CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Palestra e minicurso marcam encerramento do 11º Enaens

Atividades realizadas nos campi I e II da Unoeste fazem parte de evento que está inserido na programação do Enepe 2014


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Palestra e minicurso marcam encerramento do 11º Enaens
Dra. Macaé Maria Evaristo dos Santos apresentou o tema “Justiça social e direito à educação – políticas para diversidade e inclusão”
Foto: Matheus Teixeira Palestra e minicurso marcam encerramento do 11º Enaens
Diego Doimo, mestrando em Educação: filme deixa alunos mais críticos


O encerramento do 11º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens) da Unoeste foi marcado pela realização de duas ações na noite desta terça-feira (21). O evento que integra a programação do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da universidade ofereceu aos participantes a palestra “Justiça social e direito à educação – políticas para diversidade e inclusão”, ministrada pela Dra. Macaé Maria Evaristo dos Santos, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação; e o minicurso “O uso do cinema na sala de aula”, conduzido por Diego Augusto Doimo, filósofo e mestrando em Educação pela Unoeste.
 
A primeira atividade foi desenvolvida no auditório Azaleia, no campus II. A palestrante abordou algumas tensões trazidas pelos movimentos sociais contemporâneos que indagam sobre a garantia do direito à educação. “Falei sobre a construção das políticas públicas para diferentes coletivos sociais presentes hoje na sociedade brasileira, que envolvem públicos como as pessoas do campo, quilombolas e indígenas”, diz.
 
Macaé comenta que trazer essa discussão para o ambiente acadêmico é muito válido, principalmente em um evento como o Enepe, que articula a tríade ensino, pesquisa e extensão. “Considero importantíssimo esse encontro para que cada vez mais a gente possa construir soluções inovadoras, trabalhando por meio de uma perspectiva multidisciplinar”.
 
Já o minicurso sobre “O uso do cinema na sala de aula” aconteceu no auditório Jasmim, no campus I, e foi direcionado para os alunos dos cursos de licenciatura da universidade. Doimo aproveitou a oportunidade para falar que muitos professores exibem filmes como “tapa-buraco”. No entanto, recomenda que haja planejamento e associação com algo condizente às disciplinas para promover olhar crítico e reflexivo. “Do mesmo modo que há planos de aulas, o docente pode utilizar o filme através de um plano para o uso dele. Já existe um programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que chama-se Cultura é Currículo, em que o projeto O Cinema vai à Escola direciona às escolas públicas uma caixa com filmes e roteiros interdisciplinares previamente traçados para o professor trabalhar em sala de aula”. Os documentários, por exemplo, são ótimos para se fazer abordagens sociais com os alunos, explana o filósofo.
 
A coordenadora pedagógica da Unoeste, Aparecida Darcy Alessi Delfim, avalia que o 11º Enaens foi coroado de êxito, tanto pela participação maciça de pessoas, quanto pelo nível de conhecimento transmitido por meio das atividades propostas na iniciativa. “É relevante dizer que o principal objetivo do Encontro Anual de Ensino Superior é repensar a prática docente. Desse modo, acredito que os momentos dessa terça (21) contribuíram para uma atuação melhor e cada vez mais competente dos professores, pois o intuito da universidade é formar com qualidade os alunos de graduação e pós-graduação”, conclui.
 
Viviani Tagliari de Andrade ministra aulas nos cursos de Administração e Engenharia Civil da instituição. Ela comenta que o Enaens foi bastante produtivo. “Uma das ações que me marcou foi uma mesa-redonda que ocorreu no período da tarde dessa terça (21), que reafirmou uma postura que os docentes precisam ter: que é fazer com que os acadêmicos aprendem de fato”.
 
A mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente, Ivonete Aparecida Alves também participou do encontro. “Nos últimos anos tenho acompanhado algumas atividades aqui na Unoeste, o que me permite afirmar que a equipe organizacional de todos os eventos possui uma competência muito grande”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem