CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fórum aborda assistência farmacêutica humanizada

Tema foi tratado durante o 9º Fórum de Saúde e Humanização no SUS e integra a programação do 12º Enaext


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Fórum aborda assistência farmacêutica humanizada
Dra. Kátia Sobires, coordenadora da assistência farmacêutica de Prudente, ministrou a palestra “Liderança humanizada na gestão da saúde e educação”
Foto: Gabriela Oliveira Fórum aborda assistência farmacêutica humanizada
Evento realizado no auditório Jasmim do campus I reuniu acadêmicos e docentes dos cursos de saúde
Foto: Gabriela Oliveira Fórum aborda assistência farmacêutica humanizada
Rosilene Martins Viel acompanhada pela palestrante do fórum


“A atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser feita com pessoas e não com tecnologia”, afirma a Dra. Kátia Sobires, coordenadora da assistência farmacêutica de Presidente Prudente. O assunto foi um dos pontos abordados na palestra “Liderança humanizada na gestão da saúde e educação”, ministrada no 9º Fórum de Saúde e Humanização no SUS, realizado na manhã desta quinta-feira (23), no auditório Jasmim do campus I. A iniciativa integra a programação do 12º Encontro Anual de Extensão (Enaext) que está inserido no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste.

Kátia relatou que, atualmente, o município de Prudente capacita os seus profissionais para a realização de uma assistência farmacêutica acolhedora. “Quando falamos de liderança humanizada, temos que olhar para trabalhadores dessa área, para que eles se sintam incentivados a ouvir e a cuidar do paciente. Para se ter uma ideia, nós orientamos que essas pessoas tenham um contato maior com os usuários do sistema e, desse modo, alcancem um dos princípios do SUS que é a resolutividade, ou seja, a capacidade de dar uma solução aos problemas de forma adequada, no local mais próximo de sua residência ou encaminhando-o para o local que suas necessidades possam ser atendidas, conforme o nível de complexidade”, explica.

Ela comenta que os resultados constatados na cidade, por meio das ações humanizadas, são positivos. “A partir do momento que você olha o paciente de maneira individualizada, compartilhando com ele a responsabilidade do tratamento, percebe-se uma melhoria significativa na condição de saúde desse usuário”. Destaca, ainda, que trazer essa discussão para o ambiente acadêmico é relevante. “Momentos como esse trazem uma visão diferenciada sobre o serviço público, que vai ser um grande empregador desses futuros profissionais”.

A coordenadora da saúde da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, Rosilene Martins Viel, é uma das organizadoras do Fórum de Saúde Humanização do SUS. “O foco desse evento é trazer para a universidade novas políticas que humanizem realmente o serviço público no Sistema Único de Saúde. Sendo assim, trazemos informações pertinentes aos futuros profissionais da área, para que se conscientizem sobre as formas de lidar melhor com o paciente que encontrarão no exercício profissional”.

Para Angélica Bologna Raposo, do 4º termo de Fisioterapia da instituição, a abordagem feita por Kátia foi pertinente. “Muitas pessoas dependem do SUS e, por isso, acho importante estar por dentro desse assunto que tem uma relação com a minha futura atuação”. Ela salienta que participou durante a semana de outras atividades oferecidas pelo Enepe 2014. “Tive a oportunidade de complementar o meu embasamento sobre diferentes temas por meio de palestrantes conceituados. Sem dúvida, toda essa bagagem contribuirá tanto no aspecto pessoal como profissional”, conclui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem