CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Bairro em Festa supera todas as expectativas da organização

Somente em prevenção à saúde foram 292 atendimentos e houve doação de 3 mil peças de roupas e calçados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Bairro em Festa supera todas as expectativas da organização
Aferição de pressão arterial, em serviço prestado pela Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Bairro em Festa supera todas as expectativas da organização
Brechó do Bairro em Festa doou 3 mil peças de roupas e calçados
Foto: João Paulo Barbosa Bairro em Festa supera todas as expectativas da organização
Equipe da Unoeste e os organizadores do projeto Bairro em Festa


O evento de prevenção à saúde e evangelização Bairro em Festa mobilizou 1,4 mil pessoas no Jardim Humberto Salvador. Fato ocorrido durante a manhã de sábado (15) na Escola Municipal Juraci Menezes Peralta. Uma realização da Igreja Batista Boas Novas, que recebeu a parceria da Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e com o envolvimento da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp). Para os organizadores, foram superadas todas as expectativas. Além do número de moradores, também foram expressivos os atendimentos.

Somente na área de saúde totalizaram 282 atendimentos, sendo 19 testes de Adams (desvio na coluna), 70 testes de acuidade visual, 97 aferições de pressão arterial, 119 testes de glicemia (diabetes) e 87 orientações sobre saúde bucal. Estudantes da Faculdade de Medicina (Famepp) prestaram os serviços, com a exceção de instrução quanto à higienização da boca, feita por profissionais voluntários. A doação de roupas e calçados atingiu 3 mil peças. Houve 18 orientações espirituais, distribuição de 30 bíblias, realização de mensagem cristã e louvor com a banda da igreja.

Ainda em termos de orientações, foram sete na área jurídica. O levantamento estatístico registrou ainda 82 cortes de cabelo e as distribuições de 600 picolés, 1,6 mil algodões-doces, pipoca (5kg de milho estourado), 100 litros de refrigerante, 100 pirulitos e 400 salgadinhos. A organização envolveu 85 membros da igreja, que atuaram em equipes. Uma delas cadastrou os adultos (cerca mil pessoas) para poderem receber, em suas casas, visitas de evangelização; a serem agendadas por telefone. Para as crianças também houve a oferta de recreação com cama elástica, desenho e pintura na pele.

“Ficamos felizes pelas pessoas e pelo trabalho”, disse na manhã desta segunda-feira (17) o pastor Mateus Melo. A reunião de avaliação do evento será marcada em breve pelo pastor Fernando Menezes, com o envolvimento dos coordenadores das equipes. “É muito bom. A gente vem saber como está a nossa saúde. Fiz os testes e está tudo certo”, comentou o aposentado na construção civil, Damião Fortunato. “Muito bom, principalmente para as pessoas mais carentes”, avaliou a dona de casa Elisangela Fernandes de Abreu.

Na condição de membro da igreja e voluntário do projeto, o analista de redes Eduardo Fernandes de Oliveira retornou à sua profissão de cabeleireiro, da qual se ocupou por dois anos no Jardim Monte Alto. “Estou no projeto pela primeira vez e sentindo enorme satisfação em poder participar, ofertando o que o Senhor me deu para ajudar outras pessoas”, afirmou. O evento deu tão certo no Humberto Salvador que os organizadores estudam a possibilidade de que seja anualmente no mesmo bairro, sempre no feriado de 15 de novembro, em comemoração à Proclamação da República.

As duas edições anteriores foram nos parques José Rotta e Watal Ishibashi. Pela primeira vez houve a parceria com a Unoeste e, diante dos bons resultados, a esperança é de que seja mantida. Pela universidade estiveram presentes: o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste; a coordenadora de ações extensivas de saúde da Proext, Rosilene Martins Viel; e as professoras do curso de Medicina, Cláudia Álvares Calvo Alessi e Cecília Emília de Oliveira Creste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem