CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Integração Lavoura-Pecuária é indicada para solos arenosos

Sistema produtivo já é aplicado no Oeste Paulista e foi observado pelos participantes do Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Integração Lavoura-Pecuária é indicada para solos arenosos
Participantes do simpósio conheceram áreas de pastagem de inverno com o cultivo de culturas diversificadas
Foto: Gabriela Oliveira Integração Lavoura-Pecuária é indicada para solos arenosos
Acadêmicos de Agronomia aproveitaram a visita técnica para sanar dúvidas com o professor Edemar Moro
Foto: Gabriela Oliveira Integração Lavoura-Pecuária é indicada para solos arenosos
Juliano Silva explica que a fazenda adotou a ILP como sistema agrícola que subsidia a principal atividade, a pecuária


Os solos arenosos estão em todas as regiões do Brasil, totalizando cerca de 50 milhões de hectares. Para se ter uma ideia, só no Oeste Paulista está concentrada uma área de 1,5 milhão de hectares. Com deficiências químicas, físicas e biológicas, esse tipo de solo pode se tornar produtivo se manejado corretamente. Uma das principais alternativas para esse uso é por meio da Integração Lavoura-Pecuária (ILP). A fazenda Campina, localizada em Presidente Venceslau (SP) adotou esse sistema. E com a assistência tecnológica do curso de Agronomia da Unoeste, os resultados da integração já podem ser constatados. Os benefícios gerados pela ILP puderam ser visualizados nesta sexta-feira (3), por parte dos integrantes do Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA).

“Incialmente apresentei tópicos sobre o processo de implantação da Integração Lavoura-Pecuária, como os projetos e ações que desenvolvemos até hoje. Após essa conversa, os participantes viram em campo como a agricultura tornou-se um subsídio para a pecuária, que é a nossa principal atividade”, explica o zootecnista e responsável técnico pela propriedade, Juliano Roberto da Silva. Segundo ele, foram observadas áreas distintas com pastagens de inverno onde foram plantadas culturas como soja, milho e aveia. “Esses cultivos melhoraram o perfil do solo e geraram uma rentabilidade maior”. É importante dizer que a Unoeste possui um papel fundamental nesse processo, pois é difusora de conhecimento. “Além do apoio dos docentes, recebemos aqui alunos da graduação que têm a oportunidade de nos auxiliar e, também, aprimorar os seus embasamentos”.

O pesquisador da Embrapa Cerrados, João Kluthcouski, também esteve presente na atividade. “É fundamental que toda a tecnologia que possuímos hoje seja transferida para o campo, mostrando aos produtores os caminhos da sustentabilidade – que não é só financeira, mas também ambiental e agronômica. O que vimos aqui hoje é um processo de produção altamente sustentável, denominado ILP”, diz. Em relação à função da Unoeste, ele salienta que é gratificante constatar que recuperar áreas degradadas está sendo algo abraçado pela universidade. “Tenho certeza que ações promovidas pela instituição, como esse simpósio, dias de campo e assistências técnicas, podem transformar os solos da região Oeste Paulista em áreas altamente produtivas”.

Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA) – Iniciado na quarta-feira (1º), o evento terminou nesta sexta (3) com visitas técnicas à Fazenda Campina e à Fazenda Experimental da Unoeste, localizada em Presidente Bernardes (SP). “Neste segundo local, os participantes conheceram os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela graduação e pós-graduação em Agronomia que contribuem para construções física, química e biológica dos solos arenosos”, comenta Edemar Moro, docente da universidade e integrante da organização do simpósio.

Ele acredita, ainda, que as pessoas que participaram dessa iniciativa, inédita no Brasil, adquiriram um novo olhar a respeito dos solos arenosos. “Todos os públicos que integraram as atividades foram beneficiados, sejam os alunos com a aquisição de novas informações, os produtores conhecendo alternativas para a otimização da produção, e os pesquisadores com a divulgação de pesquisas e tecnologias”, conclui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem