CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Acadêmicos de Enfermagem estimulam doação de sangue

Semana especial quer intensificar doações no Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Acadêmicos de Enfermagem estimulam doação de sangue
Após doar, Gustavo Oliveira é orientado por estudantes da Unoeste
Foto: Matheus Teixeira Acadêmicos de Enfermagem estimulam doação de sangue
Homens podem doar sangue a cada 2 meses; mulheres, a cada 3
Foto: Matheus Teixeira Acadêmicos de Enfermagem estimulam doação de sangue
Parte da equipe de Enfermagem da Unoeste que está engajada na ação


A palavra já diz tudo: doação é dedicar-se gratuitamente a alguém, exercer o altruísmo e a caridade. Esse bonito gesto de amor ao próximo move estudantes do curso de Enfermagem da Unoeste em muitas ocasiões, afinal a profissão é conhecida por ser a essência do ato de cuidar. Especialmente nesta semana de 8 a 14 de novembro, demonstram claramente a preocupação com a saúde pública, pois doam tempo e conhecimento a quem passa pelo Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente em uma ação que antecipa as comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), data criada para intensificar essa prática solidária.

Os alunos explicam quais componentes há no sangue, advertem sobre doenças sexualmente transmissíveis, reforçam a importância de doar sangue e dão outras informações, além de sortearem brindes. Tudo é feito como estratégia para incentivar a doação constante de cidadãos como o estudante de arquitetura Gustavo Cação de Oliveira, 28, que doou sangue pela primeira vez hoje (10). Como se sentiu estimulado pelos acadêmicos, quer dar continuidade. “Meus amigos vêm sempre doar, então já era para eu ter vindo outras vezes. Mas, agora pretendo fazer isso, porque a doação traz a satisfação de saber que, na hora que alguém precisar de sangue, vai poder receber”.

Oliveira recebeu orientações de universitários como Willian Nunes Pelaes, 17, do 2º termo de Enfermagem da Unoeste. Além de falarem sobre a doação, Pelaes e seus colegas distribuíram kits com preservativos e informativos e confeccionaram painéis ilustrativos. “Muitas vezes o doador não sabe sobre os componentes do sangue, as etapas de doação e o que acontece com o sangue depois que ele é doado. E o principal disso é que estamos praticando a educação em saúde, porque teremos que passar essas e outras informações, quando formos enfermeiros, à sociedade”, declara o aluno de Enfermagem. Oliveira prestou atenção e mais do que aprovou a iniciativa. “Eles orientam bem! Vou dar uma lida no material que me entregaram, conversar com quem ainda não é doador e instruir para vir doar também”.

Os universitários, de vários semestres do curso, são supervisionados por Elaine Cristina Negri dos Santos, professora de Enfermagem da Unoeste e gerente do hemonúcleo. Para ela, a importância da atividade, que integra o projeto de extensão Doador do Futuro, vem por dois sentidos, “o primeiro por o aluno aprender, porque tem que buscar informações em relação ao sangue e às doenças sexualmente transmissíveis, e o segundo por orientar os doadores, já que muitos não têm conhecimento, por exemplo, que cada doação pode salvar até quatro vidas”. Ela aproveita para fomentar as doações de uma só pessoa em várias vezes ao ano, já que explica que os homens podem doar a cada 60 dias e as mulheres a cada 90.

Doe sangue você também – As exigências para ser doador de sangue são ter entre 18 e 69 anos, estar com boa saúde, pesar mais de 50 kg para homens e 51 kg para mulheres. Não é permitido ter comido alimentos gordurosos e, após grandes refeições, como almoço, a doação só deve ser feita após três horas. É fundamental apresentar documento oficial com foto. Para ver mais detalhes, leia o guia do doador.

Para ir pessoalmente ao hemonúcleo de Presidente Prudente e doar, vá à rua Wenceslau Braz, 5, na Vila Euclides – embaixo da rampa de acesso à Santa Casa, pela entrada da Avenida Coronel José Soares Marcondes. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (às quintas o horário é estendido até as 19h) e aos sábados, das 7h às 12h. Aos feriados o local não é aberto, por isso, sábado agora (15) estará fechado. Contatos do Núcleo de Hemoterapia: (18) 3223-3511 /4490.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem