CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Show de Astrofísica estimula inovação no ensino

Espetáculo marcou encerramento de eventos dos cursos de Matemática e Física


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Show de Astrofísica estimula inovação no ensino
Alunos do ensino médio de Iepê deram um show de conhecimento
Foto: Mariana Tavares Show de Astrofísica estimula inovação no ensino
Experimentos surpreendentes e interação com o público tornam iniciativa ainda mais cativante


Ensinar e fazer com que os alunos se interessem por algumas disciplinas é tarefa árdua, principalmente quando falamos da área de exatas. Normalmente, matemática e física são disciplinas que assustam os estudantes, sejam do ensino fundamental, médio e até do superior. Despertar o interesse é possível, mas é preciso inovar! A 6ª Semana de Matemática e o 7º Encontro de Física da Unoeste trouxeram, na última sexta-feira (3), um exemplo de como transformar essa realidade. Trata-se do famoso Show de Astrofísica, um espetáculo feito por alunos do ensino médio da cidade de Iepê (SP).

O projeto, idealizado e conduzido pela professora egressa da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, Maria Salete Battilani, ocorre desde 2005 com alunos da Escola Estadual Antonio de Almeida Prado. De forma divertida e com muita criatividade, o grupo apresenta conhecimentos de física e astronomia, incentivando a participação do público. O objetivo, segundo a idealizadora, é tornar o ensino e a aprendizagem mais atraentes. “Não temos a intenção de ensinar essas disciplinas, mas sim fazer com que eles peguem gosto pela ciência”, relata Maria Salete.

Durante o espetáculo, os jovens realizam os experimentos com o auxílio do público, explicando o porquê de tais acontecimentos, conforme a física e a astronomia. Teve até lançamento de foguete. A idealizadora conta que a união dos dois shows – física e astronomia – é recente. “Já percorremos muitas cidades com a atividade, além da nossa região. Estivemos no Rio de Janeiro; em instituições de ensino do Paraná, como em Curitiba, Toledo e Pato Branco; em Videira (SC), dentre outros locais”.

A coordenadora das graduações de Matemática e Física da Unoeste, Carmen Lúcia Martinez Paz, pontua que esse projeto estimula os futuros professores a inovarem no ensino. “É a segunda vez que recebemos o grupo na universidade e é muito interessante ver como os alunos do ensino médio são bem preparados”, relata. Sobre os três dias de evento, Carmen salienta que foram muito produtivos e os universitários conheceram as áreas que poderão atuar, inclusive na pesquisa.

Na quarta-feira (1º), a professora Adriana Gimenes ministrou palestra com o tema “Conteúdo x Prática”. Em seguida, ex-alunos deram depoimentos de como estão no mercado de trabalho. Na quinta-feira (2), o professor e pesquisador Neylan Dias falou sobre pesquisas científicas. “Programamos uma atividade que abordasse diferentes temas pertinentes às áreas, focando a docência e também a iniciação científica, que é algo em crescimento nos cursos, mas que muitos universitários ainda têm receio”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem