CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Caravana da Saúde ajuda reduzir custos para o setor público

Atuação preventiva representa economia na medida em que impacta os serviços de média e alta complexidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde ajuda reduzir custos para o setor público
Serviços prestados pela Caravana da Saúde no ginásio de esportes de Álvares Machado
Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde ajuda reduzir custos para o setor público
Atendimento de radiologia durante a Caravana em Álvares Machado
Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde ajuda reduzir custos para o setor público
Envolvidos na caravana, o secretário Campos e o vice-prefeito Brambilla


Como parte do conjunto de ações adotadas ao estabelecer os serviços de saúde como prioridade em Álvares Machado, a administração municipal definiu duas edições da Caravana da Saúde por ano. Uma no Parque dos Pinheiros, bairro afastado da zona urbana, e outra no ginásio municipal de esportes, no centro da cidade. A medida leva em consideração a redução de custos para o setor, conforme o médico e secretário da pasta Maurício Campos. Ele afirma que a atuação preventiva resulta em economia, por impactar positivamente os serviços de média e alta complexidade. “O custo é muito alto para as correções. Quando é trabalhada a parte de prevenção, há uma economia lá na frente”, comentou.

A segunda de duas caravanas deste ano em Álvares Machado ocorreu durante a manhã de sábado (8), no ginásio de esportes. O projeto de iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) promoveu vários serviços gratuitos à população, realizados por estudantes de diferentes cursos da Unoeste, orientados e acompanhados por professores. “Ações como essa são muitos importantes. Além dos serviços prestados, incentivam as pessoas a buscarem a prevenção”, disse Campos. Contou que a administração municipal, liderada pelo prefeito Horácio Fernandez juntamente com o vice-prefeito Claudemir Brambilla, tem investido na saúde mais que os 15% obrigatórios, chegando próximo aos 22%.

Todo trabalho de prevenção está focado na atenção básica prestada em cinco Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a média de 2 mil consultas por mês. Além da caravana, existem dois projetos preventivos com o envolvimento da Unoeste, de atenção ao idoso e sobre alimentação saudável, incluindo combate à obesidade. Os serviços de média complexidade são prestados pela Santa Casa local, com 4 mil atendimentos por mês. Os casos de alta complexidade são encaminhados aos hospitais estadual e regional de Presidente Prudente. “Os hospitais atendem muito bem. Trabalhamos com vaga zero no Hospital Estadual, onde qualquer mulher que for dar à luz é atendida de imediato”, elogiou.

Até o final de 2015, o município terá mais duas ESFs, atualmente em construção nos bairros São José e Primavera. O número de profissionais também será ampliado, a partir da realização de concurso público, em breve, para contratações de médicos e enfermeiros. “Outro aspecto importante é a imunização, na qual temos conseguido altos índices de cobertura. Exemplo: vacinação de imunização contra o HPV [papilomavírus humano] que, em relação ao público alvo, ficou próxima dos 100%. Sobre a dengue, mapeamos a cidade e nas áreas mais preocupantes entramos com o setor de limpeza da prefeitura”, contou.

Em nome da administração municipal, Campos agradeceu a Acipp e a Unoeste – por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) – pelos serviços da caravana, classificados como muito importante no segmento da prevenção. Na última edição do ano, em Álvares Machado, estiveram envolvidos nos atendimentos os cursos de Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina, Medicina, Estética e Cosmética, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Radiologia e Enfermagem. Pela Proext, compareceram as coordenadoras de ações extensivas da saúde Rosângela Cristóvão Ferreira e Rosilene Martins Viel, acompanhadas do assessor de integração comunitária Darci Galbiati.

Também participaram os professores José Luiz Parizi, Celi Quiroga, Renata Digiovani, Luciane Romero, Meire Judai e Mário Colnago. Pela Acipp compareceram o presidente Ricardo Anderson Ribeiro e a supervisora administrativa Maria Eugênia Leandro. Também estiveram envolvidos o médico Ênio Perrone, pelo Serviço de Urologia de Presidente Prudente e Região (Suppera), e as assistentes sociais Elaine de Oliveira Almeida e Welida Gomes Farias, da Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim). Conforme Ribeiro, em breve será apresentado o balanço das seis caravanas de 2014, realizadas em Presidente Prudente, Álvares Machado, Santo Anastácio e Presidente Epitácio.

Entre os estudantes que participaram das seis caravanas estão Paulo Roberto Martins e Ludmila Ichioka Silgueiro, respectivamente do 1º termo de Biomedicina e 2º termo de Farmácia. Para Martins, a caravana é uma das mais importantes atividades da qual participa pelo seu curso, por permitir pôr em prática o aprendizado de sala de aula e ter contado com a população, com a atenção voltada à humanização, convivendo com a realidade. Ludmila tem idêntica opinião e também valoriza o papel inverso que a prática proporciona, quando a teoria vem depois; o que torna mais fácil a fixação de conteúdo. No entendimento de ambos, participar da caravana faz a diferença, inclusive por motivar a busca de conteúdo por contra própria, em livros e na internet.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem