CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Bom desempenho nos estudos requer organização

Vestibular, Enem e concursos exigem dedicação do candidato; bom preparo inclui estratégia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Bom desempenho nos estudos requer organização
“Com a prática, cada pessoa define o que melhor funciona para sua aprendizagem”, afirma Ana Paula Parizoto Fabrin
Foto: Gabriela Oliveira Bom desempenho nos estudos requer organização
Enem ajudou Ludimilla Pereira a ingressar no curso de Medicina Veterinária da Unoeste, pelo Prouni


Criar estratégias para os estudos é essencial na obtenção do resultado almejado, seja para a aprovação no vestibular, em concurso e até mesmo na conquista de uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Enfim, organização é a palavra-chave! “O estudo deve incluir resumos, gráficos, mapas conceituais, simulados, entre outros recursos que ajudam na aprendizagem. Com a prática, cada pessoa define o que melhor funciona para ela”, afirma a professora do curso de Psicologia da Unoeste, Ana Paula Parizoto Fabrin.

Para a psicóloga, o estudo precisa ser contínuo, incluindo uma ou duas matérias por dia, não se esquecendo de tirar um dia de descanso na semana.  Para quem vai fazer o Enem ou prestar vestibular, a docente salienta que o importante não é focar em aprender coisas novas, mas sim reforçar o que já aprendeu. “É importante revisar disciplinas com resumos ou simulados anteriores, procurar fazer refeições saudáveis, dormir bem (entre 6 e 8 horas por dia) e manter o pensamento confiante”.

Ludimilla Pereira está no 6º termo de Medicina Veterinária na Unoeste e deixou a família em São Vicente, no litoral paulista, para realizar o sonho de ingressar no curso desejado, que foi possível por conta de seu bom desempenho no Enem. “Fui classificada na primeira chamada do Prouni [Programa Universidade para Todos] e imediatamente me matriculei na Unoeste, pois não podia perder a oportunidade dessa bolsa numa universidade de excelente nível”, lembra. Ela conta que se preparou para o exame, sempre visando uma boa colocação. “Estudei com os materiais oferecidos pelo cursinho pré-vestibular, lendo jornais, revistas e sites, pois o Enem aborda temas da atualidade”.

Com o sonho de tornar-se médica, Isabela Rigolin Costa, 18, ingressou no curso pré-vestibular neste semestre e irá prestar a prova do Vestibular 2015 da Unoeste, que ocorre no dia 19 deste mês (1ª fase Medicina). Totalmente focada, a estudante conta que aprendeu a se organizar para os estudos. “No período que não estou no cursinho, fico na biblioteca revisando o conteúdo aprendido no dia, fazendo exercícios e resumos. No fim de semana, faço um apanhado da semana”. Ela conta que geralmente estuda com duas amigas e, de vez em quando, uma toma a matéria da outra. “Acho importante termos alguém para compartilhar e trocar conhecimentos, isso ajuda bastante”.

Muitos alunos e egressos dos cursos de licenciatura da Unoeste, por exemplo, além dos estudos da graduação também se preparam para os concursos. Trata-se de uma prática comum, conforme informa a coordenadora de Letras na universidade, Luciane Cachefo. “Os futuros professores de língua portuguesa, literatura e língua inglesa começam a pensar desde cedo na carreira pública e vislumbram cargos municipais, estaduais e federais, principalmente na área de atuação, mas também em outros concursos que exigem o nível superior”. Segundo ela, algumas opções realmente dão vantagem aos alunos de Letras, devido às habilidades desenvolvidas, como em disciplinas essenciais exigidas nesse tipo de seleção.

Dicas para o grande dia – A psicóloga orienta o candidato que leve água e um pequeno lanche no dia da prova, como chocolate ou barra de cereal, e, acima de tudo, mantenha bons pensamentos. “Ficar revisando conteúdo na véspera só irá aumentar a ansiedade e uma ‘falsa sensação’ de que não sabe nada. O descanso adequado é a melhor solução para quem já vem com uma rotina puxada de estudos ao longo de todo um ano. A véspera é para descansar e se preparar para colher o que plantou”, conclui Ana Paula.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem