CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Nutrição apresenta pesquisas em evento internacional

Congresso ocorreu de 25 a 29 de outubro em Buenos Aires e reuniu estudantes e profissionais de vários países


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Nutrição apresenta pesquisas em evento internacional
Professora, alunas e egressas do curso de Nutrição da Unoeste durante Congresso da Felanpe
Foto: Cedida Nutrição apresenta pesquisas em evento internacional
Apresentação dos trabalhos foi em forma de banner digital


A divulgação de pesquisas em eventos e periódicos reconhecidos internacionalmente tornou-se prática comum entre os cursos de graduação da Unoeste. Experiências que contribuem para a ampliação e propagação de conhecimento, conforme relata a professora do curso de Nutrição da Unoeste, Sandra Cristina Genaro. Nesta semana, a docente esteve em Buenos Aires, na Argentina, juntamente com alunas e egressas da graduação, para a apresentação de dois trabalhos no Congresso da Federação Latino-americana de Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Metabolismo (Felanpe), que teve início no dia 25 e terminou nesta quarta-feira (29).

O evento reuniu profissionais e estudantes de diversos países, que discutiram temas importantes da área. Sandra esteve acompanhada pelas alunas da graduação Karen Natsumi Togawa e Marcela Fagiani, além das egressas Ludmila Pantaroto Lima e Fernanda Helena Marques Gomes. Os trabalhos apresentados, em forma de banner digital, foram: “Análise do Consumo de Água em uma População de Idosos”, desenvolvido por Fernanda e Kátia Kaori Ienaga; e “Avaliação do Estado Nutricional de Pacientes com Doença Renal Crônica em Tratamento Dialítico”, realizado por Caryna Andrade Genoni, Ludmila, Karen e Marcela.

Sobre o primeiro estudo, a docente explica que foi desenvolvido em indivíduos com mais de 60 anos, em vias públicas na cidade de Presidente Prudente (SP). “A pesquisa abordou questões sobre o consumo, referente à quantidade diária de água pura e concluiu-se que o consumo de água pela população idosa é baixo, se comparado às recomendações da DRI (Dietary Reference Intakes)”. Segundo ela, a água é a substância mais abundante e essencial no nosso organismo, que desempenha funções essenciais para a manutenção da saúde e é responsável por eliminar substâncias tóxicas ou não utilizadas pelo organismo.

“O processo de envelhecimento diminui o reflexo da sede, além de provocar mudanças fisiológicas que podem afetar o equilíbrio hídrico, podendo levar ao risco de desidratação”. Ela pontua que uma hidratação que não seja por água pura poderá evidenciar riscos de desidratação, “bem como alterações nutricionais causadas pelo aumento do consumo de bebidas com excesso de açúcar ou sódio, álcool, taninos, cafeína, dentre outros, levando ao aparecimento de doenças como obesidade, hipertensão, cardiovasculares, renais, diabetes, ou a piora dessas patologias”.

Sobre o segundo tema, Sandra comenta que o objetivo foi avaliar o estado nutricional de pacientes com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise. “Tratou-se de um estudo observacional, descritivo, desenvolvido no Instituto do Rim de Presidente Prudente, com 75 pacientes, com idades entre 23 e 75 anos, em programa de hemodiálise há mais de seis meses”. Revela que dos 75 pacientes, 22,66% apresentaram-se nutridos, 42,66% em risco nutricional e 34,66% desnutridos. “Os pacientes em risco nutricional e desnutridos apresentavam sintomas de uremia. Concluiu-se que a maioria dos pacientes apresentou risco nutricional, acompanhado de má alimentação, podendo levar ao mau prognóstico do paciente em tratamento dialítico”. A docente frisa que o estudo demonstrou a importância de avaliações e orientações nutricionais rotineiras em pacientes com DRC em tratamento dialítico.

Sandra ressalta que a divulgação de pesquisas em eventos científicos contribui com a sociedade, “além de possibilitar a progressão acadêmica, tanto no aprendizado, quanto na troca de vivências, bem como fomentar o questionamento sobre os problemas vigentes”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem