CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jornada fala sobre envelhecimento saudável e com beleza

Curso de Estética e Cosmética faz semana especial com atividades no teatro César Cava


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Jornada fala sobre envelhecimento saudável e com beleza
Idosos da Vila da Fraternidade de Prudente acompanham palestras
Foto: Matheus Teixeira Jornada fala sobre envelhecimento saudável e com beleza
Rafaella Tavares aborda como deve-se lidar com envelhecimento da pele
Foto: Matheus Teixeira Jornada fala sobre envelhecimento saudável e com beleza
Geriatra Sueli Bueno foi palestrante da abertura da 2ª Jornada de Estética


Com a crescente expectativa de vida no Brasil, a Jornada de Estética e Cosmética da Unoeste resolveu trazer o tema “Envelhecer com Saúde e Beleza” para esta 2ª edição, iniciada na terça-feira (30 de setembro) e que vai até amanhã (3). A palestra de hoje (2), às 19h, no teatro César Cava, campus I, será com a farmacêutica especialista em estética de Joinville (SC), Rafaella Tavares, que falará sobre “A Cosmetologia Aplicada ao Envelhecimento Cutâneo [da Pele]”.

De acordo com a farmacêutica, a pele envelhece por causas biológicas naturais ou por fatores de risco, como má alimentação, poluentes no ar, pouca atividade física e hidratação, tabagismo, consumo de álcool, baixa ingestão de água, utilização inadequada de cosméticos e desuso de filtro solar. “No tratamento preventivo é preciso instruir o cliente a manter bons hábitos. E depois que o envelhecimento está instaurado, deve-se estimular o tecido a produzir colágeno e elastina e a se renovar, para tentar reverter o dano já ocasionado na pele”, declara Rafaella. Como cada organismo reage de uma forma, não há idade mínima para se pensar em ter um bom envelhecimento, no entanto, a profissional fala que o tratamento deve iniciar quando os primeiros sinais aparecem ou pelo menos aos 25 anos.

O último dia (3) terá minicurso sobre os benefícios da drenagem linfática no envelhecimento, ministrado pela fisioterapeuta Regina Ambar Assumpção. A drenagem é uma massagem para “facilitar o mecanismo de ação do sistema linfático e manter o equilíbrio hídrico no interstício [pequeno espaço entre tecidos], favorecendo a filtragem da linfa e seu retorno ao sangue venoso”, explica a profissional. Segundo ela, isso gera redução de edema em pessoas com acúmulo de líquido por dificuldade de andar ou transtornos hormonais e renais, além de estimular o sistema linfático que esteja lento por falta de contração muscular.

Na quarta-feira (1º), a Salvatore Cosméticos de Presidente Prudente apresentou um workshop por meio dos técnicos Alice Carvalho e Teddy Jr, que maquiaram uma modelo, cortaram o cabelo dela e o alisaram com um produto sem formol. “A ciência, a química e a arte estão presentes em nosso dia a dia, mas alguns profissionais da beleza lidam com a ciência sem se dar conta dos resultados e objetivos, visando apenas o resultado final. No entanto, avaliar e fazer uma anamnese adequada é usar a ciência em favor da arte”, declara Alice.

Como ter um envelhecimento saudável foi o assunto tratado na abertura da Jornada de Estética, no dia 30 de setembro, com palestras da médica geriatra Sueli Aparecida Montanholi Bueno, professora do curso de Medicina da Unoeste, enfermeira e educadora física, e Thiago Lucas Bavaresco Macedo, fisioterapeuta, educador físico e estudante do 7º termo de Medicina da Unoeste. Durante as falas deles, a plateia tinha, além de alunos de graduação, idosos da Vila da Fraternidade de Prudente, onde acadêmicos e professores de Estética e Cosmética da Unoeste desenvolvem o projeto de extensão “Estética na Terceira Idade”.

Segundo Sueli, a prevenção para um bom envelhecimento começa antes do nascimento, ou seja, a mãe deve ter uma gestação saudável para gerar um bebê saudável. “Se não é feita uma dieta adequada, a criança tem probabilidade de ser hipertensa ou diabética, por exemplo, e tudo isso vai trazer consequências maiores conforme o tempo vai passando”. Para envelhecer bem, a pessoa tem que se manter autônoma e independente, segundo a geriatra, e conhecer o próprio corpo e os processos de envelhecer também são fundamentais, conforme Macedo, assim como ser acompanhado por profissionais da saúde. “A atividade física prescrita e bem direcionada promove efeitos antienvelhecimento”, declara.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem