CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ações de Biológicas põem alunos em contato com natureza

Acadêmicos de bacharelado e licenciatura visitam Fazenda Experimental da Unoeste e balneário de Rancharia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Ações de Biológicas põem alunos em contato com natureza
Aluna Luiza Rodenas (1º plano) faz inventário de plantas de Rancharia
Foto: Cedida Ações de Biológicas põem alunos em contato com natureza
Estudantes fazem “colchão de areia” para detectar pegadas de mamíferos
Foto: Cedida Ações de Biológicas põem alunos em contato com natureza
Dra. Maricília Cardoso de Arruda em palestra sobre biotecnologia


É natural que os cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste realizem, frequentemente, diversas atividades fora das salas de aula, para estabelecer contato direto dos estudantes com a natureza, pois são nestes espaços que iniciam-se grande parte das funções do biólogo. Recentemente, o encontro dos acadêmicos com o verde se deu em trabalhos na Fazenda Experimental da Unoeste, em Presidente Bernardes (SP), e no balneário municipal de Rancharia (SP).

Em ambos os locais, estiveram reunidos estudantes do 6º termo da licenciatura e dos 7º e 8º períodos do bacharelado, acompanhados do coordenador das graduações, Silvério Takao Hosomi. Fizeram trilhas para observar e descrever diferentes fisionomias de vegetação. “Para os alunos, essas ações trazem a vivência das áreas de atuação do biólogo, fazem com que coloquem em prática o que têm visto nas aulas teóricas e são importantes porque possibilitam maior experiência de campo”, declara Hosomi. O professor doutor Paulo Antonio da Silva foi à fazenda junto com eles.

Houve levantamento de plantas aquáticas e de invertebrados aquáticos visíveis a olho nu e que indicam qualidade ambiental, criaram relatório de árvores, analisaram características florestais e aplicaram metodologias para inventário de fauna. O resultado? O aprendizado ficou mais do que fortalecido, conforme garante Luiza Cristina Savio Rodenas, aluna do 8º termo do bacharelado. “Essas atividades complementam o conteúdo das aulas e vemos na prática o trabalho do biólogo, o que é algo importante, pois a área da biologia vai além do laboratório, então é uma experiência que está enriquecendo o currículo dos alunos”, explana a formanda.

Ontem (6), mais uma ação envolveu universitários de Ciências Biológicas da Unoeste. Eles acompanharam, no campus II, a palestra da professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e doutora em Biologia Molecular, Maricília Conceição Cardoso de Arruda, que abordou “Biotecnologia e suas Potencialidades de Aplicação”, fazendo um panorama histórico e traçando perspectivas da área.

Vestibular – Planeja cursar Ciências Biológicas? Tanto o bacharelado quanto a licenciatura são oferecidos no Vestibular 2015 da Unoeste, assim como outras 59 opções de graduações. As inscrições estão abertas pelos últimos dias, informe-se na página virtual do processo seletivo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem