CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste diverte quem vai ao 5º Salão do Livro de Prudente

Universidade dispõe jogo interativo para leitores que estão no Centro Cultural Matarazzo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Unoeste diverte quem vai ao 5º Salão do Livro de Prudente
Chuva de Letras é o game disponível no espaço da Unoeste
Foto: Matheus Teixeira Unoeste diverte quem vai ao 5º Salão do Livro de Prudente
Encontro com autores é uma das inúmeras atividades do evento
Foto: Matheus Teixeira Unoeste diverte quem vai ao 5º Salão do Livro de Prudente
Mais de 60 mil títulos de livros estão à venda nos estandes


Como é uma instituição promotora do saber, claro que a Unoeste está presente no 5º Salão do Livro de Presidente Prudente. Desde 2010, quando ocorreu o primeiro ano do evento, a universidade participa com um estande, e na atual edição diverte quem passa pelo Centro Cultural Matarazzo com o jogo interativo Chuva de Letras, desenvolvido pela própria Unoeste. Para quem planeja fazer uma visita, anote aí: até 26 de outubro – de semana das 9h às 22h e sábado e domingo das 14h às 22h. Conforme a organização, são mais de 400 editoras representadas, 60 mil títulos de livros e mais de 6 mil visitantes por dia.

Na simplicidade das crianças, Luana Santana, 9, fala por que gostou da Chuva de Letras. “Tudo que a gente faz, ele imita”, diz a garota, em referência ao personagem virtual que repete os movimentos dela para pegar as letras correspondentes à palavra a ser decifrada. A mágica acontece porque uma câmera com um sensor detecta os movimentos da participante e, conforme ela mexe as mãos, o personagem também. A aluna do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Adelaide César de Moura Bastos, de Martinópolis (SP), se saiu muito bem e acertou duas profissões: “dentista” e “engenheira”.

Em um dos encontros da população com escritores, os leitores bateram um longo papo com Jesus de Burarama, autor do livro “A História do Caipira – de Jeca Tatu aos Sem-terras”. Famoso pelo uso da literatura de cordel, ele diz que quem pretende se enveredar pela literatura precisa, inicialmente, desligar-se um pouco da parte técnica, pois acredita que num primeiro momento o amor pelas letras tem que ser maior do que qualquer preocupação. “Você tem que se descobrir capaz de ter inspiração de criar alguma coisa que gosta”, estimula Burarama.

Há quatro anos, na primeira edição, a intenção era de apenas incentivar a leitura, como relembra Sueli Pereira de Castro, coordenadora do Salão do Livro. Hoje em dia, novas metas são alcançadas, de acordo com ela, como o aumento de atividades escolares a partir do uso de textos de livros e a ida de escritores prudentinos aos colégios. “Aqui há oportunidade de conhecer lançamentos com preços acessíveis”, complementa Sueli. Entre inúmeras atividades, o 5º Salão do Livro recebe nomes conhecidos nacionalmente, como Isadora Faber, a blogueira que denunciou problemas na escola dela, em Florianópolis (SC), Laurentino Gomes, ganhador do Prêmio Jabuti, e o jornalista Mauro Beting.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem