CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jornada propõe inserção em diferentes áreas da nutrição

Evento na Unoeste ocorre em semana comemorativa ao Dia Mundial da Alimentação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Jornada propõe inserção em diferentes áreas da nutrição
Vanessa Alves Lobato falou sobre nutrição esportiva e suplementação em consultórios e academias
Foto: Mariana Tavares Jornada propõe inserção em diferentes áreas da nutrição
Auditório Azaleia ficou lotado na palestra de abertura, quinta-feira (16)
Foto: João Paulo Barbosa Jornada propõe inserção em diferentes áreas da nutrição
Francieli Cristina de Souza abordou sobre os aspectos nutricionais em geriatria


Alimentar-se bem é o caminho para uma vida saudável, pois manter na rotina um cardápio balanceado pode prevenir doenças. Para conscientizar a população da importância dessa prática, há quase três décadas o dia 16 de outubro é lembrado como Dia Mundial da Alimentação. Visando ressaltar a data, o curso de Nutrição da Unoeste promove a 23ª Jornada Científica. Nesta quinta-feira (16), na palestra de abertura, realizada no auditório Azaleia, campus II, a nutricionista especialista em fisiologia do exercício, Vanessa Alves Lobato, falou sobre “Nutrição Esportiva e Suplementação em Consultórios e Academias”.

A profissional, que atua na cidade de São Paulo (SP), conta que aumentou o número de pessoas que praticam atividades físicas, com isso, cresceu a procura por nutricionistas especialistas na área. “Os atletas procuravam mais cedo, mas agora os esportistas também estão mais preocupados, visando principalmente a parte estética”, comenta. Durante a palestra, Vanessa falou sobre a atuação desse profissional em consultório, como são as vias metabólicas e quais as diferenças quando se trata de atleta ou esportista.

Segundo ela, existe muita diferença no atendimento, quando se trata de paciente que pratica qualquer exercício, pois o organismo terá uma resposta diferenciada. “Na dieta de emagrecimento, se o paciente fizer uma hora de caminhada seu metabolismo responderá muito melhor do que o de uma pessoa sedentária. Assim, teoricamente irá sofrer menos nesse processo da dieta”. Relata que um paciente com diabetes que pratica atividade física, a resposta glicêmica será melhor. “É preciso ter conhecimento dessa outra fisiologia para dar o respaldo necessário”.

Na tarde desta sexta-feira (17), a ex-aluna da graduação e residente da Residência Multiprofissional do Idoso, Francieli Cristina de Souza, abordou sobre “Aspectos Nutricionais em Geriatria”. Segundo ela, os idosos que estão em situação de fragilidade precisam de atenção integral e interprofissional. “A nutrição na geriatria não acontece sozinha,  ela é sempre fruto de discussões entre as equipes, levando em consideração o estado global desse paciente – mobilidade, cognitivo, família, aspectos sociais, doenças crônicas, deficiência nutricional pregressa, polifarmácia”.

Sobre a experiência na residência, Francieli afirma que proporciona retaguarda teórica e prática. “A teoria inclui aulas multiprofissionais e a prática proporciona o conhecimento do local de inserção desse idoso. A residência é considerada a modalidade de especialização padrão ouro pelo Ministério da Saúde, porque possui uma carga horária bem extensa, faz o profissional se aproximar mais do Sistema Único de Saúde (SUS) e desmistifica o pensamento que o nutricionista só prescreve dieta. O nutricionista faz muito mais que isso. Com a residência eu tenho competência de atuar com qualquer profissional, discutir conduta e propor plano terapêutico”.

Programação – O coordenador do curso superior de tecnologia em Gastronomia da Unoeste, o chef de cozinha internacional Ulisses Dias de Souza, ministrou a palestra “A parceria chefs e nutricionistas: uma união de sabor e saúde”, na manhã desta sexta-feira. Para encerrar as atividades da 23ª Jornada Científica de Nutrição, a partir das 19h30, no auditório Azaleia, a ex-aluna do curso e especialista em nutrição e metabolismo na prática clínica, Juliana Santiago Santos, discutirá “A Atuação do Nutricionista na Atenção Básica”.

Coordenadora da Atenção Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente e nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Juliana conta que a atenção básica é uma área interessante, inclusive houve aumento de contratação de nutricionistas. “Alguns programas do governo exigem a presença desse profissional. Além disso, o nutricionista está mais presente nas Unidades Básicas de Saúde e nas Estratégias Saúde da Família. A maioria das doenças tratadas nessas unidades está ligada à alimentação, por isso, a presença do nutricionista é essencial, contribuindo na melhoria da saúde do paciente e trabalhando na prevenção com a comunidade”.          

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem