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Comerciantes são orientados sobre formação de preço de venda

Atividade integrou primeira ação do projeto de extensão Caravana de Administração, da Unoeste


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Foto: Mariana Tavares Comerciantes são orientados sobre formação de preço de venda
João Renato Morini Gomes, proprietário da Viva Cor, apresentou o sistema utilizado para a formação de preço de seus produtos
Foto: Mariana Tavares Comerciantes são orientados sobre formação de preço de venda
Alunos e professores envolvidos na primeira atividade do projeto


Montar uma empresa e mantê-la no mercado é um desafio geral. Alguns fatores são primordiais para essa sobrevivência, como, por exemplo, a formação de preço de vendas, ponto que também influencia no crescimento do empreendimento, já que pode diferenciá-lo da concorrência. Visando conscientizar micro e pequenos empresários do comércio de Presidente Prudente, o curso de Administração da Unoeste, em parceria com outras graduações e realização da empresa Facic Júnior, desenvolve a Caravana de Administração. Trata-se de uma atividade de extensão, com início nesta quarta-feira (5) como projeto piloto.

Acadêmicos do 4º termo matutino de Administração, acompanhados pelos professores Álvaro Costa Jardim Neto, Erika Mayumi Kato Cruz e Alexandre Godinho Bertoncello, visitaram alguns comércios localizados nos jardins Vale do Sol e Itaipu, em Prudente, para orientar os responsáveis sobre formação de preços de vendas. “Essa é a primeira atividade, mas a intenção é estender os serviços, como orientar os comerciantes sobre marketing, recrutamento de funcionários, dentre outras dicas básicas que podem contribuir com o fortalecimento da empresa”, revela Álvaro.

Conforme o docente, nesta primeira ação o objetivo foi de conscientizar os comerciantes sobre a importância da utilização de uma planilha adequada para a formação de preço, considerando todos os fatores, como margem, custo e preço de venda. Os alunos apresentaram um modelo de planilha como sugestão aos empresários. “Em todo empreendimento é preciso encontrar o ponto de equilíbrio. Temos que considerar os custos fixos, unitários e o valor comercializado, pois ajuda o empresário a ter conhecimento da quantidade que deve vender para cobrir gastos, por exemplo”, relata Jardim Neto, frisando que muitas empresas vão à falência por desconhecimento de fatores básicos como esse.

O contador João Renato Morini Gomes, proprietário da empresa Viva Cor, que comercializa tintas e materiais do ramo, mostrou aos estudantes que tem consciência da importância da formação de preços de venda. Ele apresentou o sistema utilizado e disse que muitas empresas fazem a conta errada e, por isso, não veem o lucro. No caso do produto comercializado por Gomes, o preço varia de acordo com a cor da tinta, pois pode ser alterado conforme a quantidade de pigmento da tinta. “Essa visita é interessante, pois agrega o trabalho que já desenvolvemos”, disse o empresário, que também demonstrou interesse em receber as outras orientações dos estudantes futuramente.

A professora Erika salienta que esse projeto visa também o trabalho social, além de divulgar os serviços oferecidos pela empresa Júnior envolvendo os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Agronegócio. Durante as visitas, os estudantes distribuíram uma cartilha com orientações sobre formação de preços de venda, produzida pela Agência da Faculdade de Comunicação (Facopp) da Unoeste.

Para os alunos Guilherme Bongiovani, 23, e Vitor Lopes, 20, essa primeira experiência foi muito válida. “Vimos que tem pequenos empresários preocupados com os custos e a formação de preço de venda e que estão muito bem preparados”, avalia Lopes. “Essa atividade também serve como uma troca de experiência, pois podemos aprender mais com os sistemas utilizados pelos empresários”, finaliza Bongiovani.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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