CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos sentem na pele dificuldades enfrentadas por idosos

Laboratório de experiências sensoriais foi desenvolvido com os acadêmicos do 1º termo do curso de Medicina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Alunos sentem na pele dificuldades enfrentadas por idosos
Futuros médicos se locomoveram em cadeiras de rodas ou com o auxílio de muletas e andadores
Foto: Gabriela Oliveira Alunos sentem na pele dificuldades enfrentadas por idosos
Dificuldade de leitura enfrentada pelos idosos foi vivenciada pelos acadêmicos, por meio de óculos especiais
Foto: Gabriela Oliveira Alunos sentem na pele dificuldades enfrentadas por idosos
Alunos sentiram as dificuldades que uma pessoa com a visão limitada tem para andar


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou e atualmente é de 73 anos. A população também está envelhecendo, sendo que por volta de 2050, o órgão estima que irão existir no Brasil, 73 idosos para cada 100 crianças.
 
Mas como será que esse público se comporta? Quais as suas limitações e dificuldades? E o cuidador? Como ele deve atuar com esse público? Por conta dessas e de outras questões, o curso de Medicina da Unoeste, promoveu na nesta quinta-feira (13), uma atividade denominada Laboratório de Experiências Sensoriais, para os acadêmicos do 1º termo. Desenvolvida como parte da programação da Semana Integradora, a iniciativa ainda faz parte da disciplina Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), no módulo 1.
 
A responsável, professora Ilse de Lima Arruda Storel, explica que os alunos vivenciaram diversas situações cotidianas pelas quais os mais velhos passam. “Disponibilizamos óculos especiais, luvas plásticas, tampões auriculares e pesos adicionais nos membros inferiores, para possibilitar respectivamente a diminuição da audição, visão e capacidade motora. Além disso, reproduzimos vídeos de orientação sobre os cuidados com os idosos”. Ela conta que os universitários tiveram que se locomover em cadeiras de rodas ou com o auxílio de muletas e andadores.
 
“Esta edição da Semana Integradora da Medicina é voltada para o idoso e, assim, a equipe dos tutores e coordenadores do Papp 1, engajou-se nessa iniciativa, para que os futuros médicos sintam na pele as limitações dessas pessoas”. Ela considera que a experiência é de grande relevância para a formação profissional. “Esperamos que eles reflitam e compreendam o papel do médico frente a esses pacientes, por meio de uma assistência humanizada e que permita a integração, com uma escuta qualificada e alta resolutividade”, completa a docente.
 
A acadêmica Isabella Andrade Marques foi uma das participantes e aprovou. “Tive dificuldades para andar, enxergar e escutar. Achei muito interessante esta vivência, pois me mostrou um pouco do que os idosos sentem no dia a dia e como a minha atuação poderá ser importante para que esses pacientes tenham uma melhor qualidade de vida”. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem