CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Coral da Vila da Fraternidade prepara primeira apresentação

Ensaio é feito durante o encerramento das atividades do projeto de saúde e beleza que envolve universitários


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Coral da Vila da Fraternidade prepara primeira apresentação
Bingo terapêutico realizado para os moradores da Vila da Fraternidade
Foto: João Paulo Barbosa Coral da Vila da Fraternidade prepara primeira apresentação
Maria Letícia da Silva: regente do Coral da Vila da Fraternidade
Foto: João Paulo Barbosa Coral da Vila da Fraternidade prepara primeira apresentação
Ensaio do coral durante encerramento letivo do projeto de extensão


Pelo quarto ano consecutivo, estudantes universitários realizam atividades de extensão na Vila da Fraternidade. Acompanhamento aos hipertensos e massagem facial são os serviços prestados até a última atividade deste ano, ocorrida na tarde desta segunda-feira (17). É que a partir de 2015, também serão acompanhados os diabéticos. Porém, a novidade de encerramento do ano foi o ensaio do coral, criado há menos de três meses. Iniciativa proporcionada pelo serviço voluntário da egressa do curso de licenciatura em Música da Unoeste, Maria Letícia da Silva.

Dos 38 moradores da vila, localizada na zona oeste de Presidente Prudente, 14 estão inseridos no coral que fará sua primeira apresentação pública no dia 23 deste mês, no culto noturno da Igreja Sopro de Deus que tem seu templo na avenida da Saudade, nas imediações da Santa Casa. O Coral da Vila da Fraternidade ensaia duas vezes por semana, de segunda e sexta-feira, antes do café da tarde; servido às 15h. Na igreja, da qual receberam o convite, serão apresentadas três músicas, incluindo a natalina Sino de Belém.

Conforme a psicóloga Vanessa Ferreira Nascimento Zapf, o coral trabalha questões como memória, concentração, integração e autoestima. A mais antiga moradora da vila, Luperina Nunes Freire, pela primeira vez em 82 anos de idade se arrisca cantar em público. “Gosto de participar de tudo, mesmo que não saia bem. Estou gostando muito. É mais alegria para a vida da gente. Tenho esperança de que dará certo. Vamos cantar no louvor. Estamos contentes com o convite e a nossa professora está radiante”, disse a moradora da vila há mais de 11 anos.

A satisfação pelo coral é idêntica à manifestada com o projeto cadastrado em 2011 na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, inicialmente pelo curso de Estética e Cosmética, vindo depois o de Biomedicina e para o próximo ano incluindo o de Farmácia. Os serviços prestados ocorrem quinzenalmente, sempre antecedendo o café da tarde. Os estudantes são orientados e acompanhados pela professora Rosângela Cristóvão Ferreira, que responde pelas atividades de extensão nos três cursos.

Como atividade de encerramento de ano do projeto na vila, foi realizado um bingo que ofereceu prêmios como despertador, correntinha e relógio de parede. Os bingos têm o caráter terapêutico, ao mesmo tempo em que distraem, promove trabalho cognitivo, de forma dinâmica e descontraída, voltado para a atenção, organização das ideias e percepção visual. Quem cantou o bingo foi o estudante de Biomedicina Paulo Roberto Martins Barbosa de Lima.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem