jornalismo e administração, além de alunos, discutiram na noite dessa segunda-feira (6) a preparação para o mercado de trabalho dentro do contexto digital do mundo contemporâneo.

O debate “Coaching e a Construção da Identidade profissional”, promovido pela Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste, na primeira noite da 5ª Jornada de Comunicação, trabalhou justamente a premissa de que o mundo está cada vez mais digital e conectado, além de uma certeza: gerações que precisam ainda compreender a internet e outras já nascidas no ambiente on-line aprendem juntas a lidar com a evolução tecnológica e consequente influência no cotidiano das pessoas.

Alex Sandro Roberto Natsume, graduado em Publicidade em 2001 pela Facopp e ex-professor da instituição, foi um dos convidados da noite. Há três anos ele estuda os conceitos e aplicações do coaching, termo que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 para definir um profissional que muito mais ouve do que fala, em uma metodologia que libera o potencial do cliente ao traçar um plano de desenvolvimento de futuro. Ou seja, ser o técnico da vida profissional de alguém. Para ele, a habilidade de executar diversas atividades simultaneamente é falsa. Nenhuma das tarefas é bem feita. "Nossa vida não pode depender do on-line. Muitas vezes, há a necessidade de uma reorganização total na vida profissional e pessoal".

No campo profissional e de construção de identidades profissionais, ele ressaltou que a principal preocupação das empresas e dos profissionais em todas as áreas é “antever o resultado da junção das gerações nascidas digitais com as mais velhas”.

O debate foi mediado pela publicitária, especialista em Administração de Negócios e Marketing e docente da Facopp, Marcela Marino. Ela destacou que além do âmbito acadêmico a união de alguns aspectos é essencial para formar profissionais capacitados. Neste sentido, ela questionou: “Como gerir o foco nos estudantes que muitas vezes têm duvidas quanto a escolha profissional?”.

Também presente no debate, Gerson Joaquim da Silva, mestre em Educação pela Unoeste e pesquisador com ênfase em psicologia corporativa, ressaltou a importância do autoconhecimento para percorrer um bom caminho. Segundo o professor, quando o estudante entra motivado a ser publicitário ou jornalista sairá da faculdade como tal. No entanto, algumas características são cruciais no perfil profissional: espírito empreendedor, empatia, emocional equilibrado e concentração das energias na produtividade no lugar de superficialidades. "Quando entram na graduação os jovens têm seus talentos e habilidades potencializados, não adquiridos. Por isso o comprometimento é bem avaliado em uma seletiva de empregos.”

Um dos caminhos apontados por Natsume, neste sentido, é também avaliar o equilíbrio entre o amor pela profissão e a razão, além de saber o nível de satisfação que essa escolha oferece. "Não dá para trabalhar só por dinheiro. Não tenha medo de se arriscar em desafios que lhe deem prazer", orientou.

Serviço - A 5ª Jornada de Comunicação da Facopp visa complementar a formação dos alunos. Nesta terça-feira (7) haverá uma mesa-redonda sobreO Uso da Fotografia nas Redes Sociais”, também no auditório Azaleia, Piso 2 do Bloco B3, no campus II, a partir das 19h30. Na quarta-feira (8), discentes de todos os termos da Facopp apresentarão na 4ª Mostra Acadêmica os melhores trabalhos previstos na grade curricular ou como projetos de extensão. São vídeos, fotografias, jornais e revistas desenvolvidos no último semestre.
 
Por Thamires Ferreira, da Assessoria de Imprensa Facopp

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem