CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simpósio de Ecofisiologia Sistêmica anuncia as inscrições

Vai até 15 de novembro o prazo para interessados em apresentar trabalhos no evento técnico-científico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Simpósio de Ecofisiologia Sistêmica anuncia as inscrições
Equipe organizadora do simpósio, reunida no Lipeul


Estão abertas as inscrições para o I Simpósio de Ecofisiologia Sistêmica, que ocorrerá de 4 a 6 de dezembro. A realização é do Laboratório de Inteligência em Plantas e Ecofisiologia “Ulrich Lüttge” (Lipeul) da Unoeste, com apoio da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (SBFV). Estão programadas: conferência de abertura, mesas redondas, palestras técnicas e minicursos. Para os participantes que forem enviar trabalho, o prazo vencerá no dia 15 de novembro.
 
Na apresentação da contextualização teórica, a abordagem sistêmica vem do fato de que a ecofisiologia está invariavelmente alicerçada em conhecimentos relacionados a vários aspectos de diferentes níveis de organização da planta, desde moleculares até o desenvolvimento do organismo como um todo, além de aspectos dos ambientes (climáticos, geofísicos, geoquímicos, e biológicos), demandando uma abordagem necessariamente multiescalar e integrativa.
 
O Lipeul tem a coordenação do cientista Dr. Gustavo Maia Souza que, na formulação da proposta do simpósio, anuncia que “o evento considera a ecofisiologia como uma área do conhecimento de vital importância, tanto para estudos agronômicos – voltados para a produção vegetal – quanto para estudos biológicos e ecológicos direcionados para a compreensão dos aspectos cognitivos das plantas e dos processos evolutivos e de organização de ecossistemas”.
 
Assim, a principal característica do Simpósio de Ecofisiologia Sistêmica é discutir novas possibilidades, emergentes e futuras; enfatizando processos criativos que possibilitem o desenvolvimento de novas ideias sobre esta área do conhecimento. Mais do que um evento de caráter técnico-científico, pretende-se criar um espaço livre e permanente para o debate de perspectivas científicas originais – novas hipóteses, teorias e metodologias – que inspirem e motivem o avanço da ecofisiologia.
 
Os espaços para abrigar as atividades estão sendo definidos, mas todos no campus II da Unoeste. Porém, já está elaborada a programação. No dia 4, o credenciamento será às 18h e na sequência a conferência de abertura, que irá até por volta das 22h. No dia seguinte, a primeira mesa redonda ocorrerá das 8h30 às 12h, com o tema “Inteligência e Cognição em Plantas”. A segunda mesa redonda irá das 14h às 17h30, sobre “Ecofisiologia Vegetal”. No mesmo dia, das 20h às 22h, acontecerão as palestras técnicas.
 
Ainda no dia 5, das 20h às 22h, serão realizados dois minicursos, sendo um sobre “Análise Sistêmica” e outro de “Eletrofisiologia Vegetal”, respectivamente com 20 e 10 vagas. No dia 6, das 8h30 às 12h, haverá a mesa redonda com foco na “Fisiologia da Produção Vegetal”. Para cada mesa redonda e para as palestras técnicas estão disponibilizadas 100 vagas. O simpósio tem o patrocínio da Stoller, AlemMar, Tecnal, Eletrolab e Instrumentos. A hospedagem oficial do evento é do Hotel Rota do Pantanal.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem